Governo do Ceará agenda leilão do autódromo de Eusébio para 10 de dezembro
Autódromo de Eusébio, no Ceará, teve data do leilão agendada oficialmente para dezembro. Lance inicial é de R$ 61 milhões
O Governo do Ceará agendou, para o próximo dia 10 de dezembro, o leilão para a venda do terreno do Autódromo Internacional Virgílio Távora, localizado em Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado. O circuito, inaugurado em 1969, é o mais antigo do nordeste brasileiro e já recebeu provas de endurance, Stock Car, Copa Truck, motovelocidade e outras categorias nacionais e internacionais.
O leilão é encomendado pela CearaPar, empresa responsável por gerir os ativos públicos do estado. Como o autódromo é considerado não operacional pelo governo, a intenção é de se desfazer do terreno. Em 29 de agosto, a companhia anunciou o leilão do autódromo nas redes sociais e colocou o circuito em uma lista de “imóveis em destaque para negociação” em seu site. O lance inicial é de R$ 61 milhões.
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Essa, porém, não é a primeira vez que o Autódromo Virgílio Távora se encontra nesta situação. Em julho de 2019, o circuito apareceu em uma lista de nove imóveis que o estado do Ceará pretendia vender para arrecadar, ao todo, R$ 700 milhões. Ao GRANDE PRÊMIO, a Federação Cearense de Automobilismo (FCA) contou que aquela primeira tentativa de leilão “foi deserta”.
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Com isso, o autódromo atualmente é administrado pela Secretaria de Esportes do Estado do Ceará (Sesporte) em parceria com a FCA, que fica responsável pela manutenção do circuito.
Ao GRANDE PRÊMIO, a FCA afirmou que houve uma “repercussão negativa muito grande” com a publicação da CearaPar no final de agosto. A Federação Cearense, junto da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), segue em conversas com o estado do Ceará para trabalhar na revitalização do autódromo.
O Autódromo Virgílio Távora recebeu este nome em homenagem ao ex-governador cearense, que ocupou o cargo por dois mandatos: de 1963 a 1966 e entre 1979 e 1982. Ele já foi palco de provas de automobilismo, ciclismo e motociclismo, além de também já ter contado com apresentações de manobras para carros, motos e caminhões. A primeira prova realizada por lá foi o GP Ministro Mário Andreazza, que aconteceu justamente no dia da inauguração, em 1969. O vencedor da corrida foi Luís Pereira dos Santos, mais conhecido como Lulu Geladeira, que pilotava um Puma Spartano.
Em 1970, o Autódromo Virgílio Távora recebeu a primeira prova internacional: uma etapa da Fórmula Ford, que terminou com vitória do brasileiro Emerson Fittipaldi. Em 1997, através de uma cooperação técnica entre a Secretaria do Turismo do Ceará, a Petrobras e a FCA, aconteceu uma das maiores reformas da história do local. A reinauguração veio em novembro daquele ano, com a realização das 6H do Ceará, etapa vencida pela BMW de Nelson Piquet e Ruyter Pacheco após 237 voltas.
Segundo dados da Secretaria de Esportes do Ceará, a pista já recebeu 15 provas e campeonatos: o Grande Prêmio Ministro Mário Andreazza, as 6 Horas do Ceará, as 3 Horas do Ceará, arrancada, CTM2000, Endurance, Fórmula 3, Fórmula Ford, Copa Truck, Fórmula V1.8, motovelocidade, Pick-up Racing, Stock Car, Superturismo, e Turismo.
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