Autódromo mais antigo do Nordeste é posto a leilão em meio a acordo por revitalização

Autódromo Virgílio Távora, próximo de Fortaleza, já recebeu etapas das mais diversas categorias nacionais e internacionais do automobilismo. Mas está indo a leilão

O Autódromo Virgílio Távora, localizado em Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, será leiloado pelo governo estadual. O circuito, inaugurado em 1969, é o mais antigo do nordeste brasileiro e já recebeu provas de endurance, Stock Car, Copa Truck, motovelocidade e outras categorias nacionais e internacionais.

O leilão está sendo promovido pela CearaPar, uma empresa de gestão de ativos do estado do Ceará. Em 29 de agosto, a companhia anunciou o leilão do autódromo nas redes sociais e colocou o circuito em uma lista de “imóveis em destaque para negociação” em seu site.

“O Governo do Estado do Ceará em breve realizará leilões que irão negociar grandes ativos imobiliários, sob gestão da CearaPar. A primeira propriedade a ser leiloada será o Autódromo Internacional Virgílio Távora, situado no município do Eusébio. Sua venda garante que o Estado invista em políticas públicas que darão mais retorno socioeconômico para a população”, disse a CearaPar no Instagram.

Essa, porém, não é a primeira vez que o Autódromo Virgílio Távora se encontra nesta situação. Em julho de 2019, o circuito apareceu em uma lista de nove imóveis que o estado do Ceará pretendia vender para arrecadar, ao todo, R$ 700 milhões. Ao GRANDE PRÊMIO, a Federação Cearense de Automobilismo (FCA) contou que aquela primeira tentativa de leilão “foi deserta”.

Autódromo de Eusébio em agosto de 2019 (Foto: Reprodução/Instagram FCA)

Com isso, o autódromo atualmente é administrado pela Secretaria de Esportes do Estado do Ceará (Sesporte) em parceria com a FCA, que fica responsável pela manutenção do circuito.

Ao GRANDE PRÊMIO, a FCA afirmou que houve uma “repercussão negativa muito grande” com a publicação da CearaPar no final de agosto. A Federação Cearense, junto da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), segue em conversas com o estado do Ceará para trabalhar na revitalização do autódromo.

O Autódromo Virgílio Távora recebeu este nome em homenagem ao ex-governador cearense, que ocupou o cargo por dois mandatos: de 1963 a 1966 e entre 1979 e 1982. Ele já foi palco de provas de automobilismo, ciclismo e motociclismo, além de também já ter contado com apresentações de manobras para carros, motos e caminhões. A primeira prova realizada por lá foi o GP Ministro Mário Andreazza, que aconteceu justamente no dia da inauguração, em 1969. O vencedor da corrida foi Luís Pereira dos Santos, mais conhecido como Lulu Geladeira, que pilotava um Puma Spartano.

Abertura da Turismo Nordeste (TNE) 2023, no Autódromo de Eusébio (Foto: Reprodução/Instagram FCA)

Em 1970, o Autódromo Virgílio Távora recebeu a primeira prova internacional: uma etapa da Fórmula Ford, que terminou com vitória do brasileiro Emerson Fittipaldi. Em 1997, através de uma cooperação técnica entre a Secretaria do Turismo do Ceará, a Petrobras e a FCA, aconteceu uma das maiores reformas da história do local. A reinauguração veio em novembro daquele ano, com a realização das 6H do Ceará, etapa vencida pela BMW de Nelson Piquet e Ruyter Pacheco após 237 voltas. 

Segundo dados da Secretaria de Esportes do Ceará, a pista já recebeu 15 provas e campeonatos: o Grande Prêmio Ministro Mário Andreazza, as 6 Horas do Ceará, as 3 Horas do Ceará, arrancada, CTM2000, Endurance, Fórmula 3, Fórmula Ford, Copa Truck, Fórmula V1.8, motovelocidade, Pick-up Racing, Stock Car, Superturismo, e Turismo.

Buscando tratar da recuperação do Autódromo Virgílio Távora, os presidentes da FCA, Lutianne Soares, e da CBA, Giovanni Guerra, reuniram-se em janeiro deste ano com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). No plano apresentado, a CBA se comprometeu a reintroduzir o estado do Ceará no calendário através do circuito de Eusébio, que voltaria a receber provas das principais categorias do automobilismo nacional. Com isso, Lutianne também apresentou durante a reunião um relatório sobre as perspectivas econômicas para o estado com a volta de eventos supervisionados pela CBA, que confirmou essas informações ao GRANDE PRÊMIO.

Segundo a FCA, em publicação no Instagram, o governador Elmano de Freitas “considerou extremamente positiva a apresentação, concordou com a pertinência dos argumentos e ressaltou a importância do automobilismo para a economia, gerando empregos e movimentando o setor de serviços”.

Governador Elmano de Freitas (à esq.) em reunião com Giovanni Guerra, presidente da CBA (Foto: Comunicação CBA)

Além disso, o governador ainda colocou em pauta na reunião a construção de um novo autódromo no Ceará em formato multiuso, como já ocorre com o Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Para isso, chegou a convocar um estudo de viabilidade com parte do secretariado do Ceará. Ainda de acordo com a FCA, fazem parte deste grupo a secretária de turismo Yrwana Albuquerque, o secretário de esporte Rogério Pinheiro, o secretário de desenvolvimento econômico Salmito Filho e o superintendente de obras públicas Quintino Vieira.

No mesmo dia da publicação da CearaPar sobre o leilão, a FCA anunciou que apresentará ao governo estadual um plano de revitalização do automobilismo, que conta com a reforma do Autódromo Virgílio Távora para também transformá-lo em uma arena multiuso. 

Segundo o comunicado, Stock Car, Porsche Cup e Turismo Nacional encaminharam cartas de intenção com o objetivo de realizar provas no Ceará. Caso concretizado, isso resultaria na injeção de R$ 30 milhões por ano na economia do estado, de acordo com a FCA. 

A CBA, em contato com o GRANDE PRÊMIO, afirmou que a publicação da CearaPar surpreendeu a confederação, que tem um acordo firmado com o governador do Ceará através do presidente Giovanni Guerra. Além disso, a entidade reforçou as pautas apresentadas na reunião de janeiro com a FCA e o governo do estado, incluindo a construção do novo autódromo em formato multiuso e a convocação do estudo de viabilidade com o secretariado.

Presidentes da CBA e da FCA se encontraram com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, em janeiro (Foto: Comunicação CBA)

A CBA também confirmou que foi acordado que Eusébio continuará em pleno funcionamento até a conclusão das obras desta nova arena no Ceará. Por fim, a entidade disse que um novo encontro será agendado para agilizar a concretização dos planos apresentados em janeiro.

O GRANDE PRÊMIO entrou em contato com a CearaPar, que não retornou, enquanto a Secretaria de Esportes do Ceará não quis se pronunciar.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.