Logano segura Blaney, vence final em Phoenix e faz história com tricampeonato da Nascar

Joey Logano atingiu o patamar de lenda histórica da Nascar com o tricampeonato da categoria, conquistado no último fim de semana com direito a vitória e 1-2 da Penske em Phoenix

Desde o último domingo (10), Joey Logano passou a pisar em um chão dedicado apenas a lendas na Nascar. Depois de executar uma relargada incrível e segurar Ryan Blaney nos metros finais, o piloto da Penske venceu a final da categoria em Phoenix e selou a conquista do tricampeonato, igualando nomes históricos como Lee Petty, David Pearson, Cale Yarborough, Darrell Waltrip e Tony Stewart — todos membros do Hall da Fama.

O grande ponto de virada na corrida de Logano veio na volta 259 de 312, que trouxe a última relargada da prova. O campeão disparou entre os concorrentes ao título e passou Blaney, Christopher Bell, Chase Elliott, Kyle Larson e William Byron para assumir a ponta.

Blaney, também piloto da Penske, passou a perseguir o líder, mas ficou preso por um bom tempo atrás de Larson. A ultrapassagem só veio de fato na volta 277, 13 giros antes de assumir o segundo lugar. O campeão de 2023 partiu para cima de Logano e chegou a reduzir a desvantagem para apenas 0s1 nas dez voltas finais, mas não foi o suficiente para alcançá-lo.

No fim, Logano cruzou a linha de chegada 0s3 à frente de Blaney, enquanto Byron, Larson, Bell, Tyler Reddick, Bubba Wallace, Elliott, Chris Buescher e Daniel Suárez completaram o top-10. Três dos quatro postulantes à taça terminaram nas três primeiras posições — a única exceção foi Reddick, sexto colocado.

Logano cruza linha de chegada para se tornar tricampeão da Nascar (Foto: Nascar)

“Sabia que éramos capazes”, celebrou Logano. “Quanto mais eu e a equipe colocarmos pressão em nós mesmos, melhor eu serei. Não sei o motivo, mas parece que os playoffs são sempre melhores para o #22. Não sou apenas eu que lido bem com a pressão, é o time inteiro. E é contagioso”, destacou.

“Se conseguimos essa confiança e acreditarmos nisso, somos muito perigosos. Temos um grupo realmente muito bom e nossa equipe entregou no fim, quando mais precisava. Tenho muita sorte por estar nesse carro”, afirmou o tricampeão Logano.

Com a temporada encerrada, a Nascar entra de férias a partir de agora. A edição de 2025 prevê mais 36 etapas, entre campeonato regular e playoffs, e está programada para começar oficialmente no dia 16 de fevereiro, em Daytona.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.