Após triunfo na Alemanha, Petecof estreia na F4 Italiana com meta de “vencer e mostrar consistência”

A temporada 2019 da F4 Italiana vai começar neste fim de semana com a disputa da rodada de Vallelunga. Depois de vencer a corrida de abertura da F4 Alemã, mas de ter lidado com problemas nas provas 2 e 3 em Oschersleben, Gianluca Petecof busca começar o novo campeonato da melhor forma. O grid é ‘parrudo’ e conta com nada menos que 37 pilotos, oriundos de 19 nacionalidades diferentes

Dias depois de ter vencido a primeira corrida da F4 Alemã em 2019, em Oschersleben, Gianluca Petecof encara a abertura da nova temporada da F4 Italiana neste fim de semana, no circuito de Vallelunga, próximo a Roma. O piloto da Academia Shell Racing e da Academia de Pilotos da Ferrari entra para seu segundo ano no campeonato com um objetivo muito claro: começar com vitória nas três corridas do fim de semana e buscar o título da competição.
 
O grid da F4 Italiana é bastante forte e diversificado, com a presença de vários nomes que também fazem parte da F4 Alemã. Ao todo, estão inscritos nada menos que 37 pilotos, oriundos de 19 nacionalidades diferentes. 14 equipes vão ser representadas na temporada 2019.
 
Piloto da Prema Powerteam, Petecof consolidou sua evolução no primeiro ano correndo de monopostos ao vencer a primeira e principal corrida da derradeira etapa do ano passado, disputada em Mugello. O campeonato consolidou o brasileiro, hoje com 16 anos, como o quarto melhor colocado e também o melhor novato.
Gianluca Petecof venceu na abertura da F4 Alemã (Foto: Prema Powerteam)

Depois de um forte programa de testes ao longo do inverno e da primavera, chegou a hora de acelerar pra valer em Vallelunga com o carro #5 da Prema Powerteam. Antes, a F4 Italiana promoveu, em 1º de maio, uma bateria com três sessões de testes, cada uma com 50 minutos de duração. Diante de um circuito rápido, com extensão de 4.085 m e dotado de um miolo de curvas mais lentas, de 180º, Petecof foi o segundo mais rápido, cenário que o coloca entre os favoritos para a primeira rodada tripla do campeonato.

 
Após um fim de semana de vitória, mas também de aprendizado em Oschersleben pela F4 Alemã, com direito ao recorde de maior vantagem do vencedor para o segundo colocado, Petecof chega à etapa de abertura da F4 com a expectativa de estar sempre na briga pela ponta.
 
“Nosso objetivo é bastante claro: é vencer. Semana passada, na abertura do Alemão, cumprimos esse objetivo na primeira corrida ao vencer com 14s de vantagem, um recorde, mostrando nossa força e nosso potencial”, comentou.
 
“Para este fim de semana, o objetivo não é vencer apenas uma, mas mostrar consistência e principalmente lidar melhor com certas situações, um dos pontos fracos da última semana, quando poderíamos ter saído líderes do campeonato com boa vantagem, mas não pontuei nas corridas 2 e 3”, acrescentou Gianluca.
 
“É firmar nosso potencial, aproveitar que no Italiano os treinos determinam todos os grids, e largar na nossa posição real”, complementou o brasileiro.
 
O formato do fim de semana da F4 Italiana é um pouco distinto em relação à F4 Alemã porque, diferentemente do campeonato germânico, os dois treinos classificatórios da etapa determinam os grids das três corridas: a primeira sessão define o grid da corrida 1, enquanto a segunda sessão determina o alinhamento inicial das demais corridas: o melhor tempo, válido para o grid da prova 2, e o segundo melhor tempo para ordenar o grid da terceira corrida.
 
A programação do fim de semana começa nesta sexta-feira com a execução dos dois treinos livres. O sábado vai ser reservado aos treinos classificatórios. A primeira corrida em Vallelunga está marcada para 13h (horário de Brasília). No domingo, a rodada tripla se completa com a corrida 2, às 5h10, e a terceira e derradeira prova, marcada para 12h15. As corridas vão contar com transmissão ao vivo no site oficial da F4 italiana: http://f4championship.com.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.