Na luta pelo título, Petecof volta ao palco da primeira vitória na F4 Italiana em Mugello

O fim de semana vai ser decisivo para as pretensões de título de Gianluca Petecof na F4 Italiana. O brasileiro da Academia Shell Racing e da Academia da Ferrari volta ao circuito onde venceu, há quase um ano, pela primeira vez na categoria com o objetivo de encostar na ponta do campeonato visando a decisão do título, dentro de duas semanas, em Monza

Mugello recebe, neste fim de semana, a penúltima rodada tripla da temporada 2019 da F4 Italiana. Para Gianluca Petecof, a jornada a partir de sexta-feira (4) é decisiva para as suas pretensões de título do campeonato. O brasileiro de 16 anos, membro da Academia Shell Racing e da Academia de Pilotos da Ferrari, ocupa atualmente a vice-liderança e soma 202 pontos — na esteira de quatro vitórias e um total de oito pódios —, contra 255 do norueguês Dennis Hauger. 
 
A diferença para a liderança mostra o quanto a etapa deste fim de semana em Mugello é fundamental para Petecof se manter na briga pela taça e levar a disputa para a rodada tripla derradeira, entre 19 e 20 de outubro, em Monza.
 
Se depender de bom retrospecto e ótimas lembranças, o dono do carro #5 da equipe Prema Powerteam tem uma motivação extra nesta etapa. Foi em Mugello, há quase um ano — 27 de outubro —, que Gianluca conquistou sua primeira vitória na F4 Italiana.
Gianluca Petecof acelera neste fim de semana de reta final da F4 Italiana em Mugello (Foto: Prema Powerteam)

“É ótimo estar de volta”, declarou o piloto, que ressaltou as características de Mugello, um traçado de altíssima velocidade e 5.425m de extensão. Foi lá que, neste ano, a MotoGP estabeleceu seu novo recorde histórico de velocidade: 356,7 km/h. 

 
“É uma pista que gosto muito, uma pista de alta velocidade. Poder voltar pra cá, penúltima etapa do campeonato, brigando pelo título, um lugar muito especial, tudo dá uma motivação extra. E a gente vai tentar fazer tudo o que for possível neste fim de semana para colar na liderança”, afirmou o brasileiro.
 
Ainda que a programação oficial do fim de semana comece nesta sexta-feira, Mugello recebeu duas sessões de testes coletivos, divididos entre manhã e tarde. Os trabalhos ao longo desta quinta-feira são considerados cruciais para Petecof, que visa aproveitar também os treinos livres para fazer o ajuste fino do carro e sair na frente neste sábado.
 
“Muito importante, com certeza. Está chegando uma das etapas mais importantes do ano, agora no final. Então, um dia de treino para acertar tudo e recolher bastante experiência na pista é muito importante. O dia, para a gente, não foi excelente, mas o importante é amanhã”, disse.
 
“Temos os dois treinos livres e a classificação, então é preparar tudo para chegar na classificação com o acerto ideal e brigar pela pole”, completou.
 
A F4 Italiana abre o cronograma da etapa de Mugello nesta sexta-feira com o primeiro treino livre, a partir de 4h (horário de Brasília), com a segunda sessão acontecendo às 7h05. O primeiro treino classificatório está marcado para 11h30, com a segunda sessão tendo início 25 minutos depois.
 
A primeira corrida do fim de semana, com duração de 30 minutos mais uma volta, tem largada prevista para 5h50 (de Brasília) de sábado, enquanto a segunda corrida está marcada para 11h30. No domingo, a rodada tripla de Mugello se completa com a terceira prova, com início previsto para 6h20. É possível assistir às provas por meio do site oficial da F4 Italiana

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.