CBM altera estatuto, dá direito de voto à associação de pilotos e limita reeleição de presidente

Em uma Assembleia Geral Ordinária, realizada no último sábado (8), a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) promoveu algumas modificaçãoes em seu estatuto. A partir de agora, a ABPMX (Asssociação Brasileira de Pilotos de Motociclismo Esportivo) tem direito de voto nas eleições para escolha da diretoria da entidade. Além disso, presidente só poderá ficar à frente da CBM por dois mandatos

No último sábado (8), durante uma Assembleia Geral Ordinária, que reuniu 18 presidentes de federações estaduais em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, além da aprovação das contas do exercício 2013, a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) conseguiu aprovar um novo estatuto.
 
A partir de agora, a ABPMX (Associação Brasileira de Pilotos de Motociclismo Esportivo) passa a ter direito de voto nas eleições para a escolha da diretoria da CBM. Além disso, também foi aprovada a mudança que determina que um mesmo presidente só pode ficar no comando da entidade por dois mandatos.
Novo estatuto da CBM limita reeleição do presidente da entidade (Foto: Divulgação/CBM)
“Isso é um fato inédito na história da CBM. Representa uma vitória para o motociclismo”, comentou Firmo Henrique Alvez, presidente do órgão responsável pelo motociclismo nacional. “Nós entendemos que os pilotos têm papel importante no esporte, pois eles são os artistas do espetáculo e devem ter participação no desenvolvimento do motociclismo. Essa mudança demonstra a nossa preocupação com os atletas”, apontou. 
 
Durante a assembleia, as contas da CBM do exercício 2013 foram aprovadas por unanimidade. O documento fiscal foi elaborado por uma empresa de contabilidade.
 
“Tem muitos anos que sou presidente de federação e participo dessas prestações de contas da Confederação”, contou Reinaldo Seilhorst, presidente da FMR (Federação de Motociclismo de Rondônia). “Essa é a apresentação mais transparente que já vi em toda essa minha história de convívio com a entidade”, elogiou.
 
Novo presidente da ABPMX, Milton Becker também elogiou a forma como as contas da entidade foram apresentadas. “Achei bem transparente e acho que a conduta deve ser essa mesmo. Aqui a gente pode ver todos os gastos detalhados da CBM. Acho que essa prestação de contas iria tirar as dúvidas de muitos pilotos”, comentou.
 
“Já vi a CBM bem e cair várias vezes. O último tombo foi muito grande, mas a entidade está caminhando. A Confederação quer crescer e o presidente está correndo atrás, mas a gente sabe que é difícil resultado imediato”, completou Becker.
 
O novo chefe da ABPMX também comemorou o espaço dado pela CBM à associação. “Acho muito importante este espaço que a Confederação vem nos dando. Fico muito feliz com essa abertura da entidade. Acredito que com essa mudança o motociclismo só tem a crescer”, declarou Milton.
 
Além do limite da reeleição do presidente, o novo estatuto também prevê que a partir de 2014 a prestação de contas seja disponibilizada no site da CBM.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.