Diante de “crise sem precedentes”, presidente da FIA alerta: “As prioridades vão mudar”

Em carta aberta para os membros da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Jean Todt ressalta a certeza de um novo mundo depois que a pandemia do novo coronavírus passar. E acredita que a FIA e a comunidade do esporte a motor vão ter de “pensar fora da caixa” para assimilar as mudanças que estão por vir

O grave momento que o mundo inteiro atravessa em vários aspectos em razão da pandemia do novo coronavírus traz preocupação também sobre o presente e o futuro do esporte a motor como todos conhecemos. Jean Todt, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), compartilhou com os membros da entidade a certeza que nada mais será como antes depois que tudo passar. O dirigente francês escreveu uma carta aberta pedindo a ânimo a todos para enfrentar o desafio e também considerou que o momento pede uma mudança de postura com a oportunidade de “pensar fora da caixa”.
 
“A crise pela qual estamos vivendo hoje é sem precedentes, e as consequências estão sendo sentidas em todo o mundo. Ontem na Ásia, hoje nos quatro cantos do mundo, ela desperta apreensão e preocupação. Nos obriga a questionar não somente nossas atividades do esporte a motor, mobilidade e turismo, mas também a evolução das nossas sociedades modernas. O Covid-19 está causando uma mudança sem precedentes no mundo tal como o conhecemos. As prioridades vão mudar”, escreveu Todt.
Jean Todt entende que o mundo vai mudar depois da pandemia do Covid-19 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
“Com as economias paralisadas e as cidades em silêncio, esta pandemia está desafiando certezas que pensávamos ser poderosas. A crise não é só uma crise sanitária, mas também uma crise financeira, social, política e humana. Juntos, devemos enfrentar e assumir esse imenso desafio”, ressaltou o dirigente, citando o momento sem atividades no automobilismo em razão da pandemia. Mas lembrou que os efeitos da pandemia são muito mais amplos.
 
“Fomos forçados a questionar não apenas as nossas atividades no esporte a motor, mobilidade e turismo, mas também como nossas sociedades modernas estão evoluindo”, pontuou.
 
“Da nossa parte, esperamos poder remarcar o maior número possível de corridas antes do fim do ano, mas ainda há muitas incógnitas antes de fazer algum anúncio, e a segurança dos nossos clubes, equipes e torcedores é nossa maior prioridade”, ressaltou Todt.
 
Na visão do principal dirigente do esporte a motor, o momento pede união e também reflexão. “Vamos superar essa crise e nos unir para enfrentar os desafios do amanhã, disso eu tenho certeza”.
 
“Para que este acontecimento não seja em vão, que possamos aprender também com ele. Que possamos nos permitir pensar fora da caixa, atuar de maneira diferente. Imaginemos outra maneira de conseguir resultados, em termos de segurança viária, por exemplo, ou da sustentabilidade financeira dos nossos campeonatos diante da provável redução dos orçamentos após o Covid-19”, escreveu.
 
“Precisamos encontrar novas maneiras de alcançar metas, no que diz respeito à segurança no trânsito, por exemplo, ou à sustentabilidade dos nossos campeonatos quando os orçamentos puderem ser reduzidos após o Covid-19. Espero muito que possamos sair disso mais fortes do que nunca e, novamente, quero reafirmar minha solidariedade com vocês nestes tempos difíceis. Cuidem de vocês, das suas famílias e amigos”, finalizou Jean Todt.
Paddockast #55
Um bate-papo com… RUBENS BARRICHELLO

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações se estiver doente.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.