Nascar Brasil anuncia construção de oval no Autódromo de Curvelo com estreia em 2024
A Nascar Brasil confirmou a introdução de um oval no Autódromo de Curvelo e programou a estreia da pista para novembro de 2024, no encerramento da temporada da Special Edition
A Nascar Brasil anunciou que o encerramento da temporada da Special Edition, programada para começar neste fim de semana, acontecerá em uma pista oval que será construída no Autódromo Internacional de Curvelo, também conhecido como “Circuito dos Cristais”. Situada na região central de Minas Gerais, a pista de 3/4 de milha vai receber a última etapa no dia 17 de novembro, na estreia do oval.
Com 1.250 metros de extensão e 16 graus de inclinação em uma das curvas, o oval deve permanecer para os próximos anos no calendário da Nascar Brasil, já que o contrato da categoria com o Autódromo de Curvelo vai até 2026. Thiago Marques, representante da Nascar Brasil, comemorou a conclusão do objetivo.
“Já estávamos com a ideia de levar uma disputa da Nascar para o público mineiro, e o projeto nasceu desde quando fechamos com a marca americana de competições. Um dos compromissos pactuados era a construção de um traçado oval até 2025 para que tivéssemos uma alternativa ao anel externo do Autódromo de Goiânia”, destacou.
“Para nossa alegria, essa entrega foi antecipada e poderemos fechar o campeonato com um evento de alto gabarito e que promete muitas emoções”, completou.
O formato escolhido para o oval, que será no estilo da pista de Richmond, também foi alvo de destaque por parte de Marques. Segundo ele, foi o modelo de preferência dos organizadores desde o processo de idealização do projeto.
“O tamanho escolhido de pista, com 3/4 de milha, é um clássico dentro das competições nos Estados Unidos. Então, desde o início, apoiamos esse modelo de traçado, que será o primeiro a receber a chancela oficial da Nascar Brasil”, afirmou.
A Special Edition da Nascar Brasil acontece simultaneamente à temporada regular da categoria, mas com algumas regras diferentes. Cada carro poderá ser pilotado por até dois pilotos inscritos e, no final de cada etapa, os dois pontuam e são classificados de acordo com suas categorias — Nascar Brasil e Challenge.
Outra novidade é a Sunset Race, que vai alinhar os carros para o início da prova a partir do pôr do sol — o que significa que os pilotos terminarão a disputa à noite e utilizando os faróis dos carros. Neste domingo (4), a largada da corrida está prevista para 14h (horário de Brasília).
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.