window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : ‘pt’
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : ‘inread’
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Parecia um fim de corrida simples para Kyle Larson: era só completar as últimas quatro voltas em bandeira verde e levar a primeira vitória em Dover. Mas a história foi outra: uma bandeira amarela no final misturou o grid e, na relargada, Jimmie Johnson ultrapassou o rival para vencer pela 11ª vez no oval de Dover neste domingo (4).
Johnson tirou proveito de uma relargada péssima de Larson. O #42 derrapou e permitiu a ultrapassagem do #48. Quando Kyle se preparava para tentar dar o troco, um grande acidente na última volta acabou com a corrida em definitivo. Ty Dillon, AJ Allmendinger, Kasey Kahne, Erik Jones, Trevor Bayne, Clint Bowyer e Cole Whitt foram alguns dos envolvidos no enrosco.
Jimmie Johnson venceu mais uma em Dover (Foto: Nascar Media)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
O terceiro lugar ficou com Martin Truex Jr., que dominou boa parte da corrida, mas ficou devendo na segunda metade da prova. Ryan Newman e Chase Elliott, sobreviventes do acidente, ficaram na rabeira do top-5. Daniel Suárez, Jamie McMurray, Denny Hamlin, Kevin Harvick e Danica Patrick completaram o top-10.
A vitória também é a 83ª da carreira de Jimmie Johnson na Nascar. O piloto do #48 empata com o tricampeão Cale Yarborough, sétimo maior vencedor da história da categoria.
A próxima etapa da Nascar é em Pocono, no próximo final de semana.
Saiba como foi a etapa de Dover da Nascar
Primeiro segmento
A largada foi de poucas brigas entre os líderes. Kyle Busch sustentou a primeira posição com certa tranquilidade, enquanto Martin Truex Jr. se afirmava em segundo. Daniel Suárez, Kyle Larson e Kurt Busch formavam o top-5 nas primeiras voltas. Matt Kenseth, que largou em quarto, ia perdendo posições.
Truex se esforçava para manter contato com Kyle Busch, mas estava difícil. Depois de 15 voltas, o #78 estava 1s2 atrás do #18. A boa notícia é que este número era estável. Logo atrás, Larson passava Suárez e tomava o terceiro lugar.
A primeira bandeira amarela veio na volta 16. Ryan Sieg rodou sozinho e quase foi acertado por Daniel Suárez. Todos foram aos boxes, com Kyle Busch voltando em primeiro. Mas não adiantou muito: o pneu traseiro esquerdo não estava preso e se soltou por completo. A traseira do carro estava muito danificada, o que praticamente acabava com qualquer chance de vitória. O piloto estava em 33º depois do incidente.
Truex herdou a liderança, e ainda contava com um aliado. Ricky Stenhouse Jr. não parou e, mais lento, tratava de segurar outros pilotos enquanto Martin escapava. Kurt Busch, Daniel Suárez e Brad Keselowski completavam o top-5.
A barreira de Stenhouse durou até a volta 35, quando Kurt Busch tomou o segundo lugar. O #41 estava 2s atrás de Truex, mas logo começou a se aproximar.
Largada em Dover (Foto: Nascar Media)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Perder o segundo lugar foi ruim, mas o que veio na sequência para Stenhouse foi pior. O #17 furou o pneu dianteiro direito e bateu com alguma força no muro externo. A bandeira amarela foi acionada novamente e todos foram aos boxes. Por lá, Larson e Kenseth trocaram apenas dois pneus e saíram em primeiro e segundo.
Larson manteve a liderança, mas Kenseth despencou. Kurt Busch, Truex e Keselowski acompanhavam o #42 de perto após a relargada.
Apenas dez voltas em bandeira verde foram necessárias para novo acidente acontecer. E, uma vez mais, com Stenhouse: já com o carro danificado, o #17 foi reto em uma curva e avariou o carro em definitivo, acabando com a corrida.
A relargada veio, mas veio acompanhada de mais acidentes. Kurt Busch tentou ultrapassar Larson, mas tudo que conseguiu foi perder controle e acertar Keselowski. Os dois acabaram com danos sérios.
A relargada foi mais tranquila. Larson voltou a segurar a liderança, mas agora com Truex logo atrás. Foram várias voltas de disputa entre os dois. Na 83, Martin deu um toque sutil na traseira de Kyle, que foi para a parte de cima da pista e quase bateu. O #42 estava intacto, mas acabou caindo para quarto.
Kyle Larson errou quando menos podia (Foto: Nascar Media)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Voltas depois, a quinta amarela do dia. Kurt Busch, já com um carro muito avariado, explodiu um pneu e destruiu o que restava do #41. Todos foram aos boxes, de onde um inesperado Clint Bowyer surgiu em primeiro. A alegria do #14 acabou aí: problemas mecânicos levaram o carro à garagem.
A relargada virou um embate entre Truex e Harvick, com o #78 prevalecendo. 0s5 separavam os dois com 13 voltas para o fim do segmento. Johnson, Kenseth e Laron fechavam o top-5.
Larson estava voando: de quinto, saltou para segundo em dez voltas. Mesmo assim, a vitória no segmento estava destinada a Truex.
Segundo segmento
O segundo segmento começou com uma jogada interessante de Larson. O #42 não parou – assim como outros pilotos – e assumiu a liderança. Truex, com quatro pneus novos, pintou em 13º.
Larson se manteve em primeiro na relargada, já conseguindo alguma vantagem sobre Ryan Blaney. Kenseth, Kyle Busch (!!!) e Kasey Kahne eram os outros do top-5.
A mistura de estratégias deixou o segundo segmento embaralhado. Truex precisava ganhar posições, mas perdia tempo no processo. Depois de 20 voltas em bandeira verde, tudo que Martin conseguiu foi saltar para quarto.
O primeiro incidente do segmento foi cortesia de Danica Patrick. A pilota rodou sozinha e acionou a bandeira amarela. Larson manteve a liderança nos boxes enquanto Blaney acertava a traseira de Kenseth nos pits e danificava o #21.
Martin Truex Jr. (Foto: Nascar Media)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A relargada voltou a ser ótima para Larson: enquanto o #42 abria vantagem, Michael McDowell – que não havia parado – dificultava a vida dos outros pilotos. Quando o incrível Kyle Busch pintou em segundo, o líder já tinha 1s9 de vantagem.
Essa vantagem só crescia, passando dos 3s quando a bandeira amarela voltou, faltando 36 voltas para o fim. Tinha sido a vez de Joey Logano furar um pneu, batendo no muro e se complicando bastante.
Nos boxes, Larson seguiu em primeiro. E na relargada também: o #42 viu Truex tentar algo por dentro, mas conseguiu se segurar por fora. Johnson, Kyle Busch e Kenseth também estavam no top-5.
Mas Larson não conseguiu disparar. Pelo contrário: o #42 estava saindo de traseira e logo caiu para terceiro, sendo ultrapassado por Truex e Johnson. A sorte do piloto da Ganassi foi que Landon Cassill bateu em seguida, trazendo a amarela. Kyle foi o único a parar, tamanho o problema do carro.
Truex e Johnson ficaram em primeiro e segundo, sem nem disputar posição. O segmento seguiu sem qualquer briga entre os dois e Truex venceu. Larson, muito beneficiado pelos pneus novos, saiu de 19º para terminar em quinto.
Jimmie Johnson (Foto: Nascar Media)
Terceiro segmento
Larson repetiu a estratégia de trocar apenas dois pneus no início do segmento, tomando a liderança novamente. Seria difícil segurar Truex, com quatro novos.
Mais atrás, um grande drama para Blaney. O #21 quebrou a suspensão do carro – algo que já havia acontecido em Charlotte, no final de semana passado. O piloto recolheu para a garagem, fez reparos e voltou.
A briga entre Larson e Truex recomeçou tão logo a bandeira verde foi agitada. Depois de algumas voltas colado na traseira do #42, o #78 tentou uma ultrapassagem por dentro e quase rodou. Na brincadeira, foi ultrapassado por Johnson.
Truex tentou o mesmo tipo de ultrapassagem sobre Johnson, e cometeu o mesmo erro. O #78 quase rodou o #48, perdeu tempo e caiu para quarto. Pouco a pouco, Martin estava deixando os líderes escaparem.
A Nascar precisou de mais uma amarela em seguida: a pista estava com detritos, principalmente na parte alta. Todos voltaram aos boxes, mas a ordem dos pilotos não mudou.
Larson manteve a liderança sobre Johnson na relargada, mas com mais tranquilidade – 0s4 separavam os dois pilotos.
Kenseth precisou parar pouco depois, consequência de um problema nos pneus. Antes terceiro, o #20 desabou para a rabeira da volta do líder. E a situação piorou: o veterano excedeu o limite de velocidade dos boxes durante a parada emergencial. Depois da punição, o #20 era o 27º.
Ryan Newman conseguiu um bom quarto lugar (Foto: Nascar Media)
Faltavam 100 voltas para o fim e Larson tinha 2s8 de vantagem para Johnson, que claramente estava perdendo ritmo. O #48 logo foi ultrapassado por Truex, novo segundo colocado.
Ao contrário de Larson, Johnson não teve a sorte de ver a amarela rapidamente. 20 voltas depois, o heptacampeão ainda estava perdendo posições, logo surgindo em sétimo. Sorte que, cinco giros depois, todos partiram para pits em bandeira verde.
E mais sorte ainda por conta do que aconteceu pouco depois: Regan Smith bateu sozinho e trouxe a amarela no meio do ciclo de pits. Como Johnson ainda estava esperando para parar – ao contrário de Larson e Truex – o #48 poderia sair dos boxes na liderança.
A corrida ficou ainda mais estranha porque Johnson não virou líder. Quem tomou a ponta foi Ty Dillon, com um bom pit-stop. Newman, Johnson, Austin Dillon partiriam atrás.
Ty Dillon e Newman seguiam em primeiro e segundo, conforme Johnson sofria com uma relargada mediana.
Depois de dez voltas em bandeira verde, outra amarela. Chris Buescher e Paul Menard se envolveram em um acidente desnecessário e acabaram com carros muito avariados.
Ty Dillon voltou a abrir vantagem na relargada, mas o mesmo não aconteceu com Newman. O #31 foi ultrapassado por Johnson e Larson ao mesmo tempo e caiu para quarto. O #48 e o #42 tinham 45 voltas para buscar o #13.
E buscaram com facilidade. Antes, Larson fez uma belíssima ultrapassagem sobre Johnson por fora, tomando o segundo lugar. Isso permitiu uma manobra mais simples sobre Ty com 38 giros para o fim da prova.
Johnson também passou Ty Dillon rapidamente e manteve contato com Larson. 0s5 separavam os dois e tudo estava em aberto.
Mas o ritmo de Johnson em ciclos longos de bandeira verde virou um problema. As voltas passavam e o #48 não era capaz de acompanhar o #42 – pelo contrário: a diferença alcançou a casa dos 2s6. Mas aí…
Faltando 4 voltas para o fim, David Ragan furou um pneu e bateu sozinho. Bandeira amarela, mas ninguém parou.
Na relargada, todo o trabalho de Larson foi para o espaço. O #42 derrapou na reaceleração e entregou a liderança de bandeja para Johnson. Depois, um acidente de maiores proporções acabou com a corrida – os pilotos começaram a bater depois da Linha de Prorrogação, o que determina o final da prova.
Nascar 2017, Dover, corrida, final:
1 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
406 voltas |
|
2 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+0.638 |
|
3 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+1.283 |
|
4 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+1.811 |
|
5 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+2.274 |
|
6 |
19 |
DANIEL SUÁREZ |
MEX |
JOE GIBBS TOYOTA |
+2.507 |
|
7 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+2.624 |
|
8 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+3.313 |
|
9 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+3.944 |
|
10 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+4.461 |
|
11 |
88 |
DALE EARNHARDT JR. |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+5.371 |
|
12 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+6.024 |
|
13 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+6.832 |
|
14 |
13 |
TY DILLON |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+42.437 |
|
15 |
77 |
ERIK JONES |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+1 volta |
NC |
16 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+1 volta |
|
17 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+2 voltas |
NC |
18 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTG DAUGHERTY CHEVROLET |
+2 voltas |
NC |
19 |
95 |
MICHAEL McDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+2 voltas |
NC |
20 |
15 |
ROSS CHASTAIN |
EUA |
PREMIUM TOYOTA |
+3 voltas |
|
21 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+4 voltas |
NC |
22 |
72 |
COLE WHITT |
EUA |
TRISTAR FORD |
+4 voltas |
NC |
23 |
37 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
JTG DAUGHERTY CHEVROLET |
+4 voltas |
|
24 |
23 |
GRAY GAULDING |
EUA |
BK TOYOTA |
+4 voltas |
|
25 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
+4 voltas |
|
26 |
83 |
RYAN SIEG |
EUA |
BK TOYOTA |
+6 voltas |
|
27 |
33 |
JEFFREY EARNHARDT |
EUA |
CIRCLE SPORT CHEVROLET |
+6 voltas |
|
28 |
66 |
TIMMY HILL |
EUA |
MBM MOTORSPORTS CHEVROLET |
+8 voltas |
|
29 |
32 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
GO F A S FORD |
+9 voltas |
|
30 |
38 |
DAVID RAGAN |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+13 voltas |
|
31 |
14 |
CLINT BOWYER |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+15 voltas |
|
32 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+33 voltas |
|
33 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+63 voltas |
NC |
34 |
43 |
REGAN SMITH |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+77 voltas |
NC |
35 |
51 |
CODY WARE |
EUA |
RICK WARE RACING CHEVROLET |
+123 voltas |
NC |
36 |
34 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+149 voltas |
NC |
37 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+313 voltas |
NC |
38 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
+340 voltas |
NC |
39 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+342 voltas |
NC |
google_ad_client = ‘ca-pub-6830925722933424’;
google_ad_slot = ‘8352893793’;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(‘crt_ftr’).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(‘cto_ifr’);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(‘px’)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write('’);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.