Keselowski conta com problemas de Kyle Busch para assumir liderança no fim e vencer etapa de Las Vegas da Nascar

A prova parecia estar nas mãos de Kyle Busch, mas problemas com os pneus do #18 entregaram a vitória de bandeja para Brad Keselowski, que só assumiu a ponta com 6 voltas para o fim. Trata-se do primeiro triunfo do #2 em 2016

Brad Keselowski precisou de dois fatores para vencer a etapa de Las Vegas da Nascar neste domingo (6): a velocidade do #2 e os problemas dos outros. Em uma corrida que nas últimas voltas parecia destinada a Kyle Busch, o piloto da Penske tirou proveito dos problemas no carro do atual campeão da Nascar para ganhar pela primeira vez em 2016.
 
Mas mesmo para ter chances de vencer em Las Vegas Brad Keselowski passou por dificuldades. O #2 vinha entalado atrás de Joey Logano, seu companheiro de equipe, que impedia qualquer ataque contra Kyle Busch. Só depois de resolver o problema doméstico, com menos de dez voltas para o fim, que o campeão de 2012 partiu para a vitória.
Brad Keselowski triunfou em Las Vegas (Foto: Getty Images)
Kyle Busch, sem qualquer ritmo no final, ainda salvou um quarto lugar. O representante da Joe Gibbs Racing ainda foi ultrapassado por Logano e Jimmie Johnson, segundo e terceiro, antes da bandeira quadriculada. Austin Dillon, surpreendente, fechou o top-5.
A prova também contou com Matt Kenseth como um dos candidatos à vitória. Mas o #20 não conseguiu encerrar a tarde com um carro inteiro: tocado por Ryan Blaney, Kenseth rodou e foi acertado em cheio por Chase Elliott. Carl Edwards também não foi capaz de evitar um toque com a dupla.
 
Mas, apesar do acidente, foi uma prova majoritariamente sob bandeira verde – assim como a de Atlanta, semana passada. O novo pacote aerodinâmico, que prometia uma pilotagem mais difícil e no fio da navalha, não está causando tantos acidentes.
 
O clima em Las Vegas também foi um dos protagonistas. A prova teve início retardado em 30 minutos por causa da chuva forte – mas passageira – que atingiu a cidade dos cassinos. Mais tarde, uma tempestade de areia dificultou muito a visibilidade dos pilotos. Parecia cena de Mad Max, mas era Nascar. Apesar disso, a direção de prova não aplicou bandeira amarela.
 
A próxima etapa da Nascar será no oval de Phoenix, já no próximo final de semana.

Saiba como foi a etapa de Las Vegas da Nascar

 
A corrida começou com 30 minutos de atraso, consequência de da chuva que atingiu Las Vegas. O tempo ruim, apesar de ir embora rapidamente, foi intenso e serviu para tirar toda a borracha da pista.
 
Na largada, Kurt Busch disparou e manteve a ponta. Joey Logano e Matt Kenseth mantiveram segundo e terceiro lugares, respectivamente. Brad Keselowski e Austin Dillon fechavam o top-5.
 
Depois de algumas voltas para avaliar como a pista estava afetando os carros, os pilotos optaram por uma conduta mais agressiva. Logano começou a diminuir a vantagem de Kurt, que estacionou na casa dos 0s8. Mais atrás, Kyle Busch e Carl Edwards começavam suas provas de recuperação, estando em 15º e 26º na volta 27.
A largada em Las Vegas (Foto: Getty Images)
A bandeira amarela de competição foi acionada na volta 30, para que as equipes reavaliassem os set-ups dos carros. Todos foram aos boxes, com Denny Hamlin assumindo a liderança nos pits. Isso por causa da estratégia do #11, que trocou apenas dois pneus. Kurt Busch, Keselowski, Logano e Martin Truex Jr. fechavam o top-5.
 
A segunda posição de Kurt logo foi jogada no lixo. O #41 entrou muito rápido nos boxes, recebendo um drive-through como punição e caindo para 35º.
 
Hamlin, apesar de contar com dois pneus velhos, conseguiu abrir boa vantagem sobre Logano. Este, por sua vez, perdia tempo tentando segurar Keselowski e Kenseth.
 
Brad acabou sendo o grande perdedor do trio, perdendo terreno e se consolidando em quarto. Agora o #2 precisava segurar Jimmie Johnson e Truex Jr., colados em sua traseira.
 
Na volta 45 os pneus do #11 começaram a ceder. Em pouco tempo Hamlin perdeu tanto a liderança para Logano quanto o segundo posto para Kenseth. Daí em diante, apenas sofrimento: o vencedor da Daytona 500 logo apareceu em oitavo.
 
Com 56 voltas completas, Logano já tinha uma boa margem na liderança da prova, 2s1 de diferença para Kenseth, que vinha com Keselowski colado na traseira. Tão colado que o #2 passou o #20 na volta seguinte. E não parou aí: na sequência o piloto da Joe Gibbs Racing foi superado por Johnson, ficando em quarto.
 
A situação só piorou para Kenseth: o veterano começou a reclamar de problemas com os pneus do carro, partindo pouco depois para um pit em bandeira verde. Com isso, outro candidato ao Victory Lane aparecia muito mal posicionado, em 34º e uma volta atrás do líder.
Kyle Busch perdeu a vitória no final (Foto: Getty Images)
A sorte do #20 é que o ciclo de pits em bandeira verde começou dez voltas depois, o recolocando na volta do líder. Quando a ordem foi reestabelecida, Keselowski aparecia em primeiro. Logano, Johnson, Kenseth e Harvick fechavam o top-5.
 
O longo trecho em bandeira verde se encerrou na volta 98, quando uma garrafa da água apareceu na pista. Em bandeira amarela, todos optaram por parar novamente. Johnson, Harvick e Kyle Busch trocaram apenas dois pneus, subindo para o top-3. Keselowski e Logano vinham logo atrás, com quatro borrachas novas.
 
Com pneus 100% novos, os pilotos da Penske tinham tudo para fazer uma boa largada. E Logano fez, subindo para segundo, apenas com Johnson em sua frente. Harvick, Kenseth e Kyle Busch fechavam o top-5, enquanto Keselowski aparecia em sexto.
 
Keselowski levou algum tempo, mas começou a ganhar terreno. O campeão de 2012 se aproveitou da perda de desempenho de Kyle Busch, agora sétimo, além de uma manobra sobre Kenseth para chegar ao quarto posto. Logano, enquanto isso, batia na porta de Johnson, mas ainda sem ultrapassar.
 
Por volta do 150º giro, começava mais uma rodada de pits em bandeira verde. Independente de dois ou quatro pneus novos, todos foram mais ou menos na mesma hora aos boxes. Depois das paradas, Johnson aparecia como líder novamente. Logano, Harvick, Keselowski e Chase Elliott fechavam o top-5.
Johnson conseguia manter a liderança com certo conforto, até que os retardatários começaram a complicar sua vida. Greg Biffle dificultou a passagem do #48, que perdeu muita velocidade e a liderança para Logano. Em seguida, uma bandeira amarela foi necessária por detritos.
 
Nos boxes, Logano seguiu líder. Harvick, Keselowski, Kenseth e Ryan Blaney fechavam o top-5 na saída dos pits. A ordem, todavia, precisou ser alterada: Brad foi punido por excesso de velocidade.
 
Logano e Harvick mantiveram as duas primeiras posições, enquanto Kenseth passava a aparecer em terceiro após a relargada. Um recuperado Kurt Busch surgia em quarto, com Blaney e Johnson atrás. O #21, em sua primeira temporada completa no certame, fazia um ótimo trabalho segurando o #48.
Matt Kenseth em Las Vegas (Foto: Getty Images)
Dessa vez, ao contrário das outras, Logano não conseguia abrir vantagem sobre o segundo colocado. Harvick, vencedor da prova em 2015, mantinha a promissora margem de 0s5 para o líder.
 
Mas isso não faria diferença nenhuma, já que outra amarela foi necessária em seguida. AJ Allmendinger desestabilizou o #42 de Kyle Larson, que tocou de leve no muro e trouxe a quarta amarela do dia.
 
Nos boxes, a decisão preferida das equipes foi de trocar apenas dois pneus. Quem levou a melhor nessa foi Kenseth, líder na saída dos pits. Johnson, Kyle Busch, Harvick e Kurt Busch, todos na mesma estratégia, fechavam o top-5. Logano, que havia trocado quatro tiras, era o oitavo.
 
Antes da relargada, uma tempestade chegou em Las Vegas. Mas não de chuva, e sim de areia. Sim, areia. A visibilidade dos pilotos seria afetada, mas a Nascar permitiu a relargada.
 
Johnson assumiu a ponta, relegando Kenseth ao segundo lugar. Kyle Busch, Harvick e Kurt Busch fechavam o top-5. Matt estava sendo seriamente ameaçado pelo atual campeão da Nascar.
 
No meio do areião, até que demorou para uma bandeira amarela ser acionada. Regan Smith rodou, levando Larson de arrasto. Dessa vez, nem todos quiseram parar nos boxes: Logano, Keselowski e Austin Dillon passavam a formam o top-3 unicamente por evitar os pits. Johnson e Kenseth, com pneus novos e sem necessidade de parar novamente, fechavam o top-5.

A dupla da Penske contava com bastante velocidade, mas estava muito ocupado brigando entre si, e não se aproximando de Kyle Busch. A sorte da dupla é que o #18 começou a reclamar de problemas com os pneus, ficando subitamente mais lento.
 
Logano, ainda assim, focava mais em segurar Keselowski do que em atacar Kyle Busch. Brad eventualmente se livrou do companheiro de equipe, partindo para a vitória em questão de poucas voltas.
1 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE FORD 267 voltas  
2 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE FORD +0.675  
3 48 JIMMIE JOHNSON EUA HENDRICK CHEVROLET +0.814  
4 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS TOYOTA +0.830  
5 3 AUSTIN DILLON EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +1.282  
6 21 RYAN BLANEY EUA WOOD BROTHERS FORD +1.911  
7 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +2.399  
8 88 DALE EARNHARDT JR. EUA HENDRICK CHEVROLET +5.622  
9 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +6.064  
10 5 KASEY KAHNE EUA HENDRICK CHEVROLET +8.928  
11 78 MARTIN TRUEX JR. EUA FURNITURE ROW TOYOTA +12.068  
12 17 RICKY STENHOUSE JR. EUA ROUSH FENWAY FORD +12.653  
13 31 RYAN NEWMAN EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +12.902  
14 47 AJ ALLMENDINGER EUA JTS DAUGHERTY CHEVROLET +13.117  
15 27 PAUL MENARD EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +13.367  
16 1 JAMIE McMURRAY EUA GANASSI CHEVROLET +14.858  
17 6 TREVOR BAYNE EUA ROUSH FENWAY FORD +14.878  
18 19 CARL EDWARDS EUA JOE GIBBS TOYOTA +15.085  
19 11 DENNY HAMLIN EUA JOE GIBBS TOYOTA +16.254  
20 16 GREG BIFLE EUA ROUSH FENWAY FORD +16.659  
21 10 DANICA PATRICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +18.013  
22 15 CLINT BOWYER EUA H SCOTT CHEVROLET +20.270  
23 13 CASEY MEARS EUA GERMAIN CHEVROLET +23.216  
24 43 ARIC ALMIROLA EUA RICHARD PETTY FORD +1 volta  
25 7 REGAN SMITH EUA TOMMY BALDWIN CHEVROLET +1 volta  
26 34 CHRIS BUESCHER EUA FRONT ROW FORD +1 volta  
27 38 LANDON CASSILL EUA FRONT ROW FORD +1 volta  
28 44 BRIAN SCOTT EUA RICHARD PETTY FORD +1 volta  
29 95 MICHAEL McDOWELL EUA LEAVINE CHEVROLET +1 volta  
30 46 MICHAEL ANNETT EUA H SCOTT CHEVROLET +2 voltas  
31 23 DAVID RAGAN EUA BK TOYOTA +4 voltas  
32 83 MATT DIBENEDETTO EUA BK TOYOTA +4 voltas  
33 32 JEFFREY EARNHARDT EUA GO F A S FORD +5 voltas  
34 42 KYLE LARSON EUA GANASSI CHEVROLET +5 voltas  
35 30 JOSH WISE EUA MOTORSPORT GROUP CHEVROLET +8 voltas  
36 14 BRIAN VICKERS EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +10 voltas  
37 20 MATT KENSETH EUA JOE GIBBS TOYOTA +43 voltas NC
38 24 CHASE ELLIOTT EUA HENDRICK CHEVROLET +43 voltas NC
39 98 COLE WHITT EUA PREMIUM CHEVROLET +152 voltas NC
VEJA A EDIÇÃO #18 DO PADDOCK GP, QUE TRAZ BATTISTUZZI, ABORDA F1, INDY E STOCK CAR

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.