Diretora de Spa-Francorchamps, Nathalie Maillet é assassinada em casa na Bélgica

Segundo o site belga SudInfo, Nathalie Maillet foi encontrada morta em sua casa na madrugada deste domingo. A publicação informa também que a diretora de Spa-Francorchamps foi vítima de crime de feminicídio

Vitor Fazio analisa: quais pilotos da Fórmula 1 deveriam considerar uma ida para a Fórmula E?

Uma tragédia chocou o universo do esporte a motor nesta manhã de domingo (15). Nathalie Maillet Dubois, de 51 anos, diretora do circuito de Spa-Francorchamps nos últimos cinco anos, foi encontrada morta em sua casa, localizada em Gouvy, na província de Luxemburgo, na Bélgica. A informação foi noticiada primeiro pelo site local SudInfo e confirmada por outros veículos de informação, como as emissoras belgas RTL e TV Lux.

As primeiras informações dão conta que Nathalie foi vítima de feminicídio. Segundo o site SudInfo, a diretora de Spa-Francorchamps estava ao lado de outra mulher, advogada oriunda de Bruxelas, cujo nome não foi divulgado, quando seu marido, o ex-piloto belga Franz Dubois, chegou à residência. Armado, Franz atirou contra as duas mulheres e se matou logo depois, segundo a publicação.

O Ministério Público confirma que houve um duplo homicídio e um suicídio em Gouvy por volta de meia-noite, mas não confirmou ainda a identidade das vítimas.

NATHALIE MAILLET; SPA-FRANCORCHAMPS;
Diretora de Spa-Francorchamps há cinco anos, Nathalie Maillet foi assassinada neste domingo (Foto: Divulgação)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

“Os corpos sem vida de duas mulheres e um homem foram descobertos pela polícia em uma casa em Gouvy, todos os três com ferimentos a bala. De acordo com as primeiras informações coletadas, o indivíduo de gênero masculino o fez de forma proposital, com uso de sua arma em relação às duas mulheres, entre as quais estava sua esposa, resultando na morte delas, antes do suicídio”, diz a nota emitida pelo Ministério Público local.

O crime aconteceu horas antes do desfecho do Rali de Ypres, oitava etapa da temporada 2021 do WRC, que teve como palco da sua especial justamente o circuito de Spa-Francorchamps, neste domingo. Melchior Wathelet, presidente e responsável direto pela gestão do autódromo, lamentou a perda de Nathalie Maillet.

“Estamos tristes, obviamente. Todos os nossos pensamentos, em primeiro lugar, para a família de Nathalie, para seus entes queridos. Para quem a conhece, o circuito é parte integrante da família dela. É aqui que ela gostava de estar, onde gostava de passar o tempo, e é verdade que hoje, apesar da bela festa do WRC, é um dia difícil. Um dia difícil, doloroso e estamos todos tristes pelo que aconteceu”, disse Wathelet à RTL belga.

“Ela era uma pessoa que tinha realmente o automobilismo nas veias. O DNA dela era o automobilismo, com projetos e ambição para o circuito. Ela queria que esse circuito, que é o mais lindo do mundo, fosse ainda mais. E ela tinha projetos. Conversamos com nossa equipe e devemos continuar a manter sua vida aqui. Ela está aqui, encarnou no circuito. Devemos fazê-lo viver como ela gostaria que assim fosse. Ela teve projetos lindos, e nós temos de realizar. Sempre vai ter essa pequena parte da Nathalie dentro do circuito. É um dia difícil”, se emocionou o presidente de Spa.

A administração de Spa-Francorchamps emitiu um comunicado para lamentar a trágica morte da sua diretora. “É com grande tristeza que a equipe do circuito de Spa-Francorchamps foi informada da morte de Nathalie Maillet, CEO. Neste dia tão triste, todos os colaboradores apresentam suas mais sinceras condolências aos familiares e aos amigos de Nathalie. O Circuito, mas também o automobilismo como um todo, perdeu hoje uma mulher apaixonada, forte nas suas convicções e sempre com um olhar para o futuro”.

Com origem em uma família de pilotos, Nathalie Maillet se formou mesmo em arquitetura, pela Universidade de Londres. Mas sempre a belga esteve envolvida, de alguma forma, com o esporte a motor. Aos 33 anos, se matriculou em uma escola de pilotagem e inclusive ganhou corridas, como na tradicional Fan Cup, em 2006.

Nomeada como CEO de Spa-Francorchamps em junho de 2016, Maillet estava na linha de frente na preparação para os eventos de centenário do circuito e foi também a responsável por liderar os trabalhos de homologação da pista perante a Federação Mundial de Motociclismo. O circuito vai receber, em 2022, as 24 Horas de Spa para motos.

POR QUE VETTEL SE TORNOU O PILOTO MAIS NECESSÁRIO À F1 | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.