Quem diria? O fim de prova em Talladega neste domingo (23) foi comportado. Poucos pilotos se arriscaram nas últimas voltas, dando uma colher de chá para Joey Logano: sem contratempos, o #22 segurou a liderança com facilidade, conseguiu a segunda vitória da temporada e avanço para a terceira fase do Chase.
As bandeiras amarelas até vieram, mas o big-one não se confirmou. Assim, sem grandes viradas de jogo, Logano só precisou fazer boas relargadas para se sustentar.
O segundo colocado foi uma bela surpresa: Brian Scott conseguiu o melhor resultado da carreira, até sonhando com a vitória nos metros finais. Denny Hamlin pintou em terceiro, enquanto Kurt Busch e Ricky Stenhouse Jr. completavam o top-5.
Joey Logano (Foto: Nascar Media)
Foi uma prova terrível para dois chasers: Martin Truex Jr. e Brad Keselowski explodiram seus motores e deram adeus ao campeonato de forma inesperada – eram dois dos melhores pilotos da temporada e francos favoritos ao título. Austin Dillon e Chase Elliott também deram adeus. Dillon, aliás, com requintes de crueldade: o #3 empatou em pontos com Hamlin, mas perdeu nos critérios de desempate.
A prova também foi marcada por um comportamente questionável da Joe Gibbs: seus três pilotos em condição mais tranquila no Chase – Kyle Busch, Matt Kenseth e Carl Edwards – passaram a prova inteira andando no fim da volta do líder. Assim, asseguraram posições dentro do top-30. Era suficiente para avançar no Chase, mas não pegou bem para a equipe.
A próxima etapa vai ser disputada em Martinsville. Trata-se da primeira corrida da terceira fase do Chase, que vai diminuir o número de candidatos de oito para quatro.
Saiba como foi a etapa de Talladega da Nascar
O sol brilhava em Talladega. Arquibancadas lotadas, clima agradável e uma corrida crucial pela frente em um circuito histórico. A Nascar não fica muito melhor do que isso.
A largada foi dada exatamente às 16h22 (de Brasília). Martin Truex Jr. sustentou a liderança na largada, ainda com Brad Keselowski em segundo. Já na primeira volta três fileiras de carro começavam a se formam, tornando tudo imprevisível.
Na segunda volta, Keselowski subiu para a liderança. Truex, Kurt Busch, Chase Elliott e Denny Hamlin fechavam o top-5, em uma ordem que mudava a cada instante. No fundão do grid, três carros da Joe Gibbs: Carl Edwards, Kyle Busch e Matt Kenseth andavam sozinhos para evitar acidentes.
Keselowski não era atacado. A liderança era sólida, com o #2 freando a reação de qualquer oponente. Logo atrás, Elliott conseguiu se estabelecer em segundo. E essas eram as duas únicas posições sólidas até aqui.
Claro, isso não durou por muito tempo. Truex conseguiu ir para cima em seguida, tomando a liderança. Duas voltas depois, Keselowski e Elliott recuperaram as duas primeiras posições.
Brian Scott conseguiu o melhor resultado da carreira: segundo lugar (Foto: Nascar Media)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Foram necessárias mais dez voltas para a liderança trocar de mãos. Elliott veio e passou Keselowski por fora. O #2, não querendo ficar preso atrás de ninguém, reagiu e deu início a uma briga acirrada: Chase e Brad vieram andando lado a lado por um bom número de voltas. Depois de um bom tempo, o #24 se consolidou como líder definitivo.
Keselowski se acalmou, ficando em segundo. Isso até dar o bote e, tirando proveito de um breve momento de instabilidade de Elliott, recuperar a ponta com Ricky Stenhouse Jr. em segundo.
Alguns pilotos foram aos boxes já na volta 37, dez voltas antes do planejado. O grupo, com aproximadamente 15 pilotos, contava com Stenhouse e Truex. Mais uma volta e o resto dos pilotou veio. No processo, AJ Allmendinger e Denny Hamlin receberam um drive-through por excesso de velocidade nos boxes.
Na saída dos boxes, Logano se viu com um problema seríssimo: o macaco ficou preso na traseira do carro, causando uma punição e exigindo um pit extra. O #22 se viu uma volta atrás do líder.
Quando tudo se normalizou, Stenhouse virou líder, com Keselowski e Elliott logo atrás.
Logo o caos voltou a se fazer presente: o motor de Truex foi para o brejo na volta 41, soltando fumaça e com princípio de incêndio. Salvo uma série de infelicidades de outros pilotos do Chase, o campeonato do #78 estava acabado. A bandeira amarela permitiu que Logano recuperasse a volta do líder, por conta do Lucky Dog.
Stenhouse perdeu a liderança para Keselowski na relargada, sendo ultrapassado também por Elliott e Ryan Blaney. Kurt Busch e Stenhouse também vinham por perto.
Mais algumas voltas e o grupo de ponteiros começava a mudar. Greg Biffle subiu para segundo, com Jamie McMurray em terceiro. Elliott e Kurt Busch fechavam o top-5.
Biffle, comandando a linha de baixo, veio e tomou a liderança em definitivo, com Elliott em segundo. Keselowski se viu sem apoio, perdendo terreno e saindo até do top-5.
Com 75 voltas completas, o top-5 estava andando em apenas uma linha, sem trocar posições. Biffle, Elliott, Kurt Busch, Stenhouse e Keselowski formavam o top-5.
Martin Truex Jr deu adeus ao campeonato (Foto: Nascar Media)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Em uma manobra corajosa, Keselowski resolveu formar uma linha nova de carros. Elliott o acompanhou, trazendo outros pilotos. Nesta função, o #2 recuperou a liderança com alguma facilidade. Claramente era o melhor carro do grid.
Na volta 80, o início do segundo ciclo de pits. Nenhum incidente desta vez, mas o top-5 voltou a mudar de cara: Keselowski, Blaney, Kurt Busch, Hamlin e Kyle Larson.
A partir daí, as coisas começaram a se acalmar. Só 30 voltas depois que uma nova troca de liderança aconteceu, com Blaney assumindo o primeiro lugar.
Nas 116, a segunda bandeira amarela do dia. Biffle, Jeffrey Earnhardt e Casey Mears se enroscaram, com todos indo para o muro com alguma força. Era a deixa para todos irem aos boxes.
Nos pits, as coisas mudaram um bocado. Hamlin saltou para primeiro, enquanto Larson trocava apenas dois pneus para pintar em segundo. McMurray, companheiro do #42, fez o mesmo e pintou em terceiro. Blaney e Logano fechavam o top-5, enquanto Keselowski era apenas o sexto.
Hamlin sustentou a liderança na relargada, crucial para alguém que precisa de um bom resultado para avançar no Chase. Não durou muito: Keselowski veio e roubou a primeira posição, enquanto Denny despencava.
Tão logo Keselowski pintou em primeiro, os carros com material da Penske vieram junto. Ryan Blaney – com motor da Penske – era segundo, enquanto Logano surgia em terceiro. Conforme os ponteiros se conformavam com a ideia de andar em fila indiana, Harvick e Bowman surgiam para fechar o top-5.
As coisas estavam calmas novamente, mas isso não devia durar muito. Austin Dillon e Hamlin estavam abaixo da linha de corte, respectivamente por 1 e 3 pontos. Agressividade seria necessário para reverter isso.
E, de fato, as coisas começaram a mudar: Blaney assumiu a liderança, conforme Keselowski começava a reclamar de superaquecimento do carro. Duas voltas depois, seu mundo caiu: o motor tinha explodido, soltando fogo e fumaça. Assim como Truex, fim de linha.
A bandeira amarela foi necessária, sendo acionada na volta 145. Nos boxes, Logano assumiu a liderança, sendo beneficiado por uma parada ruim de Blaney, agora quarto.
A relargada foi dada com 39 voltas para o fim, e Logano segurou a liderança. Mas isso pouco importou: a bandeira amarela foi necessária, consequência de um grande detrito na pista.
A relargada veio com 36 voltas para o fim. Logano disparou na liderança, enquanto Harvick e Blaney brigavam pelo segundo lugar. Elliott, relargando em décimo e precisando de uma vitória para seguir sonhando com o título, tentava ganhar terreno a qualquer custo.
O meio do pelotão ficava muito confuso, permitindo que os cinco primeiros escapassem. Logano, Harvick, Bowman, Scott e Kurt Busch eram os privilegiados.
Chase Elliott, mais atrás, tentava criar uma linha alternativa ou qualquer outro jeito de crescer na corrida. Mas não adiantava: o #24 seguia entalado em 11º.
Só com dez voltas para o fim começou uma verdadeira tentativa de formar uma segunda linha para combater Logano.
Mas a linha não era forte suficiente para ameaçar Logano. Só uma bandeira amarela parecia capaz de ameaçar o #22. E ela veio: com sete voltas para o fim, um pneu de Kasey Kahne furou, resultando em um acidente com Jamie McMurray.
A relargada foi dada com três voltas para o fim. Harvick veio por dentro, conseguindo desafiar Logano. Não deu: o #4 caiu para quarto, quando a bandeira amarela foi necessária novamente – Bowman havia rodado sozinho.
Na relargada, a mesma história de sempre: Logano se segurou bem, evitando qualquer ataque de Scott, agora segundo. Como os ponteiros não foram capazes de organizar uma segunda linha para atacar o #22, nada de muito sério mudou, e Joey levou a vaga.
Nascar 2016, Talladega, corrida, final:
*Os pilotos com fundo verde estão no Chase
1 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
192 voltas |
|
2 |
44 |
BRIAN SCOTT |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+0.124 |
|
3 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+0.258 |
|
4 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+0.264 |
|
5 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+0.423 |
|
6 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+0.427 |
|
7 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+0.467 |
|
8 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+0.495 |
|
9 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+0.524 |
|
10 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTS DAUGHERTY CHEVROLET |
+0.529 |
|
11 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+0.614 |
|
12 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+0.630 |
|
13 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+0.659 |
|
14 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+0.682 |
|
15 |
16 |
GREG BIFFLE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+0.805 |
|
16 |
95 |
MICHAEL McDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+0.823 |
|
17 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+0.828 |
|
18 |
15 |
CLINT BOWYER |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+0.837 |
|
19 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+0.897 |
|
20 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+0.924 |
|
21 |
38 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+0.926 |
|
22 |
34 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+0.986 |
|
23 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+1.020 |
|
24 |
23 |
DAVID RAGAN |
EUA |
BK TOYOTA |
+1.033 |
|
25 |
7 |
REGAN SMITH |
EUA |
TOMMY BALDWIN CHEVROLET |
+1.072 |
|
26 |
99 |
RYAN REED |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+1.119 |
|
27 |
93 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
BK TOYOTA |
+1.331 |
|
28 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+1.356 |
|
29 |
19 |
CARL EDWARDS |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+1.360 |
|
30 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+1.431 |
|
31 |
32 |
BOBBY LABONTE |
EUA |
GO F A S FORD |
+1.666 |
|
32 |
14 |
TONY STEWART |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+2.634 |
|
33 |
46 |
MICHAEL ANNETT |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+2.679 |
|
34 |
83 |
JEFFREY EARNHARDT |
EUA |
BK TOYOTA |
+2.977 |
|
35 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+1 volta |
|
36 |
88 |
ALEX BOWMAN |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+1 volta |
|
37 |
55 |
REED SORENSON |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+13 voltas |
|
38 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
+48 voltas |
NC |
39 |
13 |
CASEY MEARS |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+79 voltas |
NC |
40 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+151 voltas |
NC |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.