FIA detalha busca por diretor-executivo e visa perfil com “pouco ego e abordagem humilde”

Entidade está à procura de CEO "apaixonado por automobilismo" para gerenciar finanças e modernizar a organização. Órgão regulador passou por outras mudanças técnicas recentemente

LECLERC JÁ É FAVORITAÇO AO TÍTULO DA FÓRMULA 1 NA TEMPORADA 2022?

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ofereceu mais detalhes de sua busca por um diretor-executivo, por meio de uma nota com especificações e requisitos para a função. Eleito em dezembro passado, o presidente da entidade Mohammed Ben Sulayem traçou como objetivo a criação do cargo para que o órgão regulador conseguisse manter controle mais rígido de suas finanças.

As buscas começaram em fevereiro deste ano, quando Ben Sulayem criou o Grupo de Trabalho de Recrutamento, com a finalidade de determinar as capacidades técnicas e deveres exatos do cargo. Atualmente, é a agência Russell Reynolds Associates que comanda a procura pelo CEO.

Na especificação da função, a FIA e a Russell Reynolds Associates afirmam que “desejam recrutar um líder comercialmente orientado e transformador, para modernizar a organização e aumentar o valor que oferece aos seus diversos membros em todo o mundo”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Mohammed Ben Sulayem preside a FIA desde o fim de 2021 (Foto: Reprodução/FIA)

“O presidente da FIA e a liderança eleita definem a visão e a política da FIA. O CEO será responsável por desenvolver a estratégia da organização para entregar essa visão e pelo desempenho operacional e financeiro bem-sucedido de uma administração integrada e alinhada”, também diz a nota.

Ainda de acordo com as especificações, a FIA está atrás de candidatos com pouco ego e abordagem humilde, que reconheçam que o órgão regulador “existe para apoiar seus membros globais”. Além disso, o anúncio pede por um profissional que possa incentivar a equipe e que celebre e apoie o sucesso da entidade.

Mesmo não pedindo experiência muito relevante na área – ainda que reconhecendo vantagem aos candidatos que puderem oferecer tal quesito -, a FIA visa contratar um diretor-executivo “apaixonado por automobilismo e/ou a transformação da mobilidade global e seus importantes papéis na sociedade”. A prioridade, entretanto, é “ter experiência de liderança executiva sênior em um negócio comercial internacional ou organização complexa de escala comparável à organização administrativa da FIA”.

Recentemente, a entidade realizou alterações em seu corpo técnico. Enquanto Gian Carlo Minardi assumiu o posto de presidente da comissão de monopostos após eleição virtual do Conselho Mundial do Esporte a Motor, Francois Sicard – diretor-geral da DAMS e com extenso currículo no automobilismo – foi indicado como novo diretor-esportivo do órgão regulador.

FÓRMULA 1 2022: RÁDIO MISTERIOSO DE HAMILTON ERA EXIGÊNCIA POR FAVORECIMENTO NA MERCEDES?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.