Fundador da DAMS, Jean-Paul Driot morre aos 68 anos após luta contra doença

Jean-Paul Driot fundou a DAMS em 1988, então ao lado do ex-piloto René Arnoux, em 1988. Em três décadas, formou mais de 30 pilotos que passaram pela F1 e venceu 25 títulos em diversas categorias

O mundo do esporte a motor acordou com uma notícia triste: morreu, aos 68 anos, Jean-Paul Driot, fundador da DAMS e uma das figuras mais empenhadas no desenvolvimento de jovens pilotos. O francês foi entusiasta da Fórmula E nos últimos anos e ainda é o chefe de equipe com mais vitórias e títulos no campeonato. Nos últimos meses, Driot lutava contra a doença não-definida – embora a compreensão é que se trava de um câncer – e estava afastado das corridas.
 
Driot, então ao lado do ex-piloto René Arnoux, criou a equipe em 1988 e alinhou o time no grid das mais importantes categorias-satélite do automobilismo europeu. Ao todo, 31 pilotos que passaram pela DAMS chegaram à Fórmula 1. Atualmente no grid, Carlos Sainz, Romain Grosjean, Kevin Magnussen, Pierre Gasly e Alexander Albon passaram pelo francês. Os campeões mundiais de endurance, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, também passaram pelas mãos dele.
 
Quando a Fórmula E nasceu, Driot ficou animado com o novo campeonato e costurou uma parceria com a Renault para que a DAMS fosse equipe oficial. Deu muito certo: com ele sempre presente, a Renault e.dams ganhou três títulos de Equipes e um de Pilotos, com Buemi, antes de virar Nissan e.dams. Mesmo doente, Driot fez a aparição final dele em corridas no eP de Berna do último dia 22 de junho. 
Jean-Paul Driot (Foto: FE)

"É com grande pesar que a Driot Associés Motor Sport (DAMS) anuncia que seu fundador e dono, Jean-Paul Driot, morreu aos 68 anos de idade. Jean-Paul perdeu a batalha contra a doença com que lutava nos últimos meses. Nossas sinceras condolências à esposa, Geneviéve, e aos dois filhos, Oliver e Gregory", disse a equipe em comunicado oficial.

 
"Sob o comando de Jean-Paul, a DAMS venceu 13 títulos de Pilotos e 12 de Equipes, incluindo 147 provas na F3000, World Series, GP3, GP2, F2 e Fórmula E desde que o time foi criado em 1988. Jean-Paul supervisionou o desenvolvimento de muitos talentos no caminho para a F1", seguiu. 
 
"Toda a equipe DAMS dedica a vitória de Nicholas Latifi e o pódio de Sérgio Sette Câmara na Hungria à memória de Jean-Paul", finalizou.
 
Sérgio Sette Câmara é piloto da DAMS na F2 nesta temporada. Além dele, Felipe Nasr, Tarso Marques Bruno Baptista e Lucas Foresti são outros que também passaram pelo guarda-chuvas do time francês.

Paddockast #27
Schumacher e Vettel: UNIDOS POR UM RECORDE

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.