Beckmann larga na pole e vence pela primeira vez na GP3 em Spa-Francorchamps. Piquet é quarto

Foi um sábado de amplo domínio da Trident na GP3. Na primeira corrida do fim de semana em Spa-Francorchamps, o alemão David Beckmann largou na frente e na frente chegou, com Ryan Tveter em segundo e Anthoine Hubert, da ART, fechando o pódio. Pedro Piquet pontuou bem

David Beckmann venceu pela primeira vez na GP3. O alemão de 18 anos coroou um fim de semana praticamente perfeito até agora com o triunfo na primeira corrida da etapa da Bélgica. Na manhã deste sábado (25), em Spa-Francorchamps, Beckmann largou da pole-position e não deu chances aos rivais para soltar seu primeiro grito de vitória na categoria. Líder do treino livre, pole-position e vencedor de ponta a ponta, o piloto da Trident só não registrou a melhor volta da prova inaugural da rodada dupla na Bélgica.
 
Ryan Tveter completou a dobradinha da Trident e finalizou na segunda colocação. A equipe só não conseguiu a trinca no pódio porque Anthoine Hubert, que partiu em segundo, ainda garantiu um troféu com a conquista do terceiro lugar com a ART Grand Prix. 
 
Pedro Piquet largou da terceira posição, mas foi um dos muitos traídos pelas condições úmidas do asfalto de Spa — por conta da chuva que desabou durante a noite. O brasileiro se recuperou e conseguiu marcar pontos preciosos ao cruzar a linha de chegada em quarto lugar.
David Beckmann venceu pela primeira vez na GP3 neste sábado em Spa (Foto: GP3)

Beckmann, ao contrário, largou bem e não tomou conhecimento dos adversários para logo abrir terreno na frente, com Tveter vindo mais atrás e Hubert em terceiro. Na sequência da prova, o norte-americano encostou no seu companheiro de equipe e acirrou a disputa pela liderança, chegando a abrir a asa móvel na reta Kemmel. No entanto, Ryan cometeu um erro e perdeu o ponto de frenagem na Les Combes.

 
Assim, o alemão praticamente garantia a vitória, enquanto Tveter passou a ser pressionado por Hubert. Mesmo assim, o norte-americano segurou a segunda posição, com o piloto da ART Grand Prix concluindo o pódio. Na penúltima volta, Piquet fez a ultrapassagem sobre Jake Hughes para tomar o quarto lugar, posição em que viu a bandeira quadriculada.
 
No fim das contas, Nikita Mazepin fechou o top-5, seguido por Callum Ilott e Hughes, enquanto Joey Mawson finalizou em oitavo e vai largar na frente na corrida 2, neste domingo, considerando a regra do grid invertido. Giuliano Alesi foi o nono, enquanto a colombiana Tatiana Calderón terminou em décimo e marcou mais um ponto na temporada 2018 da GP3.
 
A classificação provisória do campeonato aponta Hubert como líder da tabela com 146 pontos somados, 24 a mais em relação a Ilott. Mazepin tem agora 108 e está em terceiro, seguido por Leonardo Pulcini, que não pontuou e foi apenas o 15º neste sábado. O italiano acumula 99 pontos. E Pedro Piquet manteve a quinta posição na temporada, agora com 79 tentos.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.