Já fazia tempo que Martin Truex Jr. vinha batendo na trave na Nascar. Teve a
derrota milimétrica em Daytona, o
erro crasso nos boxes do Kansas, o
acidente múltiplo em Dover… Depois de tanto azar para um piloto que sempre anda na frente, mas não vence desde julho de 2015, o triunfo finalmente veio. Neste domingo (29), não houve quem superasse o #78 nas 600 Milhas de Daytona, que partiu para a vitória liderando inacreditáveis 392 das 400 voltas da prova.
Trata-se de um novo recorde para a corrida, uma das principais do calendário da Nascar. Nunca na história alguém havia liderado tanto no circuito da Carolina do Norte.
Martin Truex Jr. dominou como poucas vezes se viu (Foto: Reprodução/Twitter)
O segundo lugar coube ao #4 de Kevin Harvick. O campeão de 2014 apresentou velocidade ao longo da prova, mas não suficiente para tentar qualquer coisa contra Truex Jr. Harvick precisou lidar com Jimmie Johnson na maior parte do tempo, sempre brigando por posição.
Eventualmente, o #48 acabou se contentando com o terceiro lugar. Denny Hamlin e Brad Keselowski fecharam o top-5, ambos também em um dia inconstante.
Foi um dia de poucas bandeiras amarelas e quase nenhum acidente. Salvo uma rodada de Brian Scott e uma batida não muito forte de Kyle Busch, todos escaparam ilesos.
A Nascar retorna às pistas já no próximo domingo, em Pocono.
Saiba como foi a etapa de Charlotte da Nascar
Martin Truex Jr. largou muito bem, impedindo qualquer ataque de Joey Logano. O piloto da Penske, aliás, perdeu muito tempo se defendendo de Denny Hamlin, permitindo que o #78 se mandasse. Brad Keslelowski e Jimmie Johnson apareciam logo atrás, fechando o grupo de pilotos consolidados no top-5.
Com 14 voltas completas, Kasey Kahne foi o primeiro a fazer um pit-stop. O piloto da Hendrick perdeu pressão em um de seus pneus e partiu para os boxes. A bandeira amarela não foi acionada, piorando ainda mais a situação do #5, duas voltas atrás.
Nas primeiras posições, Johnson começava a ganhar terreno. O #48, com quatro vitórias nas 600 Milhas de Charlotte, saltou de quinto para terceiro em poucas voltas. O veterano já estava perto de Logano quando a bandeira amarela de competição foi acionada.
Nos boxes, os líderes sustentaram suas posições. Menos Johnson, agora quinto. Ryan Blaney e Chase Elliott, enquanto isso, eram punidos por excesso de velocidade nos boxes.
A relargada permitiu que Hamlin finalmente pudesse superar Logano e focar em Truex Jr. O #78 respondeu e começou a abrir uma vantagem minimamente confortável.
Logano seguia próximo de Hamlin ao mesmo tempo que abria um pouco sobre Kevin Harvick – agora quarto, na frente de Johnson. A situação ia mudando conforme as voltas passavam: o quarteto estava cada vez mais próximo, enquanto Truex Jr. acumulava 3s de vantagem.
Johnson tinha muita paciência para ganhar posições. O #48 levou algum tempo para passar de quinto para terceiro, mas assim fez. Mais um pouco e Hamlin também foi vitimado por Jimmie.
Harvick até estava rápido, mas não o suficiente (Foto: Nascar)
Fora do top-5, outros pilotos com potencial na corrida apresentavam boa forma. Dale Earnhardt Jr., Kyle Larson e Carl Edwards se recuperaram de uma classificação ruim e já apareciam no top-10 com 72 voltas completas.
O longo trecho sob bandeira verde exigiu uma rodada de pits na volta 77. Harvick e Keselowski foram os primeiros a parar, seguidos pelo resto do grid. Encerrado o ciclo, Hamlin recuperou o segundo lugar e conseguiu diminuir a diferença para Truex Jr. Mesmo assim, Denny foi novamente ultrapassado por Johnson em seguida.
Com 100 voltas completas – 25% de prova –, o top-5 era formado por Truex Jr., Johnson, Hamlin, Logano e Keselowski.
Foram necessárias 115 voltas para a primeira bandeira amarela acontecer. Brian Scott havia rodado sozinho, quase levando Larson junto. Todos foram aos boxes, e novamente sem mudar as posições.
Truex Jr. falhou na relargada: o #78 parecia ter errado uma marcha, permitindo que Johnson tomasse a ponta. Mas brevemente: logo o piloto da Furniture Row se recuperou.
Atrás dos dois, o terceiro colocado passava a ser Larson, consequência de uma bela largada. Kyle não tinha capacidade de acompanhar o ritmo dos dois primeiros e acabou sendo presa fácil para Logano. Depois disso, a diferença entre os ponteiros voltou a abrir.
Por volta do 160º giro, outro ciclo de pits em bandeira verde. Nada mudou entre os cinco primeiros colocados, enquanto Matt Kenseth arranjava inconveniências. O #20 foi acertado na lateral por um estabanado Austin Dillon ainda no pit-lane. Os dois escaparam relativamente ilesos.
Na volta 205, mais uma amarela em uma prova de poucos incidentes. Jeffrey Earnhardt foi responsável pela intervenção, consequência de um toque no muro. Nos boxes, Truex conseguiu manter a liderança, agora com Logano, Johnson, Larson e Edwards atrás.
Truex Jr. e Logano sustentaram suas posições na relargada, enquanto Larson superava Johnson. Logo atrás, Edwards começava a lidar com Kurt Busch e Hamlin.
Martin Truex Jr (Foto: Getty Images)
Mais algumas voltas e Johnson voltou a se encontrar com Logano. O #48 chegou e passou o #22 em uma disputa para saber quem teria o privilégio de ser o primeiro 3s atrás do #78.
A volta 250 chegou e, com ela, outra sequência de pits em bandeira verde. Todos pararam com normalidade, menos Logano: sua equipe de mecânicos cometeu irregularidades, levando o #22 a receber um drive-through e cair para 21º, uma volta atrás de Truex Jr.
Quem deu o pulo do gato foi Edwards. O #19 saltou de quarto para segundo, logo na frente de Johnson. Mas foi questão de voltas para o #48 retomar a segunda posição pela enésima vez. O problema é que essa disputa permitiu que Truex Jr. conseguisse a vantagem de 5s.
Demorou, mas Johnson começou a cortar a diferença de Truex Jr. Era quase volta 300 e a diferença entre os dois estava perto dos 2s. Outra rodada de pits veio e Johnson finalmente foi capaz de sustentar a posição. Assim, mantido em segundo, daria para seguir na ofensiva.
Enquanto isso, Edwards personificava Pastor Maldonado. O #19 foi punido por excesso de velocidade, recebendo um drive-through, como Logano. Quando foi cumprir a punição, voltou a exceder o limite, recebendo outra punição e ficando duas voltas atrás. O que fazer, além de chorar?
310 voltas completas, e o top-5 era o seguinte: Truex Jr, Johnson, Harvick, Keselowski e Hamlin.
A diferença entre os dois primeiros nunca havia estado tão pequena. 320 voltas e apenas 0s6 separavam Truex Jr. e Johnson. Mesmo Harvick, em terceiro, estava apenas 1s5 atrás. A menos que o #78 estivesse propositalmente se poupando, sua vitória estava seriamente em risco.
Dentre os três, Harvick se consolidou como o mais veloz. O campeão de 2014 virara tempos de volta em média 0s1 melhores do que os dos dois primeiros. Com 60 voltas para o fim, a ultrapassagem sobre Johnson. E, logo em seguida, a bandeira amarela tratou de reagrupar todo mundo. A intervenção veio por causa de detritos na reta oposta.
Nos boxes, Truex Jr. voltou a ser perfeito, enquanto Johnson recuperava a posição de Harvick. Keselowski e Hamlin seguiam fechando o top-5.
Johnson foi preciso na relargada e tomou a liderança. Por apenas uma volta: Truex Jr conseguiu dar o troco com uma excelente manobra por dentro. Harvick tentou aproveitar e também superar o #48, sem sucesso. De qualquer forma, os três estavam muito próximos.
Só depois de 15 voltas em bandeira verde que Harvick se livrou de Johnson. Restavam 44 voltas quando o #4 pôde partir para o ataque contra Truex Jr.
E pôde? Bem, não. Os dois estavam preocupados em economizar combustível, um fator importante para o final da prova. Assim, seria suicida uma postura mais agressiva por parte de qualquer um dos dois. Os dois ficaram quietos, sem ataques, e assim terminou: a primeira vitória de Truex Jr. em 2016 era realidade.
Nascar 2016, Charlotte, corrida, final:
1 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
400 voltas |
|
2 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+2.573 |
|
3 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+4.591 |
|
4 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+6.406 |
|
5 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
+7.221 |
|
6 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+8.628 |
|
7 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+10.526 |
|
8 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+11.493 |
|
9 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
+14.087 |
|
10 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+16.084 |
|
11 |
16 |
GREG BIFLE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+18.153 |
|
12 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+19.426 |
|
13 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+24.648 |
|
14 |
88 |
DALE EARNHARDT JR. |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+24.824 |
|
15 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+26.477 |
|
16 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTS DAUGHERTY CHEVROLET |
+1 volta |
|
17 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+1 volta |
|
18 |
19 |
CARL EDWARDS |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+1 volta |
|
19 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+1 volta |
|
20 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+3 voltas |
|
21 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+4 voltas |
|
22 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+4 voltas |
|
23 |
15 |
CLINT BOWYER |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+5 voltas |
|
24 |
14 |
TONY STEWART |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+5 voltas |
|
25 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+5 voltas |
|
26 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+5 voltas |
|
27 |
38 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+5 voltas |
|
28 |
7 |
REGAN SMITH |
EUA |
TOMMY BALDWIN CHEVROLET |
+5 voltas |
|
29 |
44 |
BRIAN SCOTT |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+6 voltas |
|
30 |
13 |
CASEY MEARS |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+6 voltas |
|
31 |
23 |
DAVID RAGAN |
EUA |
BK TOYOTA |
+7 voltas |
|
32 |
83 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
BK TOYOTA |
+7 voltas |
|
33 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+8 voltas |
NC |
34 |
95 |
MICHAEL MCDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+9 voltas |
|
35 |
98 |
COLE WHITT |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+9 voltas |
|
36 |
46 |
MICHAEL ANNETT |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+10 voltas |
|
37 |
34 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+12 voltas |
|
38 |
30 |
JOSH WISE |
EUA |
GO F A S FORD |
+13 voltas |
|
39 |
32 |
JEFFREY EARNHARDT |
EUA |
GO F A S FORD |
+18 voltas |
|
40 |
55 |
REED SORENSON |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+200 voltas |
NC |
PADDOCK GP #30 DEBATE INDY, F-E E MOTOGP
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.