Nascar reformula calendário para 2020 e anuncia Phoenix como novo palco da decisão do título

Homestead encerrava temporadas da Nascar desde 2002, mas perdeu o trono. Agora, de 2020 em diante, cabe a Phoenix a honra de receber a decisão dos playoffs. O calendário recebeu mudanças profundas, como a introdução de rodada dupla em Pocono

A tradição recente da Nascar de decidir títulos em Homestead chegou ao fim. A categoria anuncia nesta terça-feira (26) um calendário repleto de mudanças na ordem das provas, com a principal delas sendo a promoção de Phoenix ao posto de decisão do campeonato de 2020 em diante.
 
Homestead não somente perde a decisão do título como deixa por completo a fase dos playoffs. A corrida de Miami passa a ser a sexta, em março de 2020, ainda na primeira metade da temporada regular.
 
A temporada regular, aliás, também é reformulada: a última corrida antes dos playoffs, justamente a que define as últimas vagas em aberto, passa a acontecer em Daytona. Para tal, a corrida de 400 Milhas deixa a vaga tradicional de julho para acontecer em agosto.
 
As mudanças continuam. Outra novidade no calendário é a introdução de um formato inédito no calendário da Nascar, o fim de semana com rodada dupla. Pocono vai ter corridas da divisão principal nos dias 27 e 28 de junho, ao invés de ter datas separadas em meses diferentes da temporada. As duas corridas coladas uma na outra permitem que o campeonato tome duas semanas de ‘férias’ entre o fim de julho e o começo de agosto, atendendo desejos da NBC – a TV americana tem direitos de transmissão das Olimpíadas de Tóquio, que tomam de assalto a grade das semanas em questão.
Phoenix passa a fechar a temporada da Nascar (Foto: Nascar Media)

No fim do ano, Darlington e Bristol passam a ter corridas válidas pelos playoffs. Charlotte também é ‘promovida’, com a etapa do roval deixando de ser a decisão da primeira eliminatória para ser a da segunda.

 
“Os fãs e a indústria como um todo foram bastante expressivos sobre o desejo de ter mudanças profundas no calendário, e o formato de 2020 é o reflexo dos nossos esforços para agir de acordo com esse feedback”, disse Steve O’Donnell, vice-presidente executivo da Nascar. “Essas mudanças são resultado de um consenso inédito com as pistas e nossos parceiros de transmissão, algo que esperamos que continue em 2021 e além”, encerrou.
 
O que não muda em 2020 é o começo da temporada, que segue em Daytona em fevereiro, no dia 16.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube