7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Outras

Barrichello acelera carro da S5000 na Austrália se “sentindo com 16 anos”

Depois de sete anos sem pilotar um monoposto, Rubens Barrichello acelerou o novo carro da S5000, nova categoria sediada na Austrália, e passou dos 280 km/h em Phillip Island, em Melbourne, tradicional palco da MotoGP. O brasileiro é um dos nomes inscritos na lista para a etapa que vai ser disputada neste fim de semana

 
47 anos, mas se sentindo com 16. É assim que Rubens Barrichello descreveu o sentimento depois de pilotar o carro da S5000, nova categoria australiana de monopostos, em vídeo divulgado pela categoria. O brasileiro, recordista de largadas na F1 e dono de 11 vitórias no Mundial, completou suas primeiras voltas a bordo do carro #111, numeral que também vai estampar na categoria, no circuito de Phillip Island, tradicional palco da MotoGP, em Melbourne. Foi a primeira vez em sete anos que o piloto guiou um monoposto.
 
Em sua conta no Instagram, além de divulgar o vídeo da câmera onboard, com o carro chegando a ultrapassar a barreira dos 280 km/h, Barrichello se mostrou empolgado com a nova experiência. “Tenho 47 anos, mas tô me sentindo como se tivesse 16”, escreveu.
 
Depois, detalhou a sensação que teve a bordo do novo carro, dotado do halo.
 
“As impressões são ótimas. É ótimo estar aqui em Phillip Island. Que pista! É tudo novo para mim, não só o carro, mas a pista, o ar soprando na minha cara novamente, algo que não acontecia há sete anos”, contou.
 
“Estou me acostumado a tudo aos poucos. Ainda não estou totalmente encaixado ao cockpit, então há algumas mudanças por vir. Mas estou evoluindo, conhecendo todos e aprendendo a pista e o carro”, lembrou.
 
Acostumado à pilotagem dos carros fechados nos últimos anos, Barrichello teve sua última experiência competitiva com um monoposto guiando na Indy, em 2012. Depois, chegou a pilotar um F3 e também um modelo antigo da F1 em exibições. Mas o regresso a um carro fórmula, neste fim de semana, é uma espécie de aprendizado para o veterano das pistas.
 
“É muita potência, é bom sentir isso mais uma vez. Basicamente, você tem um tremendo pneu grande na traseira e um menor na frente. Portanto, é preciso equilibrar isso de alguma forma com a pilotagem e o acerto, esse é o desafio para o fim de semana”, disse
 
“Também precisamos ver como está o carro aerodinamicamente. Mas como eu disse, é um pouco cedo para mim. É como andar de bicicleta. Mas estou tirando esse meu tempo para sentir o carro e acelerar”, afirmou Rubens. “Não deu tempo porque é muito rápido. É um lugar lindo. Sou abençoado por estar aqui e ter essa experiência”, comemorou.
 
Barrichello está na lista dos pilotos inscritos que vão disputar a prova de abertura do campeonato, neste fim de semana.

Paddockast #33
10 ANOS DE SECA BRASILEIRA NA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM