Fraga vence duas corridas em Hampton Downs e lidera Toyota Racing Series

Igor Fraga vai se convertendo no grande destaque do automobilismo brasileiro na base neste início de 2020. Com uma campanha de grande destaque na Nova Zelândia, o piloto venceu duas das três provas no último fim de semana em Hampton Downs e assumiu a liderança do Toyota Racing Series. Caio Collet garantiu dois quartos lugares e um sexto

A Oceania foi o centro do automobilismo neste fim de semana. Enquanto nas 12 Horas de Bathurst, na Austrália, Felipe Fraga brilhou na sua estreia no Intercontinental GT Challenge, na Nova Zelândia, outro brasileiro de mesmo sobrenome, Igor Fraga, foi o grande nome do fim de semana de disputa da terceira rodada tripla do Toyota Racing Series, tradicional e forte torneio de verão. Com um grid formado com alguns dos nomes de mais destaque nas categorias de base do automobilismo, o brasileiro nascido no Japão alcançou, em Hampton Downs, sua melhor performance no campeonato ao vencer duas das três corridas da etapa, sendo uma no sábado e outra no domingo (2). A segunda prova da jornada foi vencida pelo argentino Franco Colapinto.
 
A atuação de gala de Fraga em Hampton Downs começou na corrida de sábado. O brasileiro largou em terceiro, atrás do pole, o tcheco Petr Ptacek, e de Liam Lawson, então líder do campeonato. Com grande largada, Igor conseguiu assumir a ponta e não mais ser superado ao longo das 20 voltas seguintes. Fraga cruzou a linha de chegada com 2s854 de vantagem para Lawson, enquanto Ptacek fechou em terceiro, seguido por Caio Collet e Colapinto.
 
Na segunda corrida, disputada na manhã de domingo, o grid foi definido com base no resultado da primeira prova e o grid invertido do primeiro ao sexto colocado. Assim, Fraga largou em sexto, com Lawson e Ptacek um pouco mais à frente, Collet em terceiro, Colapinto em segundo e, na ponta, o francês Oliver Rasmussen.
Igor Fraga é o novo líder do Toyota Racing Series (Foto: Toyota Racing Series)
Aos 16 anos, Colapinto, que conta com forte apoio da Toyota Gazoo Racing da Argentina, não tomou conhecimento de Rasmussen e fez a ultrapassagem na primeira curva. Outro que fez boa largada foi Lawson, que pulou de quinto para terceiro, enquanto Fraga avançou para quinto. Quem não levou sorte foi Collet, que se envolveu em um incidente com Yuki Tsunoda na largada e perdeu terreno, com o japonês sendo julgado como culpado pelo contato. Tsunoda sofreu assim uma punição de 10s.
 
Nas voltas finais, Lawson fez uma ousada manobra de ultrapassagem e conquistou a segunda colocação, deixando Lawson para trás. Colapinto, contudo, resistiu à pressão imposta pelo neozelandês e tornou-se o quinto vencedor diferente no campeonato. Fraga cruzou a linha de chegada em quinto, atrás de Tsunoda, mas subiu uma posição por conta da punição imposta ao japonês. Assim, Collet finalizou em sexto.
 
A terceira prova do fim de semana foi de perfeição para Fraga: pole-position, vitória e volta mais rápida. A disputa valeu também pelo Troféu Denny Hulme, homenagem ao único neozelandês campeão mundial de F1.
 
Igor sempre permaneceu na ponta, ainda que tenha sofrido forte pressão de Lawson no começo. A prova teve três intervenções do safety-car. O primeiro veio quando Emilien Denner ficou com o carro parado na segunda curva. O segundo mudou os rumos do campeonato depois que Lawson enfrentou problemas no carro, ficou lento na pista e acabou sendo acertado por Spike Kohlbecker. Outro incidente, ocorrido na relargada, envolveu três carros, pilotados por Ido Cohen, Axel Gnos e Rui Andrade.
 
A direção de prova teve de acionar a bandeira vermelha para limpar a pista e proporcionar um desfecho de corrida em bandeira verde. Com 12 pilotos na pista, Fraga controlou a vantagem para terminar novamente com a vitória, seguido por Grégoire Saucy e Yuki Tsunoda. Collet completou em quarto, enquanto Lirim Zendeli fechou o top-5.
Caio Collet viveu uma jornada complicada no fim de semana (Foto: Toyota Racing Series)
“Foi especialmente apertada. No começo, tive muita pressão de Liam. Acho que demos espaço suficiente um ao outro para competir. E, no fim das contas, vencer assim é muito, muito especial”, vibrou o brasileiro. “A partir daqui, precisamos manter o ritmo”, complementou.
 
Por outro lado, Collet não se mostrou tão contente com sua jornada em Hampton Dows. “Foi um fim de semana difícil. Não tivemos um bom ritmo desde o início dos treinos e não conseguimos encontrar o acerto ideal. Tomamos as decisões erradas em alguns momentos em termos de acerto e isso influenciou, bastante, principalmente nas tomadas. Depois, nas corridas, não tínhamos muito como melhorar. Até tentamos uma estratégia diferente com relação aos pneus para a corrida 2, mas o acidente na largada atrapalhou tudo”, disse.
 
“No geral, até conquistamos bons pontos. Mas precisamos trabalhar para melhorar, principalmente nos classificatórios. As pistas aqui são bem curtas, e a tomada [de tempos] faz a diferença”, completou Caio.
 
Com nove corridas disputadas, Fraga agora é o líder do campeonato e soma 219 pontos, contra 202 de Lawson e 169 de Saucy. Colapinto aparece em quarto com 163, seguido por Tsunoda, com 154, e Collet, com 146. A próxima rodada tripla do Toyota Racing Series está marcada para Pukekohe, entre 8 e 9 de fevereiro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.