Nascar expande mercado e confirma realização de etapa no México a partir de 2025

A Nascar vai para o México na próxima temporada, com etapa a ser realizada no dia 15 de junho, no circuito Hermanos Rodríguez. Será a primeira corrida com pontuação fora dos EUA na fase moderna da categoria

A Nascar anunciou, nesta terça-feira (27), que vai correr uma etapa no México a partir da temporada 2025. Este será o primeiro evento internacional com pontos na história da categoria. A prova está marcada para o dia 15 de junho do próximo ano, no Autódromo Hermanos Rodríguez, que fica na capital do país e também recebe categorias como Fórmula 1 e Fórmula E.

No comunicado emitido pela categoria, foi confirmada a etapa da Nascar no dia 15, mas também a realização de uma prova da Xfinity Series no dia anterior, mas também no mesmo local. Ben Kennedy, vice-presidente da Nascar, comentou a escolha do país para a corrida.

Relacionadas


“Isso estava em nosso radar há muito tempo. Estivemos em conversas sobre as repetições em nosso calendário, certo?”, destacou.

“Se você voltar alguns anos, fomos a novos mercados, como Nashville e Austin, fomos ao Coliseu [de Los Angeles] para a disputa do Clash. Andamos em nossa primeira pista de rua, no centro de Chicago, e essa vai ser a nossa primeira vez de muitas maneiras. Será um evento monumental para nós, a primeira vez ao sul da fronteira [dos Estados Unidos]”, completou.

Nascar vai expandir mercados e correr no México a partir de 2025 (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Apesar de ser a primeira prova com pontuação válida para o calendário, a Nascar já esteve presente no México com uma categoria local criada em 2004. Além disso, a Xfinity Series realizou provas no Hermanos Rodríguez entre 2005 e 2008. Atualmente, inclusive, possui um mexicano no grid: Daniel Suárez.

“Estou correndo com a Nascar nos Estados Unidos há 12 anos e desde o primeiro momento sonho com isso. Ser capaz de correr lá, ser competitivo e ter oportunidade de vencer a corrida seria, pessoalmente, como vencer um campeonato”, disse Suárez.

A Nascar já esteve presente em outros países no passado. Nos primeiros anos, a categoria realizou duas provas no Canadá — em 1952, em Ontario, e em 1958, em Toronto —, além de corridas no Japão entre 1996 e 1998, mas sem que contassem pontos.

Recentemente, o Governo de São Paulo manifestou interesse em receber uma etapa da Nascar Cup Series no Brasil. Na última quinta-feira (1), o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou de uma reunião com o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB) e o representante da marca Nascar no Brasil, Tom Dannemiller, registrando o desejo de receber uma prova em 2026.

GRANDE PRÊMIO apurou que a divulgação da reunião por parte dos políticos pegou de surpresa a própria Nascar, que acreditava que a reunião se tratava apenas de uma conversa preliminar sem necessidade de propagação.

A próxima etapa da Nascar, última da temporada regular em 2024, está programada para o próximo domingo, em Darlington.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.