Kevin Harvick e Carl Edwards protagonizaram um final de prova memorável no oval de Phoenix, palco da Nascar neste domingo (13). Harvick, especialista na pista, dominou a segunda metade da prova, mas foi pego de surpresa por uma bandeira amarela com cinco voltas para o fim. Com o grid misturado e pneus gastos, o #4 precisou segurar o #19, com borracha nova, em uma prova que foi definida nos centésimos de segundo. No fim, se batendo de tudo que é jeito, o campeão de 2014 triunfou.
A margem mínima é suficiente para assegurar Harvick no Chase já no começo do ano. Edwards soma importantes pontos, assim como Denny Hamlin, Kyle Busch e Dale Jr., pilotos que completaram o top-5.
Harvick venceu pela menor das margens em Phoenix (Foto: Reprodução/TV)
Harvick e Edwards protagonizaram a batalha final, mas a corrida contou com vários pilotos brigando pela vitória. Kyle Busch liderou nas primeiras voltas, mas perdeu terreno por uma estratégia ruim. Dale Jr. também ponteou, mas problemas com o rendimento dos pneus tiraram o #88 das posições de destaque por algum tempo.
A vitória, apertadíssima, serve para consolidar a fama que Harvick construiu em Phoenix ao longo dos anos. Nas últimas nove provas no oval do Arizona, o #4 terminou entre os dois primeiros em oito oportunidades.
Saiba como foi a etapa de Phoenix da Nascar
Kyle Busch manteve a liderança na largada, ainda com Carl Edwards em segundo. Mas o 1-2-3 da Joe Gibbs foi quebrado rapidamente, com Kurt Busch ultrapassado Denny Hamlin. Martin Truex Jr. fechava o top-5.
Dentre os pilotos do top-5, as coisas estavam relativamente estáveis. A única mudança ao longo das primeiras 20 voltas foi a ultrapassagem de Joey Logano sobre Truex Jr.
O maior movimento acontecia na parte de trás do grid. Dale Earnhardt Jr., depois de um péssimo treino classificatório, já aparecia em nono. Jimmie Johnson e Kasey Kahne, depois de largar do fim do grid por alterações nos carros, já apareciam em 19º e 20º, respectivamente.
No top-5, Logano ganhava terreno lentamente. O #22 brigava com Hamlin pelo quarto lugar, mas acabava preso pela presença constante de retardatários. E, de tanto se atrasar, o piloto da Penske acabou ultrapassado por Dale Jr.
A bandeira amarela foi acionada na volta 51, cortesia de Ryan Newman. O #31 bateu no muro e causou um belo estrago na lateral do carro.
Carl Edwards liderou uma boa quantidade de voltas em Phoenix (Foto: Getty Images)
Nos boxes, Kyle Busch e sua equipe tomaram uma decisão bastante ruim. O #18 trocou apenas dois pneus, enquanto absolutamente todos os outros trocaram 4. Se Kyle estivesse mais atrás na classificação a escolha seria boa, mas, no caso, não haveria ganho algum para o campeão.
Atrás, Edwards, Logano, Dale Jr. e Kevin Harvick. Hamlin recebeu um drive-thru por um pneu descontrolado nos boxes.
Na relargada, Dale Jr. tirou proveito de uma partida mediana de Edwards para assumir o segundo posto. O #88 era o piloto em melhor condição de tirar proveito dos pneus medianos de Kyle Busch. Atrás dos três primeiros vinham Kurt Busch e Kevin Harvick.
Dale Jr. tomou a liderança pouco depois, na volta 74. Edwards veio junto, rebaixando Kyle Busch ao terceiro lugar. A sorte do #18 é que Harvick e Kurt Busch, agora quarto e quinto, estavam um pouco mais atrás.
Harvick, especialista em Phoenix, cortou a vantagem rapidamente, passando Kyle Busch em dois toques. Mais um pouco e o campeão de 2014 também passou Edwards, se consolidando como principal ameaça contra Dale Jr.
O trecho sob bandeira verde chegou ao fim na volta 107. Isso por causa de Paul Menard, companheiro de Newman, que sofreu um acidente praticamente idêntico: batida no muro depois de seguir reto em uma curva.
Todos foram aos boxes, todos trocando 4 pneus – Kyle Busch incluso. Edwards saltou para a ponta, com Kyle em segundo. Dale Jr. caiu para terceiro, com Harvick em quarto e Logano em quinto.
Kyle Busch até relargou bem, mas não o suficiente para passar Edwards, ficando em segundo. Harvick, Dale Jr. e Kurt Busch fechavam o top-5, agora.
Em sexto, Johnson demorou, mas colocou as garras para fora. Antes ganhando posições sem chamar atenção, o #48 passou a ser o piloto mais rápido de todos na volta 148. Esse foi o impulso para, em um curto espaço de tempo, subir para o quarto lugar.
A bandeira amarela retornou na volta 163 – novamente por um piloto seguindo reto em uma curva. Desta vez a vítima foi Ricky Stenhouse Jr., agora com problemas sérios na lateral de seu carro.
Edwards manteve a ponta no ciclo de pits, mas agora com Harvick em segundo. Isso por causa de problemas com Kyle Busch, que perdeu muito tempo na troca de pneus e caiu para 16º. Fechando o top-5 apareciam Johnson, Logano e Dale Jr.
Se dão a chance de vencer para Harvick em Phoenix, o #4 vai lá e aproveita. Kevin passou Edwards com facilidade, assumindo a liderança pela primeira vez na tarde.
Depois de um trecho facilmente administrado por Harvick, uma bandeira amarela tratou de equalizar tudo novamente. Keselowski, com um pneu furado, tratou de encher a pista de detritos.
O final épico em Phoenix (Foto: Getty Images)
Nos boxes, Edwards conseguiu superar Harvick por uma margem muito pequena. A liderança do #19, todavia, foi breve: já na relargada o #4 deu o troco e voltou a abrir.
Edwards, por sua vez, abria sobre Kyle Busch, que ganhou muito terreno no ciclo de pits e já aparecia em terceiro. O campeão de 2015 não conseguia manter o ritmo dos dois primeiros, ficando ameaçado por Hamlin e Logano, que fechavam o top-5.
Assim as posições permaneceram até que Dale Jr. voltasse a ter o ritmo da primeira metade da prova. O #88, sétimo na relargada, ganhou terreno lentamente, mas ganhava: não demorou para o ver em terceiro, atrás apenas de Harvick e Edwards.
Depois de martelar por mais algum tempo, Dale Jr. encostou e passou Edwards. Nesse processo, todavia, o #88 perdeu contato com o líder, ficando 3s atrás do #4.
Aí a missão do #88 passou a ser clara: andar tudo que podia para tentar superar o especialista de Phoenix. Com 15 voltas para o fim a diferença estava nos 2s.
Mas não seria possível alcançar o #4. Não em uma prova que parecia destinada a um fim sem bandeiras amarelas – sorte que não foi assim que terminou.
Kasey Kahne encheu o muro, muito parecido com o que aconteceu anteriormente com Newman e Menard. A nova bandeira amarela foi redentora para Logano, que precisou fazer um pit emergencial pouco antes para não sofrer uma pane seca.
As estratégias foram bastante divergentes. Harvick e Dale Jr. optaram por não parar, por exemplo, mantendo a ponta. Enquanto isso, a segunda fila contava com Carl Edwards, dono de pneus novos.
Isso foi a base para um final épico. Edwards despachou Dale Jr. logo de cara e, na última volta, quase passou Harvick, mas falhou por apenas 0s010.
1 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
313 voltas |
|
2 |
19 |
CARL EDWARDS |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+0.010 |
|
3 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+0.370 |
|
4 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+0.478 |
|
5 |
88 |
DALE EARNHARDT JR. |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+0.647 |
|
6 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+0.705 |
|
7 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+1.065 |
|
8 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+1.272 |
|
9 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+1.429 |
|
10 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+1.535 |
|
11 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+1.718 |
|
12 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+2.051 |
|
13 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+2.571 |
|
14 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+2.725 |
|
15 |
14 |
TY DILLON |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+2.764 |
|
16 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+2.914 |
|
17 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTS DAUGHERTY CHEVROLET |
+5.686 |
|
18 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
+1 volta |
|
19 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+1 volta |
|
20 |
83 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
BK TOYOTA |
+1 volta |
|
21 |
16 |
GREG BIFLE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+1 volta |
|
22 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+1 volta |
|
23 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+2 voltas |
|
24 |
23 |
DAVID RAGAN |
EUA |
BK TOYOTA |
+4 voltas |
|
25 |
38 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+5 voltas |
|
26 |
95 |
MICHAEL McDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+5 voltas |
|
27 |
44 |
BRIAN SCOTT |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+5 voltas |
|
28 |
7 |
REGAN SMITH |
EUA |
TOMMY BALDWIN CHEVROLET |
+5 voltas |
|
29 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
+6 voltas |
|
30 |
34 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+6 voltas |
|
31 |
15 |
CLINT BOWYER |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+6 voltas |
|
32 |
32 |
JOEY GASE |
EUA |
GO F A S FORD |
+8 voltas |
|
33 |
46 |
MICHAEL ANNETT |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+10 voltas |
|
34 |
30 |
JOSH WISE |
EUA |
MOTORSPORT GROUP CHEVROLET |
+10 voltas |
|
35 |
13 |
CASEY MEARS |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+45 voltas |
|
36 |
98 |
COLE WHITT |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+77 voltas |
|
37 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+152 voltas |
NC |
38 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+209 voltas |
NC |
39 |
31 |
RYAN NEWMAN |
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+262 voltas |
NC |
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