Kyle Larson já pilota na Nascar há três anos. Foram temporadas promissoras, mas sempre marcadas pelo azar: a primeira vitória nunca veio, sempre por detalhes. Pois o jogo virou em Michigan, neste domingo (28): o piloto do #42 foi perfeito na última relargada, superou Chase Elliott e carimbou a tão sofrida vaga no Chase.
Chase Elliott, apesar de ter conseguindo um belo resultado para os padrões da capenga Hendrick, fica com um gosto amargo na boca. O #24 voltou a ter um carro capaz de brigar pela vitória, mas pecou nos detalhes: nas duas vezes que relargou em primeiro, Elliott, entregou a liderança de bandeja.
Em terceiro, Brad Keselowski. O #2 tentou a estratégia de fazer uma parada a menos, mas se viu vítima da última bandeira amarela, que neutralizou tudo. Ryan Blaney e Kevin Harvick completaram o top-5.
Kyle Larson celebra a vitóra (Foto: Reprodução)
A próxima etapa da Nascar será no oval de Darlington, já no próximo final de semana. Trata-se da penúltima antes do início do Chase, cujas vagas estão cada vez mais afuniladas.
Saiba como foi a etapa de Michigan da Nascar
Joey Logano largou bem, sustentando a liderança contra Jimmie Johnson, ainda segundo. Kevin Harvick, Alex Bowman e Ryan Blaney fechavam o top-5.
O segundo lugar de Johnson não se sustentou por muito tempo. O #48, vivendo um momento bastante ruim na Nascar, cedeu a posição para Harvick, que logo começou a abrir. Assim, Jimmie precisou focar em segurar os pilotos que vinham imediatamente atrás.
Mais atrás, Chris Buescher começava a tomar um susto. O piloto do #34, perto de garantir uma vaga no Chase, começou a relatar perda de potência já na volta 4. O #34 caiu para a 40ª e última posição, mas conseguia acompanhar os pilotos do fim do grid.
Na frente, Logano e Harvick começavam a abrir sobre os rivais. A dupla, separada por 0s3, tinha mais de 1s sobre Johnson. E olha que o #48 já nem servia tanto de escudeiro: Jimmie começava a abrir sobre Bowman, mas não conseguia seguir com os dois líderes.
Harvick colou em Logano, mas não se apressou em ultrapassar. Nem havia necessidade: a bandeira amarela de competição foi acionada na volta 20, consequência da chuva que havia caído no sábado.
Nem todos foram aos boxes: Regan Smith e David Ragan assumiram as duas primeiras posições. Logano, Harvick e Johnson fechavam o top-5.
Chase Elliott foi o segundo colocado (Foto: Nascar Media)
Na relargada, Harvick tomou a liderança com alguma facilidade – pneus novos fazem milagres. Logano seguiu em segundo. Mas houve pouco tempo para o resto das posições serem definidas: Kyle Busch logo apareceu rodando, vítima de um pneu furado. A bandeira amarela foi acionada na mesma hora, com 27 voltas disputadas.
Na relargada, Harvick voltou a abrir bastante. Hamlin também relargou bem, tomando o segundo lugar. Logano, Truex Jr e Johnson eram os outros pilotos do top-5, mas já bem atrás de Harvick.
Truex Jr., aliás, que fazia uma bela prova. O #78, que havia largado em 24º, tinha toda a cara de que brigaria pela vitória, tendo conseguindo ganhar muito terreno em um curto espaço de tempo. Depois de saltar para quarto na relargada, Martin levou o terceiro lugar ao superar Logano.
Alex Bowman, antes em sexto, começou a ficar para trás na volta 36. Pelo rádio, o #88 relatou problemas no motor. Estava na cara – Bowman estava muito mais lento do que os demais, caindo para 27º.
No top-5, Truex Jr. seguia remando. O #78 passou Hamlin em seguida, mas já estava 1s6 atrás de Harvick. Estar em segundo é bom, mas não servia para muito: na volta 50, a diferença já estava em 2s2.
Atrás, uma briga tripla por posições no top-5. Johnson passou Logano e tomou o quarto lugar. Mais algumas voltas e quem chegou para passar o #22 era Chase Elliott. O piloto do #24 fez uma manobra bem calculada, tomando o quinto lugar com autoridade.
Brad Keselowski (Foto: Nascar Media)
Mais um pouco e a briga que esquentava era pela liderança. Truex Jr. começou a registrar algumas das melhores voltas da prova, cortando os 2s de Harvick com alguma facilidade. Chegada a volta 58, lá estava o #78 em primeiro lugar.
A liderança acabou sendo breve: durante o ciclo de pits em bandeira verde, Truex Jr. foi vítima de um erro crasso de seus mecânicos. O macaco não prendeu bem no carro, custando muito tempo na troca do pneu traseiro direito. Assim, Martin despencou para oitavo.
Mas o novo líder não seria Harvick. O #4 fez uma série de voltas ruins antes de parar, o que resultou em uma ultrapassagem de Johnson. Quando o ciclo de pits se encerrou, o #48 levou o primeiro lugar.
Com 70 voltas, o top-5 estava reformulado: Johnson, Harvick, Elliott, Kasey Kahne (!!!) e Kyle Larson.
Mas essa ordem seguiu se alterando. Elliott começou a crescer, passando Harvick e formando uma rara dobradinha da Hendrick – ano de vacas magras dá nisso. Pouco atrás, Larson roubava o quarto lugar das mãos de Kahne. Tratam-se de dois pilotos que provavelmente só entrariam no Chase com uma vitória.
Mais algumas voltas e Larson colou em Harvick, levando a terceira posição depois de algumas voltas de briga. Com 95 voltas de corrida, o top-3 da prova contava com dois pilotos ainda sem vitórias na Nascar – Elliott e Larson.
O segundo ciclo de pits em bandeira verde começou na volta 108. E já começou com problemas de Truex Jr. – dessa vez os mecânicos do #78 sofreram para trocar o pneu dianteiro direito. Em seguida o zicado foi Johnson: o combustível não entrou direito no #48, custando muito tempo nos pits.
Neste ciclo, um novo fator surgiu: Brad Keselowski, até então apagado, vinha tentando passar o maior tempo possível na pista. Assim, o #2 tentava fazer um pit a menor em relação aos demais.
Quando a ordem se reestabeleceu, Elliott pintou como líder. Johnson conseguiu segurar a segunda posição, beneficiado pela enorme vantagem para Larson, ainda em terceiro. Harvick e Blaney fechavam o top-5.
A bandeira amarela voltou a aparecer na volta 118, agora por conta de detritos na pista. Quase nenhum dos líderes foi aos boxes, a única exceção sendo Johnson – o #48 não tinha reabastecido tanto combustível quanto precisava, e corria o risco de furar um pneu.
Na relargada, Larson foi perfeito. O #42, partindo do segundo lugar, levou a melhor sobre Elliott. Harvick, Blaney e Hamlin fechavam o top-5, mas já ficando um pouco atrás dos dois primeiros.
Com ar limpo pela primeira vez no dia, Larson começou a abrir um pouco. Em oito voltas, o #42 abriu pouco mais de 1s sobre Elliott. Claro, isso significava muito pouco para uma prova que poderia muito bem ter mais 70 giros em bandeira verde.
Os dois primeiros colocados sustentavam uma margem boa sobre o resto. Harvick pintava 2s4 atrás de Elliott, agora com Keselowski e Blaney no espelho retrovisor. Johnson, único com pneus novos, não conseguia fazer progresso com facilidade – o #48 estava apenas em oitavo, tendo relargada em 12º.
O último ciclo de pits em bandeira verde começou na volta 155, 45 antes do fim. Lá, consequências importantíssimas para a prova: o pit de Elliott foi melhor do que o de Larson, suficiente para assumir a liderança novamente.
Conforme outros paravam, começou a ficar claro que o prejuízo de Larson foi maior do que se esperava: o #42 também perdeu posição para Harvick e Keselowski. Assim que todos parassem, Kyle se veria na quarta colocação.
Mas Larson começou a esboçar uma reação em seguida. O #42 passou ambos Harvick e Keselowski com alguma facilidade, deixando claro que tinha velocidade. A questão assim, passava a ser outra: Elliott conseguiu abrir 2s2 sobre a concorrência, tirando proveito das brigas que se desenrolavam.
O azar do Larson começou a se desenhar através dos retardatários. Matt DiBenedetto, brigando por posição, quase jogou o #42 contra o muro. Ninguém bateu, mas Kyle perdeu muito terreno em relação ao líder Elliott.
Mas aí a sorte voltou a ajudar Larson. Michael Annett encheu o muro, trouxe a amarela e reascendeu a esperança do #42 na corrida.
Na relargada, um repeteco do que se viu antes: Larson sendo perfeito, Elliott ficando para trás. O #24 abriu passagem para Keselowski, agora segundo, mas recuperou em seguida. Mas já era tarde: o #42 já tinha 1s de vantagem e, com 9 voltas para o fim, não perderia mais.
Nascar 2016, Michigan, corrida, final:
1 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
200 voltas |
|
2 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+1.479 |
|
3 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
+2.064 |
|
4 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+4.108 |
|
5 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+4.559 |
|
6 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+4.773 |
|
7 |
19 |
CARL EDWARDS |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+6.371 |
|
8 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+6.722 |
|
9 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+7.748 |
|
10 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
+7.791 |
|
11 |
16 |
GREG BIFFLE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+8.284 |
|
12 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+9.020 |
|
13 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+9.419 |
|
14 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+9.729 |
|
15 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+10.256 |
|
16 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTS DAUGHERTY CHEVROLET |
+10.108 |
|
17 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+11.323 |
|
18 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+11.547 |
|
19 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+1 volta |
|
20 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+1 volta |
|
21 |
14 |
TONY STEWART |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+2 voltas |
|
22 |
13 |
CASEY MEARS |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+2 voltas |
|
23 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+2 voltas |
|
24 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+2 voltas |
|
25 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+2 voltas |
|
26 |
7 |
REGAN SMITH |
EUA |
TOMMY BALDWIN CHEVROLET |
+2 voltas |
|
27 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+2 voltas |
|
28 |
44 |
BRIAN SCOTT |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+3 voltas |
|
29 |
23 |
DAVID RAGAN |
EUA |
BK TOYOTA |
+4 voltas |
|
30 |
88 |
ALEX BOWMAN |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+5 voltas |
|
31 |
95 |
MICHAEL MCDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+5 voltas |
|
32 |
83 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
BK TOYOTA |
+5 voltas |
|
33 |
46 |
MICHAEL ANNETT |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+5 voltas |
|
34 |
98 |
COLE WHITT |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+6 voltas |
|
35 |
34 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+7 voltas |
|
36 |
55 |
REED SORENSON |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+7 voltas |
|
37 |
32 |
JEFFREY EARNHARDT |
EUA |
GO F A S FORD |
+7 voltas |
|
38 |
30 |
JOSH WISE |
EUA |
GO F A S FORD |
+8 voltas |
|
39 |
38 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+26 voltas |
NC |
40 |
15 |
CLINT BOWYER |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+40 voltas |
NC |
PADDOCK GP #43 DEBATE INDY E MOTOGP E FAZ PRÉVIA DA F1
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
| |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.