FIA anuncia junção de duas categorias e cria Fórmula Regional Europeia para 2021

A FIA decidiu mudar algumas coisas em categorias inferiores, juntou dois certames e criou a Fórmula Regional Europeia para 2021. Jean Todt, presidente da entidade, disse que o objetivo é criar novos caminhos para os jovens pilotos alcançarem a Fórmula 1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou neste sábado (30) a junção de duas categorias inferiores do esporte a motor. A Fórmula Regional Europeia vai se fundir com a Fórmula Renault Eurocup para a criação da Fórmula Regional Europeia.

A mudança foi informada em Ímola, logo após o único treino livre da Fórmula 1 no circuito. As duas categorias ocupam uma posição entre a Fórmula 3, que substituiu a GP3 em 2019, e a Fórmula 4. Os carros vão ter chassis da Renault, com novos carros depois feitos pela Alpine.

De acordo com o regulamento prévio para 2021, até 36 carros serão permitidos no grid, sendo que cada equipe pode ter apenas três pilotos. Caso o time queira abrir uma quarta vaga, precisará ser uma pilota. O campeonato terá dez rodadas duplas, sendo três já definidas em circuito italianos.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

A F-Regional Europeia vai mudar de nome em 2021 (Foto: Formula Regional Europeia/RF1)

“A criação da nova Fórmula Regional Europeia by Alpine, certificada pela FIA, é outro passo significante para refinar o caminho até o auge do esporte a motor, a Fórmula 1. Vai se juntar com as Fórmulas Regionais nas Américas, Ásia e Japão, formando uma plataforma global de desenvolvimento de jovens pilotos”, disse Jean Todt, presidente da FIA.

“Gostaria de agradecer Renault, Alpine e ACI por permitirem essa união e estou ansioso para ver futuros campeões trilhando neste novo campeonato”, completou o chefão da entidade.

Atualmente, dois pilotos brasileiros estão envolvidos com essas competições. Na Fórmula Regional Europeia, Gianluca Petecof é o líder do certame. Na Fórmula Renault Eurocup, Caio Collet é o vice-líder, brigando pelo título contra o francês Victor Martins.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube