Domenicali pretende estabelecer limite de idade para categorias de base tendo em vista evitar ‘encostos’

Stefano Domenicali, presidente da Comissão de Monopostos da FIA e responsável pelo desenvolvimento das novas categorias de base da F1, não quer que os pilotos permaneçam por muitos anos na mesma categoria de base. Segundo ele, isso mostra que há alguma coisa errada com o sistema

Presidente da Comissão de Monopostos da FIA e responsável pelo desenvolvimento das novas categorias de base da F1, Stefano Domenicali se mostrou favorável a colocar limites de tempo e idade para pilotos permanecerem em cada uma das categorias, a F2, a F3 e a F4.
 
Segundo o ex-chefe da Ferrari, se pilotos ficarem por muito tempo nas categorias de base sem conseguirem evolução, significa que alguma coisa está errada, pois os competidores não estão crescendo. 
Calma, Stefano Domenicali (Foto: Getty Images)
"Não queremos que os campeonatos de base – a F3, até a F4 e no futuro a F2 – tenham pilotos que fiquem por muitos e muitos anos. Isso significa que há algo que não está certo", disse à revista inglesa 'Autosport'.
 
"Se o sistema estiver correto, vai fazer os pilotos crescerem. E para outros que não estão no nível para avançar, existem campeonatos fora dessa ladeira que dão a eles chances de guiar" seguiu.
 
"Estamos pensando numa forma de trabalhar quantos anos de campeonato você pode fazer e qual idade, porque precisamos ter certeza de que há uma capacidade clara de avanço à frente", encerrou.
 
Esse ano, um bom exemplo é o de Felix Rosenqvist, na F3 Europeia, que está no quinto ano na categoria. Outro no quinto ano na categoria onde está é Julián Leal, na GP2.
NA TRILHA DA RIVAL

Sebastian Vettel afirmou que ainda vai levar algum tempo para que a Ferrari de fato consiga brigar de igual para igual com a Mercedes, apesar do impressionante início de temporada da equipe italiana em 2015 na F1. Apesar da competitiva temporada, Seb se disse consciente de que alcançar os atuais campeões no restante do ano não será uma tarefa das mais fáceis. "Estamos tentando incomodar a Mercedes e precisamos ficar sempre por perto, para atacar se algo der errado com eles"

VAI REAGIR

Passadas as primeiras quatro corridas da temporada 2015 do Mundial de F1, o cenário dentro da Mercedes é amplamente favorável a Lewis Hamilton contra Nico Rosberg. O atual campeão do mundo venceu três corridas (Austrália, China e Bahrein) e soma 93 pontos. O alemão, por sua vez, tem como melhores resultados dois segundos lugares (Melbourne e Xangai) e, apesar de ser o vice-líder do campeonato, está bem atrás do companheiro de equipe, com 66 pontos. A grande diferença entre Lewis e Nico, no entanto, não mexe com Toto Wolff. O chefe de equipe da Mercedes acredita que Rosberg poderá virar o jogo e se tornar efetivamente um postulante ao título 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.