Em corrida com final polêmico, Logano conquista terceira vitória seguida na Nascar em Talladega

Joey Logano e Dale Earnhardt Jr. estavam lado a lado quando a última bandeira amarela da etapa de Talladega foi acionada, determinando o fim da corrida. O #22 estava com uma margem muito pequena sobre o #88, o que levantou uma grande discussão sobre a conclusão da prova. O piloto da Penske, com vitória confirmada, tirou o rival da briga pelo título

A etapa de Talladega da Nascar, realizada neste domingo (25), era a última do segundo round do Chase e não poderia ter um final mais discutível e polêmico. Joey Logano, que já havia vencido as duas outras provas da fase, estava com uma vantagem mínima sobre Dale Earnhardt Jr. quando a última bandeira amarela foi acionado, determinando o fim da disputa. Com isso, o #22 garantiu o triunfo e, por tabela, eliminou o #88, que precisava vencer para continuar sonhando com o título.
 
Esta foi a única prova da temporada em que a Nascar havia estabelecido um limite de prorrogações – três em geral; uma em Talladega. Se a regra original fosse mantida no superspeedway, Dale Jr. teria pelo menos mais uma chance de superar Logano – e avançar no Chase.
Logano venceu a terceira seguida e eliminou rivais importantes (Foto: Getty Images)
Além de Dale Jr., dois outros fortes candidatos na briga pelo título acabaram eliminados. Denny Hamlin – que precisou fazer paradas extras por causa de reparos no carro – e Matt Kenseth – apagado durante a prova – ficaram de fora, assim como Ryan Newman, zebra do Chase.
 
Atrás de Logano e Dale Jr. em Talladega, dois pilotos conseguiram resultados cruciais para avançar: Jeff Gordon e Brad Keselowski, terceiro e quarto, evitaram acidentes e seguiram adiante. Paul Menard fechou o top-5.

Agora, apenas oito pilotos seguem com chances de título. As próximas três etapas — Martinsville, Texas e Phoenix — determinarão os quatro pilotos que lutarão pelo título em Homestead, última prova da temporada.

Saiba como foi a etapa de Talladega da Nascar

 
Jeff Gordon conseguiu manter a liderança em um primeiro momento, condição conquistada ainda no treino classificatório. Jimmie Johnson, Dale Earnhardt Jr. e Kasey Kahne davam sequência a um show da Hendrick: 1-2-3-4 nas primeiras voltas. Kevin Harvick vinha em quinto.
 
Mas as condições inconstantes de Talladega logo trataram de desmanchar a formação da Hendrick. Harvick passou Kahne e quase fez o mesmo com Johnson.
 
Com 13 voltas completas, as coisas mudaram radicalmente. A fila externa, liderada por Denny Hamlin, ganhou muita força. O #11 ficou lado a lado com Gordon. O #24, por sua vez, foi superado por Dale Jr.
 
No 15º giro, a ordem era Dale Jr., Hamlin, Matt Kenseth, Gordon e Harvick, com variações em todos os momentos.
 
A fila de Hamlin, outrora forte, perdeu força em seguida, levando Kenseth junto. Com isso, Dale Jr. e Gordon passaram a dividir a ponta.
 
Com 25 voltas, o que se via era apenas uma fila, mais organizada. Dale Jr., Gordon, Johnson, Kahne e Joey Logano eram o top-5.
 
A rodada de pits em bandeira verde começou na volta 39. Em questão de três giros, o pelotão inteiro já havia passado pelos pits. Ao fim desta, Johnson e Kahne lideravam, com Dale Jr., Kyle Larson e Gordon atrás.
 
As voltas passavam e um grupo menor de pilotos, novamente com Hamlin em primeiro, optou por formar uma outra linha de carroa. Todavia, o grupo estava muito atrás do líder.
 
As mudanças de posições, enquanto isso, aconteciam na linha dianteira. Dale Jr conseguiu passar ambos Johnson e Kahne, tomando a ponta. Gordon, trazendo Blaney no vácuo, superou Larson.
 
Pouco depois, as filas, agora três, ficaram muito embaralhadas. Todos lado a lado, a única constante era a liderança de Dale Jr. Atrás, Paul Menard, Hamlin, Brad Keselowski e até David Gilliland disputavam as posições de destaque.
Dale Jr. e Logano estavam muito próximos quando a corrida acabou (Foto: Getty Images)
Depois, mais uma rodada de pits começou. Incrivelmente, nenhuma bandeira havia afetado as primeiras 82 voltas da disputa.
 
Com 84 giros completos e dois ciclos de pits, a briga pela liderança passou a ser entre Logano e Menard, com Joey tomando a ponta. Menard, depois de perder a breve liderança, também foi superado por Johnson.
 
Pouco depois, as Hendricks perderam terreno. Kahne, Johnson e Gordon vinham em quinto, sexto e sétimo. Dale Jr., mais para trás, estava apenas em 12º.
 
Com isso, a briga pela liderança focou em Logano contra Harvick. Clint Bowyer e Kyle Busch estavam por perto, mas um pouco atrás.
 
Enquanto Logano e Harvick se sustentavam nas duas primeiras posições, com o #22 líder, as coisas mudavam muito no resto do top-5. Na volta 95, Gordon, Kahne e Bowyer vinham atrás.
 
Kahne, vindo por dentro, conseguiu se colocar em um posição muito boa. O #5 passou Harvick, que começou a empurrar o adversário. Isso deixou Kasey na liderança, com Kevin em segundo. Logano e Gordon os seguiam.
 
Hamlin, mais atrás, enfrentava um problema sério. O capô do #11 começou a se soltar, fazendo o piloto da Joe Gibbs parar e perder uma volta. Depois, Denny precisou fazer mais reparos, perdendo ainda mais terreno e ficando em 39º.
Harvick, depois de jogar Kahne para a frente, começou a perder terreno. O #4 acabou caindo para quinto, depois de ver uma outra fila – ponteada por Gordon, Dale Jr. e Johnson – o superar.
 
Johnson foi justamente quem mais tirou proveito de tal linha, logo superando todos seus companheiros de equipe e saltando para a liderança. Larson veio no vácuo do #48, tomando o segundo lugar. Agora, Kahne precisava se contentar com o terceiro posto.
 
Dale Jr., forte candidato na briga pela vitória, sofreu um duro golpe com 70 giros para o fim. Sua equipe de mecânicos havia cometido uma infração, o que rendeu um drive-thru para o #88. Com isso, Earnhardt caiu para 26º, quase uma volta atrás.
 
Pouco depois, o carro de Justin Allgaier começou a soltar muita fumaça e óleo, exigindo a primeira amarela da tarde. O Lucky Dog seria Martin Truex Jr., outro candidato ao título.
 
Os pilotos partiram para mais uma parada. Nos boxes, Kenseth saltou para a ponta, com Kyle Busch, Logano, Gordon e Larson logo atrás.
 
Kenseth relarou sem muita velocidade, saindo até mesmo do top-5. Kyle Busch, Gordon e Harvick lideravam a prova.
 
A briga pela segunda posição, entre Gordon e Harvick, estava apertada. Demorou bastante para que a fila de Kevin, um pouco mais rápida, superasse Jeff, que perdeu uma série de colocações.
 
Atrás de Kyle Busch e Harvick, Keselowski e Dale Jr. – rápido na recuperação – também sustentavam ótimas posições.
 
Dale Jr., depois de fazer a parte mais difícil do trabalho – ganhar mais de vinte posições –, ser líder não poderia ser complexo. O #88 passou Keselowski e, em seguida, foi por fora, deixando ambos Kyle Busch e Harvick para trás.
Hamlin terminou a prova com um carro em chamas — e eliminado (Foto: Getty Images)
Logano veio no vácuo do #88 e saltou para segundo. Keselowski e Gordon disputavam o terceiro lugar, enquanto Johnson estava em quinto. Kyle Busch e Harvick estavam mal posicionados, ficando em oitavo e décimo.
 
Harvick, aliás, não parava de se complicar. O #4 começou a relatar problemas de motor. Perdendo muita velocidade, o atual campeão foi para a 21ª posição – condição que o eliminava do campeonato.
 
Dale Jr. conseguiu se sustentar na liderança com autoridade. Logano caiu para quarto – superado por Keselowski e McMurray –, mas o #88 seguia intocável.
 
Com 18 giros para o fim, quase todo mundo decidiu por fazer a parada final. Isso colocou Logano em primeiro novamente, com Keselowski, Menard e McMurray atrás. Dale Jr., lento nos pits, estava apenas em 11º.
 
Mas Logano era apenas o líder virtual, já que Biffle ainda não havia parado, torcendo por uma amarela que lhe permitisse poupar o combustível necessário.
 
E a amarela veio de fato: o motor de McMurray começou a soltar óleo e fumaça, exigindo a intervenção.
 
A ordem para a última relargada seria Biffle, Logano, Dale Jr., Keselowski e Gordon.
 
Uma volta antes da relargada, Biffle desistiu da estratégia, em uma decisão que não parecia fazer muito sentido para alguém que não tinha nada a perde. Com isso, Logano e Dale Jr. formariam a primeira fila.
 
Antes mesmo de a bandeira verde ser agitada, um acidente aconteceu. Johnson tocou em Larson, fazendo que os dois rodassem. A direção de prova precisou de mais algumas voltas antes de tentar outra relargada.
 
Na última tentativa, a bandeira amarela foi acionada logo em seguida – mas depois de a relargada realmente acontecer. Como em Talladega o limite de prorrogações seria de apenas uma tentativa, a prova estava acabada. Joey Logano venceu, com uma margem quase nula sobre Dale Jr.

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