Outras

Participante das 500 Milhas de Indianápolis, Clauson sofre grave acidente em prova de oval na terra nos EUA

O piloto norte-americano Bryan Clauson está internado em um hospital na cidade de Lincoln, no estado americano de Nebraska, após sofrer um violento acidente na noite deste sábado (6) numa corrida em oval de terra, a popular midget. Clauson, dono de três largadas na Indy 500 e que tenta chegar a 200 corridas no ano, foi levado inconsciente ao hospital
Warm Up / PEDRO HENRIQUE MARUM, Rio de Janeiro
 O resgate para Clauson (Foto: Reprodução/Twitter)


O sábado (6) terminou em estado de alerta no esporte a motor. O piloto Bryan Clauson, de 27 anos de idade, sofreu um violento acidente durante a tradicional Belleville High Banks, prova em oval de terra - a popular midget - anual que é disputada no estado norte-americano do Kansas. Clauson foi transportado de helicóptero a um hospital em Lincoln, estado de Nebraska.
 
Clauson já vencera a prova três vezes antes e, após largar na nona colocação, disputava a liderança quando encontrou tráfego em seu caminho. Tentando se soltar, acabou indo em direção ao muro e teve o carro jogado de volta à pista de 1/2 milha. O carro da Simpson Racing estava de lado quando foi acertado na direção do cocpkit por outra máquina que seguia. 
 
A equipe de resgate levou cerca de 30 minutos para conseguir tirar Bryan das ferragens do carro antes de colocá-lo num helicóptero. As cidades de Bellevile e Lincoln, visto que são ainda em diferentes estados da União, estão separadas por cerca de 209 km.
 
Clauson estava inconsciente quando foi colocado no helicóptero, mas a revista norte-americana 'Racer' credita um amigo da família com a informação de que o piloto conseguia respirar por conta própria.
Os restos do sprint car de Bryan Clauson (Foto: Reprodução/Twitter)
Apesar de ser pouco conhecido para o público internacional, Clauson conseguiu construir um currículo cheio de vitórias em categorias de sprint e midget nos Estados Unidos. Foi bicampeão americano de sprint car e midget, além de tricampeão nacional da USAC - prêmio dado ao piloto que teve melhores números em sprint, midget e silver crown durante o ano. 
 
Além disso, se classificou três vezes para as 500 Milhas de Indianápolis, em 2012, 2015 e 2016. O 23º posto desse ano foi o seu melhor. Na antiga Nationwide Series - hoje Xfinity -, andou pela Ganassi durante as temporadas 2007 e 2008, conseguindo uma pole e dois top-10, sendo um deles no circuito de Daytona.
 
Em 2016, Clauson tenta um feito pessoal: participar de 200 corridas. O desafio ganhou até nome: 'Chasing 200 Tour: Circular Insanity' ou algo como 'Turnê de Perseguição das 200 corridas: Insanidade Circular'. A prova do sábado era sua 116ª do ano.

PADDOCK GP #40 RECEBE SÉRGIO JIMENEZ