Interlagos fica com buraco na pista após vazamento em galeria de águas pluviais

De acordo com Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, buraco foi aberto para reparo numa galeria subterrânea na altura do Laranjinha

Mercedes colocou o W13 pra dar umas voltinhas em Silverstone (Vídeo: Mercedes)

O autódromo de Interlagos está com um buraco na pista bem na altura da Curva do Laranjinha. O rombo no asfalto apareceu na manhã deste sábado (19) e obrigou a administração do circuito em agir rapidamente para permitir as atividades da FVee e do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, que correm na pista neste fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.
Hamilton aprova W13, mas pede mudança “num monte de pequenas coisas”

O buraco foi feito após a pista ceder naquele ponto. De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo, em declaração ao GRANDE PRÊMIO, a situação foi causada por um vazamento numa galeria de águas pluviais que fica naquele ponto da pista.

“A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informa que em função das chuvas foi aberto um buraco na parede de uma galeria de águas pluviais de aproximadamente 50 cm por 20 cm no lado externo da curva do Laranjinha”, afirmou.

O buraco na pista de Interlagos na altura do Laranjinha (Foto: Fernando Santos/Divulgação FVee)

“O departamento de engenharia já fez um primeiro reparo para vedar o buraco da galeria e as providências já estão sendo tomadas para resolver o problema”, prometeu.

De fato, nas imagens do rombo é possível ver uma galeria subterrânea com uma alta parede de tijolo. Um dos pilotos da FVee é o engenheiro sanitarista Daniel Rienda, que trabalha na Prefeitura do Rio de Janeiro. A avaliação dele é que a obra necessária para solucionar a situação da cratera tem suas complexidades.

“Houve um rompimento da galeria pluvial que passa por baixo da pista naquele local. É uma galeria antiga, feita de tijolos, provavelmente dos nos 1940, por aí. O buraco é enorme, deve ter uns cinco metros de profundidade e mais cinco de largura. É muito maior do que a abertura. Este vazamento é antigo, não foi provocado por alguma ação imediata”, disse.

“Isso já vinha há muito tempo, o asfalto vinha aguentado até não dar mais. Agora, será preciso vedar o vazamento e preencher toda a galeria com material, pedras e concreto. Não é uma obra simples. É preciso fechar tudo para que não venha a romper o asfalto novamente”, finalizou.

A galeria que está abaixo do buraco (Foto: Fernando Santos/Divulgação FVee)

A saída para que o sábado seguisse com certa normalidade para as categorias foi montar uma barreira e fechar metade do Laranjinha, tornando aquele trecho bem mais estreito e evitando que os carros se aproximassem da barreira. Além disso, os competidores percorreram todo o trecho em bandeira amarela. A preparação acabou atrasando a programação do dia em cerca de duas horas.

De acordo com a FVee, a administração de Interlagos afirmou que fará uma reparação de emergência para liberar a pista no domingo. Depois disso, a partir da segunda-feira, começa as obras mais pesadas.

Interlagos recebe o evento musical Lollapalooza Brasil entre os dias 25 e 27 de março. Antes disso, no fim de semana de 6 de março, ainda tem corrida do Superbike Brasil.

MERCEDES APRESENTA W13, CARRO PARA A TEMPORADA 2022 DA FÓRMULA 1 | React
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.