Líder da F4 Italiana, Petecof encara rodada quádrupla no fim de semana em Ímola

Gianluca Petecof defende a liderança da temporada 2019 da F4 Italiana e vai ter a chance de correr em um circuito cheio de história: Ímola. Neste fim de semana, o piloto da Academia Shell Racing e da Academia da Ferrari vai contar com um reforço: a consultoria de um velho conhecido, Dennis Dirani

O fim de semana que fecha agosto e abre setembro representa também a retomada da temporada 2019 da F4 Italiana com a disputa da quinta etapa do campeonato. No histórico circuito de Ímola, localizado nas cercanias de Bolonha, Gianluca Petecof vai defender a liderança da competição. O piloto brasileiro de 16 anos, membro da Academia Shell Racing e da Academia da Ferrari, soma 169 pontos, contra 165 do segundo colocado, o norueguês Dennis Hauger. A etapa deste fim de semana é crucial na luta pelo título porque vai ser uma rodada quádrupla, fato inédito na carreira de Petecof nos monopostos.
 
O mês de agosto foi bastante intenso para Gianluca, que disputou duas rodadas triplas da F4 Alemã, correndo em Zandvoort e Nürburgring, e vai ser fechado com duas das quatro corridas da etapa de Ímola. Para Petecof, a prioridade passa a ser, além da natural busca pela vitória, também somar pontos para se manter bem na briga pelo título.
 
“Depois de três finais de semana seguidos pelo Campeonato Alemão, volto ao Italiano. Vai ser nossa quinta etapa, numa das pistas mais tradicionais do calendário, que é Ímola. Nosso objetivo principal, como sempre, é a vitória, mas com a cabeça nos pontos, sabendo jogar com os descartes, um fator importante no Italiano”, comentou o piloto do carro #5 da equipe Prema.
Gianluca Petecof projeta retomar o caminho das vitórias neste fim de semana (Foto: Divulgação/Prema Powerteam)

O circuito de Ímola, que foi remodelado desde que a F1 correu por lá pela última vez, em 2006, compreende 4.909 metros de extensão e 17 curvas. O tradicional Autódromo Enzo e Dino Ferrari traz como principal ponto de ultrapassagem na freada após o longo trecho de reta dos boxes, na variante da antiga curva Tamburello.

 
A atípica rodada quádrupla do fim de semana é resultado da remarcação de uma corrida extra em razão da não realização de uma das provas previstas para a rodada tripla de Misano, que foi disputada em maio. Para essa prova, a direção de prova da F4 Italiana determinou que as posições de largada vão ser as mesmas obtidas para o grid de Misano para a corrida outrora prevista, com a segunda volta mais rápida da segunda classificação. Assim, Petecof já sabe que vai largar na última das quatro corridas do fim de semana em sexto lugar.
 
Para o piloto, trata-se de uma experiência única na sua carreira. “Nunca corri quatro provas no mesmo fim de semana, já corri três no mesmo dia, em Adria, no ano passado, mas será uma experiência diferente”, comentou.
 
O piloto ressaltou a importância de voltar a lutar pelo topo do pódio e manter a dianteira no campeonato. “Não tivemos os melhores resultados, mesmo com bom ritmo e alguns pódios, mas sempre faltando alguma coisa. Então vamos procurar voltar da melhor forma possível para brigar por vitórias e por esse título”, concluiu.
 
Para a etapa deste fim de semana em Ímola, Petecof vai contar com a consultoria de um velho amigo e parceiro desde os tempos da sua carreira vitoriosa no kart. Dennis Dirani, também membro da Academia Shell Racing, vai atuar como ‘coach’ de Gianluca e vai emprestar um pouco da sua experiência para que o brasileiro dê um passo fundamental rumo ao título da F4 Italiana.
 
As atividades de pista começam nesta sexta-feira com os dois treinos livres e também as duas sessões classificatórias, que vão definir o grid de largada das corridas de sábado. A largada da primeira prova está marcada para 7h45 (horário de Brasília), enquanto a segunda acontece às 13h. No domingo, a terceira corrida está prevista para ter largada às 7h20, enquanto a quarta prova, recuperada de Misano, acontece às 12h40. Todas as disputas vão contar com transmissão ao vivo pelo site oficial da categoria (www.f4championship.com) ou também na página da F4 Italiana no Facebook.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.