Enzo Fittipaldi vence sob chuva na corrida 3 em Mugello, derrota Lorandi e leva título da F4 Italiana

Enzo Fittipaldi superou as condições climáticas e os ataques do compatriota Gianluca Petecof para vencer em Mugello. O resultado, aliado ao quinto lugar de Leonardo Lorandi, deu o título da F4 Italiana ao neto de Emerson

O domingo (28) trouxe o título de um piloto brasileiro no automobilismo europeu. Enzo Fittipaldi, neto de Emerson, voltou a vencer na corrida 3 da Fórmula 4 Italiana no circuito de Mugello. O resultado, combinado com o quinto lugar do rival Leonardo Lorandi, significou a conquista do primeiro título de Enzo nos monopostos. É, também, a primeira vez que um brasileiro conquista o título da F4 Italiana. 
 
Fittipaldi começou o fim de semana como vice-líder da F4 Italiana, precisando descontar a vantagem de nove pontos de Lorandi. Depois de uma primeira corrida em que nenhum dos dois pontuou, Pietro reagiu: o brasileiro venceu após uma disputa apertada na prova 2, com apenas 0s002 de vantagem. Na 3, a chuva deu tons dramáticos, mas não a ponto de impedir o triunfo decisivo.
 
Fittipaldi precisou se defender do também brasileiro Gianluca Petecof, que vinha em segundo. Quando Enzo começava a abrir vantagem, um safety-car reagrupou todos. A sorte do líder é que a corrida mal recomeçaria: após a relargada, novos incidentes sob chuva forte forçaram uma bandeira vermelha. As condições não voltariam a permitir bandeira verde – uma péssima notícia para Lorandi, preso em quinto. A prova foi abortada, o que permitiu que Enzo se consagrasse campeão.
Enzo Fittipaldi levou o título da F4 Italiana (Foto: Reprodução/Twitter)

Petecof seguiu em segundo, fechando seu melhor fim de semana na temporada – três pódios em três corridas, um deles com vitória. Olli Caldwell completou o pódio na terceira posição. Petr Ptáček foi quarto, na frente de Lorandi.

 
Enzo encerra a campanha na F4 Italiana com sete vitórias e 12 pódios. Na F4 Alemã, que o piloto de 17 anos disputou também ao longo da temporada, Fittipaldi terminou em terceiro lugar, consolidando um grande ano. O brasileiro ainda não tem planos firmados para a temporada 2019.
Enzo vibrou muito com a conquista confirmada neste domingo em Mugello. “Estou muito emocionado. É realmente a realização de um sonho. Quero agradecer toda a equipe Prema Powerteam, à Ferrari Driver Academy, meus patrocinadores e minha família. Foi um ano incrível, com sete vitórias no campeonato italiano, e terminando o ano com o primeiro lugar em uma prova bem difícil na chuva. O desempenho no treino classificatório aqui em Mugello também foi muito importante, conquistando as três poles”.
 
“Foi uma temporada de grande sucesso, com vitórias nos dois campeonatos e o título na F4 Italiana. Este é apenas meu segundo ano correndo em fórmulas, e esta conquista certamente será muito importante para seguirmos os próximos passos em minha carreira. Agora é hora de comemorar este importante passo e seguir rumo a novos desafios”, complementou o mais novo campeão.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.