7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Outras

Governo Federal oficializa entrega de terreno para construção de autódromo no Rio de Janeiro

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes afirmou que quer tirar a F1 de São Paulo e levá-la de volta para a capital fluminense

 

A promessa de que o Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, só seria demolido quando uma nova praça estivesse pronta não foi cumprida – o tradicional circuito carioca já está em processo de desconstrução para dar lugar ao Parque Olímpico, visando as Olimpíadas do Rio 2016. Nesta sexta-feira (9), porém, o automobilismo fluminense ganhou uma sobrevida com a oficialização da transferência do terreno de Deodoro para as mãos do Ministério do Esporte, permitindo a construção do novo autódromo – antes ele pertencia ao Ministério da Justiça e servia de base para treinamentos militares.

O evento que lançou a pedra fundamental para a construção da pista em Deodoro contou com as presenças de autoridades como o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e o presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Cleyton Pinteiro.

Thiago Camilo venceu a última prova nacional em Jacarepaguá, válida pelo Brasileiro de Marcas (Foto: Duda Bairros/ Vicar)

O prefeito carioca voltou a demonstrar interesse em atrair a F1 de volta para sua cidade. “Uma cidade que quer ser palco de grandes eventos precisa ter um autódromo. O Rio vai ter o mais moderno do Brasil em pouco tempo. Mais adiante, pretendo começar uma negociação para trazer a F1 para cá”, declarou Paes, em entrevista a jornalistas presentes no evento. A categoria máxima do automobilismo correu em Jacarepaguá em 1978 e entre 1981 e 1989. A pista também recebeu, posteriormente, provas da Indy e da MotoGP.

Em julho, a informação de que o terreno prometido para a construção do novo autódromo era um campo minado fez muitos duvidarem de que a palavra das autoridades realmente seria cumprida. Na ocasião, um militar morreu e outros dez ficaram feridos em decorrência de uma explosão. O exército admitiu que mais explosivos estão enterrados no local, mas garantiu que as buscas estão em andamento e que equipamentos estão sendo importados para ajudar a resolver esse problema.

O objetivo do Ministério do Esporte e do governo estadual é concluir o processo licitatório até julho de 2014. Depois disso, o novo prazo estabelecido para a conclusão do circuito é o fim primeiro semestre de 2014, mas a operação total do complexo – que ainda inclui estruturas de hipismo, tiro e o parque radical das Olimpíadas de 2016 – está prevista para o início de 2015. Sem o projeto-executivo completamente definido, valores ainda não podem ser divulgados, mas o Ministério do Esporte reservou R$ 500 milhões para a realização dos trabalhos.

Até que o autódromo de Deodoro esteja apto para receber competições, as provas dos campeonatos regionais do Rio de Janeiro, organizadas pela FAERJ, devem acontecer na cidade mineira de Santa Luzia. Lá, o Megaspace foi ampliado e reinaugurado recentemente. Santa Luzia está a 500 km da capital fluminense.