Com pódio no sábado e dois top-5 no domingo, Petecof destaca “grande passo” na F4 Italiana

O piloto da Academia Shell Racing viveu uma boa jornada na penúltima etapa da temporada 2018 da F4 Italiana em Vallelunga. O próximo desafio agora é a rodada tripla derradeira do ano na F4 Alemã, no próximo fim de semana, em Hockenheim

Depois de um sábado muito bom com a conquista do segundo lugar na primeira corrida da etapa de Vallelunga da F4 Italiana, Gianluca Petecof manteve o bom rendimento nas duas provas realizadas neste domingo (16) no circuito italiano, localizado próximo a Roma. O paulista de 15 anos, membro da Academia Shell Racing e também da Academia de Pilotos da Ferrari, fechou as duas etapas em quinto lugar no geral e dois segundos lugares entre os estreantes. É a primeira temporada completa de Gianluca nos monopostos depois de uma carreira de êxito e muitos títulos no kartismo.
 
A primeira prova deste domingo foi realizado pela manhã em Vallelunga. Petecof largou em quinto, mas acabou caindo para sexto após a largada. Contudo, o brasileiro logo recuperou a posição com o carro #5 da Prema. Ao longo da prova, Gianluca impôs pressão para cima do italiano Leonardo Lorandi, mas cruzou a linha de chegada mesmo em quinto lugar. 
 
A vitória ficou com Olin Caldwell, um dos companheiros de equipe de Petecof, enquanto Enzo Fittipaldi, também parceiro de Gianluca na Prema, foi o segundo.
Gianluca Petecof destacou a jornada positiva vivida neste fim de semana na Itália (Foto: Prema Powerteam)

Já durante a tarde para a corrida derradeira do fim de semana, Petecof largou da quarta posição. Foi uma disputa mais difícil, com o brasileiro perdendo três posições ao fim da primeira volta. Mas ao longo da corrida, Gianluca conseguiu recuperar duas colocações e manteve o quinto lugar até ver a bandeira quadriculada depois de 19 voltas e quase meia hora de corrida.

 
Novamente, a vitória ficou com Caldwell, que cravou um fim de semana perfeito com três vitórias na rodada tripla de Vallelunga. Petr Ptacek, grande adversário de Petecof pelo título entre os novatos, foi o segundo, enquanto Enzo Fittipaldi foi o quarto.
 
Ao fim da rodada tripla, Petecof se mostrou satisfeito com a evolução que vem conseguindo ao longo do campeonato.
 
“Foi um bom fim de semana. Fui consistente de novo, consegui mais um pódio na corrida 1, mais dois top-5, foi bom mesmo. Demos um grande passo em termos de consistência, de acompanhar os líderes em todo o fim de semana. Ainda falta um pouco na parte da classificação para brigar em todas as corridas pela vitória e pelo pódio”, pontuou o jovem.
 
“Diminuímos a diferença novamente para meus concorrentes na quarta colocação no geral e no campeonato dos estreantes, o que foi bastante positivo. Agora é foco na última etapa do alemão para a etapa do próximo fim de semana, e também na etapa de Mugello”, complementou.
Petecof ressaltou a evolução obtida ao longo da sua primeira temporada nos monopostos (Foto: Prema Powerteam)

A classificação do campeonato após sete etapas disputadas pela F4 Italiana aponta Leonardo Lorandi como líder com 266 pontos, contra 257 de Fittipaldi e 228 de Caldwell. Ptacek é o quarto com 162 no geral, seguido por Federico Malvestiti, com 159, e Petecof em sexto com 128.

 
Entre os novatos, o tcheco Petr Ptacek lidera a tabela de pontos com 358 tentos, enquanto Gianluca soma 268. O brasileiro, contudo, disputou três corridas a menos, ficando fora da etapa de Monza em razão de uma lesão nas costas.
 
O próximo desafio de Gianluca Petecof é a rodada tripla derradeira da temporada 2018 da F4 Alemã, entre 20 e 22 de setembro, em Hockenheim. Pela F4 Italiana, a última etapa do campeonato está marcado para os dias 26 a 28 de outubro e vai ter lugar no tradicional circuito de Mugello.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.