Com baixo custo e corridas em três países, F4 Sudam surge para suprir extinta F3 Sul-americana
Nova categoria contará com bom apoio tecnológico e terá baixo custo, vistando facilitar a transição do kart para os monopostos sem a necessidade de uma mudança precoce para a Europa. Etapas serão disputadas na Argentina, no Uruguai e no Brasil, em Curitiba
Sob o comando da F4 Motorsports – empresa formada para promover a categoria – e com chancela da FIA e da Codasur, o campeonato busca mais do que suprir a ausência da extinta F3 Sul-americana – cuja maioria esmagadora de pilotos, equipes e etapas já eram, mesmo, brasileiras. A ideia é agregar valor ao automobilismo da América do Sul como um todo, com as principais bases armadas na Argentina, no Uruguai e também no Brasil.
A F4 Sudam visa oferecer igualdade de condições para todos os competidores sob baixo custo. Os chassis serão fabricados pela empresa francesa Signatech, feitos em fibra de carbono. O câmbio será o Sadey SL66, enquanto os motores ficarão por conta da Fiat. O volante será o mesmo utilizado pela GP3 – uma forma de minimizar as distâncias entre a base do automobilismo daqui e da Europa, caminho natural dos talentos que aqui surgem.
A temporada completa custará US$ 80 mil – quase R$ 190 mil na conversão atual – e será disputada no formato de rodada dupla, totalizando 20 corridas em dez etapas. Cada fim de semana terá dois treinos livres, uma classificação e duas corridas – uma no sábado e outra no domingo. Na Argentina, as corridas farão a preliminar da Top Race, uma das principais categorias do automobilismo local, e terão transmissão ao vivo pela TV. Serão, ao todo, seis provas em território argentino, três no Uruguai e uma no Brasil, em Curitiba.
Ricardo Tedeschi, um dos representantes da categoria no Brasil, elogiou a iniciativa. “Todos os anos, o kartismo brasileiro forma excelentes pilotos, mas que muitas vezes não têm oportunidade de fazer a transição para os monopostos, seja por falta de recursos financeiros ou impossibilidade de transferência para outro continente”, explicou, realista. “A criação da F4 Sudam vem de encontro a essa necessidade.”
“Queremos transformar a categoria numa escola para jovens de 15, 16 anos. Vamos fornecer instrução técnica, de pilotagem, orientação sobre o uso da telemetria, entre outras ferramentas. O objetivo é preparar os pilotos para voos mais altos no futuro.”
Luigi Di Nizo, outro dos representantes brasileiros da categoria, deu mais detalhes. “O pacote técnico e os custos são imbatíveis em relação às categorias similares pelo mundo. Os pilotos precisavam de uma opção com valor próximo ao investimento de uma temporada de kart e que proporcionasse projeção e experiência, mas sem necessidade de abandonar os compromissos com escola ou mudança precoce para outros países”, disse.
“Para se ter uma ideia, a categoria está oferecendo testes com valores bem atrativos para os pilotos na pista sede, em El Pinar, no Uruguai. Nos próximos dias, quem quiser experimentar o carro terá um custo de US$ 1000 [pouco mais de R$ 2300] por aproximadamente 40 voltas. Isso é muito baixo, levando em conta os valores praticados atualmente pelas principais categorias do automobilismo mundial”, concluiu Di Nizo.
Calendário da temporada 2014 da F4 Sudam:
1 | 6 de abril | Uruguai | Mercedes |
2 | 4 de maio | Uruguai | El Pinar |
3 | 22 de junho | Argentina | Chaco |
4 | 3 de agosto | Argentina | Termas de Río Hondo |
5 | 24 de agosto | Argentina | San Luís |
6 | 14 de setembro | Argentina | a confirmar |
7 | 28 de setembro | Argentina | La Pampa |
8 | 19 de outubro | Brasil | Curitiba |
9 | 9 de novembro | Uruguai | Piriápolis ou Rivera |
10 | 14 de dezembro | Argentina | a confirmar |