Button fecha acordo de três corridas na Nascar e estreia em Austin pela Rick Ware
O campeão mundial da Fórmula 1 em 2009, Jenson Button, vai disputar três corridas na temporada 2023 da Nascar — e a estreia já está marcada para o Circuito das Américas, no fim de março
Campeão mundial de Fórmula 1 em 2009, Jenson Button fechou um acordo com a equipe Rick Ware e vai disputar três etapas da temporada 2023 da Nascar, em Austin, Chicago e Indianápolis — todos em circuitos mistos. Será a estreia do britânico na categoria, fruto de uma parceria com a Mobil, que estampa sua marca no Mustang #15 do time americano.
Será justamente este o carro de Button em suas três participações na categoria, que contarão com a colaboração da Stewart-Haas. O inglês já está programado para pilotar o Next Gen da Nascar nas 24 Horas de Le Mans, junto a Jimmie Johnson e Mike Rockenfeller, e terá sua primeira oportunidade de disputar uma corrida da categoria na etapa de Austin, no Circuito das Américas, no dia 26 de março.
Relacionadas
Button não será o único ex-F1 presente à corrida de Austin, já que a Trackhouse garantiu a presença de Kimi Räikkönen no carro da equipe. As outras participações de Jenson estão programadas para 2 de julho, em Chicago, e 13 de agosto, em Indianápolis.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“Obviamente, correr na Cup Series é algo muito diferente do que estou acostumado a fazer”, admitiu Button. “É muito mais pesado, com muito menos potência, e basicamente sem downforce. Ele [o carro] tem uma caixa de câmbio sequencial em que você precisa pisar no acelerador, então há muitas coisas para aprender em um espaço muito curto de tempo”, avaliou.
“Mas eu fiquei animado sobre esse novo desafio, e quando me disponho a fazer algo, estou 100% dentro”, destacou. “Não estou fazendo isso apenas para me divertir. Quero ser competitivo, e sei que para ser competitivo, levarei um pouco de tempo. É por isso que fazer essas três corridas é algo que funciona muito bem nesta temporada”, salientou.
Além da felicidade por poder estrear na categoria, Button agradeceu pela parceria com a Mobil, que acompanha a carreira do inglês há cerca de 20 anos e também se notabilizou por ser uma parceira da própria Nascar.
“Eu venci o campeonato mundial [da F1] com a Mobil, e 14 das minhas 15 vitórias na F1 foram com a Mobil, assim como o título no Super GT”, ressaltou. “Nós temos uma relação muito próxima há anos, e não posso pensar em um parceiro melhor”, comentou.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“A Mobil tem sido uma grande parceira para fazer essas corridas da Nascar acontecerem para mim, então fico muito grato a eles por me darem essa oportunidade”, agradeceu. “Estou ansioso para trabalhar junto à marca e tirar o máximo de cada fim de semana de corrida”, completou.
Button disputou 306 corridas na Fórmula 1, com 15 vitórias conquistadas e um título mundial, na temporada histórica que rendeu a única taça da Brawn GP, em 2009 — quando a equipe contava também com o brasileiro Rubens Barrichello.
O inglês venceu seis das sete primeiras corridas daquela temporada, o suficiente para acumular uma gordura importante na liderança do campeonato. Nas dez etapas seguintes, Button não voltou a vencer e subiu ao pódio apenas duas vezes, mas conseguiu assegurar o título mundial com 11 pontos de vantagem para o segundo colocado, Sebastian Vettel — que seria tetracampeão nos anos seguintes.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.