Coluna Punta-taco, por Francis Trennepohl: A verdadeira essência do automobilismo

Acelerar numa pista de terra não é para qualquer um, e não quero aqui depreciar ou desmerecer pilotos de outras categorias ou modalidades. Mas segurar um carro numa pista que muda a cada volta, com poeira, visibilidade reduzida, barrancos a centímetros da lataria do carro e as famosas ‘costelas de vaca’ é uma tarefa que exige algumas qualidades extras para um piloto


A história conta que as primeiras provas de automobilismo realizadas foram em pistas de terra, o que é perfeitamente aceitável pelo fato de o asfalto ter sido inventado anos depois do automóvel, então as pistas de terra são mesmo a essência do automobilismo.
 
Por mais que tenhamos campeonatos de velocidade na terra muito fortes no Brasil, como em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, interior de São Paulo e Bahia, é bastante comum o público em geral e até mesmo jornalistas especializados em automobilismo terem uma visão distorcida ou infiel do que efetivamente são as provas em pistas de terra.
Acelerar numa pista de terra não é, definitivamente, para qualquer um (Foto: Francis Henrique Trennepohl)
 
Alguns acham que as pistas são 'estradinhas no meio do mato', outros chamam de ‘barródromo’ e por aí vai. Também é comum estas provas serem tratadas como 'Fórmula Tatu' nos grandes centros, uma expressão pejorativa que remete ao animal que tem sua vida intimamente ligada a terra.
 
Grande engano dos que têm esta visão deturpada. As provas de velocidade na terra movimentam multidões, cifras significativas e geram emprego, renda e negócios.
 
Além disso, acelerar numa pista de terra não é para qualquer um, e não quero aqui depreciar ou desmerecer pilotos de outras categorias ou modalidades. Mas segurar um carro numa pista que muda a cada volta, com poeira, visibilidade reduzida, barrancos a centímetros da lataria do carro e as famosas ‘costelas de vaca’ (saliências nas curvas que parecem mesmo as costelas de uma vaca) é uma tarefa que exige algumas qualidades extras para um piloto. A magia de andar com um carro de corrida numa pista empoeirada é indescritível, e o ‘balé’ que a terra proporciona faz a adrenalina ir às alturas.
 
Decorar o traçado, pontos de frenagem e aceleração não são suficientes, pois, a cada volta, a pista está diferente e a briga com o volante é sempre grande, o que torna um luxo de pouquíssimos segundos segurá-lo em linha reta. A traseira sempre querendo passar a frente do carro é demais, e o prazer de ‘vencer’ esta batalha de uma fração de segundo dura pra sempre na memória.
 
Convido a todos para conhecerem o que é uma prova de velocidade na terra. Tenho absoluta certeza que vão ficar impressionados e encantados com o espetáculo que vão ver.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.