Don Panoz, famoso pelo envolvimento e apoio ao automobilismo americano, morreu nesta terça-feira (11) aos 83 anos. O empresário da área farmacêutica, que depois viria a descobrir a paixão por carros, não sobreviveu ao tratamento de um câncer em estado avançado no pâncreas.
"Nas primeiras horas desta manhã de terça-feira, Don Panoz descansou em paz na sua casa em Duluth, na Geórgia. Após uma pequena batalha contra um câncer no pâncreas, fumou seu último cigarro e disse adeus ao mundo cercado por sua amada família. Possivelmente mais celebrado por salvar as corridas do SportsCar norte-americano ou inventar o emplastro dermatológico, aqueles que o conheciam e sabiam de seus hábitos de fumar o viam como alguém que questionava normas. Se alguém o dissesse ‘não’, ele falava ‘sim’. Essa era a personalidade e a motivação por trás de um homem que, seguramente, deixa um legado de sucesso e desenvolvimentos tecnológicos não apenas em uma indústria, mas várias", disse o comunicado assinado pela montadora Panoz.
O Panoz Esperante GTR-1 foi sétimo nas 24 Horas de Le Mans de 1998 (Foto: Reprodução/Wikimedia)
O envolvimento de Panoz com o automobilismo só começou aos 54 anos, em 1989, quando fundou uma companhia com o objetivo de desenvolver carros de corrida. O Panoz Esperante GTR-1 se tornaria a principal estrela na área, conseguindo bons resultados nas 24 Horas de Le Mans – em 1998, o trio David Brabham, Andy Wallace e Jamie Davies levou o modelo ao honroso sétimo lugar na classificação geral. Em 2006, o Esperante GT-LM triunfou na classe GT2 da prova francesa. Na Indy, a companhia também desenvolveu o DP01, último carro da era ChampCar.
Mas talvez a principal contribuição de Panoz para o automobilismo não tenha sido como dono de montadora, mas sim como empresário. Em 1996, Don comprou e modernizou o autódromo de Road Atlanta, um dos mais conhecidos mistos dos Estados Unidos. A grande manobra viria em 1999: depois de apoiar a criação da prova de Petit Le Mans, Don fundou a American Le Mans Series, com regulamento semelhante ao do endurance europeu.
O campeonato floresceu, se consolidando como o principal de endurance dos Estados Unidos até 2013, a última temporada. A American Le Mans Series passou por fusões e transformações, servindo como embrião para o SportsCar, que herdou a condição de ápice do endurance americano.
Arie Luyendyk com o chassi Panoz (Foto: IndyCar)