Ex-piloto da Stock Car e envolvido em operação fraudulenta no Ceará, Hybernon Cysne é baleado e perde visão

Paulista radicado no Ceará, Hybernon Cysne, que competiu na Stock Car entre 2006 e 2008, foi baleado em uma suposta queima de arquivo em Fortaleza na última quinta-feira (21). O empresário, suspeito de participação em um golpe milionário nos cofres da Caixa Econômica Federal, sofreu um tiro no rosto e perdeu um olho

Ex-piloto da Stock Car e atualmente empresário, Hybernon Cysne, paulista radicado no Ceará, sofreu um atentado a bala na tarde da última quinta-feira (21), enquanto visitava o apartamento da mãe, em Fortaleza, e acabou perdendo a visão de um olho. Aos 46 anos, Hybernon é investigado pela Polícia Federal por um suposto envolvimento em um golpe milionário na Caixa Econômica Federal e é monitorado com uma tornozeleira eletrônica. Segundo o diário cearense ‘O Povo’, Cysne deu entrada no Instituto Doutor José Frota com um ferimento à bala no rosto que acabou por atingir também o globo ocular.

Além de ter competido na Stock Car de forma efetiva entre 2006 e 2008 pela equipe Powertech, Hybernon traz uma carreira de certa solidez no automobilismo nacional. No Ceará, Cysne venceu seis vezes os 100 Km de Kart. Disputou também a F3 Sul-Americana e a Stock Car Light, além de ter competido em corridas esporádicas nos Estados Unidos e na Europa.

Hybernon Cysne é baleado; a suspeita é de queima-de-arquivo (Foto: Stock Car)

Ainda segundo o diário, Hybernon estava na varanda quando foi alvejado, na região do bairro Meireles, zona nobre de Fortaleza. O empresário caiu do primeiro andar e bateu a cabeça. Logo, Cysne foi socorrido e encaminhado ao IJF para os primeiros socorros. O hospital confirmou o internamento e informou que a condição de saúde do ex-piloto, que se encontra atualmente em observação, é estável.

Hybernon é alvo de investigação da Polícia Federal por meio da Operação Fidúcia. O empresário é suspeito de ter aliciado ‘laranjas’ no esquema de fraude nas operações de crédito da Caixa Econômica Federal, levantando entre R$ 20 milhões e R$ 100 milhões entre 2013 e 2014. O empresário estava preso no Rio de Janeiro e havia sido transferido para Fortaleza e solto, por meio de um habeas corpus, em 30 de abril. Em liberdade provisória, Cysne é monitorado pela PF por uma tornozeleira eletrônica.

Segundo o jornalista Fernando Ribeiro, as autoridades policiais de Fortaleza trabalham com duas linhas de investigação para elucidar o caso: uma delas caminha na tentativa de suicídio, mas nenhuma arma de fogo foi encontrada no apartamento. A outra aponta para uma tentativa de assassinato, provavelmente motivada por vingança ou, ainda, queima de arquivo.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, a quadrilha era formada por empresários e altos funcionários da própria Caixa. Os agentes ativos do golpe falsificavam documentos e entregavam ao banco estatal para a abertura de processos de financiamentos de altos valores. Os funcionários da Caixa aprovavam os financiamentos, mesmo tendo consciência de que eram documentos frios, mediante propinas milionárias.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.