Petecof renova com Prema e disputa temporada 2019 dos campeonatos Alemão e Italiano da Fórmula 4

Membro da Academia Shell Racing e da Academia de Pilotos da Ferrari, Gianluca Petecof vai disputar seu segundo ano na F4, correndo nos campeonatos Alemão e Italiano. O brasileiro de 16 anos segue representando a forte equipe Prema Powerteam, chefiada pelo italiano Angelo Rosin

A temporada 2019 vai representar mais um passo no processo de amadurecimento e lapidação do talento de Gianluca Petecof nas pistas. O brasileiro de 16 anos, membro da Academia Shell Racing e também da Academia de Pilotos da Ferrari, foi anunciado nesta segunda-feira (11) pela Prema, que mantém o jovem nos seus quadros para a disputa da F4 Alemã e Italiana neste ano. Vai ser o segundo ano de Petecof naquela que é a principal categoria de desenvolvimento de talentos depois do kart.
 
Os calendários da F4 Alemã e Italiana são bem parecidos. Cada campeonato vai compreender sete rodadas triplas, ou 21 corridas. Petecof vai ter a chance de acelerar novamente em circuitos lendários do automobilismo mundial como Hockenheim — com a F4 Alemã servindo de evento suporte para o GP da Alemanha de F1 —, Nürburgring, Monza, Ímola, Hungaroring, Red Bull Ring, Mugello e Zandvoort, por exemplo.
 
Ao longo de 2018, seu primeiro ano nos monopostos, Petecof conseguiu apresentar muita evolução. Na F4 Italiana, por exemplo, Gianluca venceu uma das três corridas da etapa derradeira do campeonato, em Mugello, e completou a temporada na quarta posição no geral, sendo o estreante com mais pontos conquistados.
Gianluca Petecof segue em 2019 como piloto da Prema nas F4 Italiana e Alemã (Foto: Prema Powerteam)

O brasileiro festejou a chance de poder seguir representando aquela que é uma das equipes de base mais fortes do automobilismo mundial.

 
“Não vejo a hora de começar a temporada. Estou muito contente em continuar com a Prema e dar sequência ao trabalho com a Ferrari Driver Academy e com a Academia Shell Racing por mais um ano”, comemorou Petecof.
 
“Em 2018, pude aprender muito e percebi a família que é a equipe Prema. É um grande time, com resultados históricos em todas as categorias de base. Sem dúvida, o ano passado foi a temporada em que mais me desenvolvi como piloto e estou confiante que podemos buscar grandes resultados em 2019, disputando vitórias e lutando pelos campeonatos”, completou.
 
Angelo Rosin, chefe da Prema, destacou o crescimento do brasileiro ao longo do ano passado e traça a perspectiva de um 2019 ainda mais importante para a sua carreira.
Gianluca Petecof defende a Academia Shell Racing e a Academia da Ferrari (Foto: Prema Powerteam)

“O Gianluca nos impressionou desde seu primeiro dia na equipe com uma atitude muito positiva e profissional. Estamos muito contentes em continuar trabalhando com ele, neste que será um ano importantíssimo para sua carreira. Subindo dos karts para os carros de fórmula, ele aprendeu muito e teve um progresso tremendo durante o ano de 2018. Fechou o ano em alta e mostrou credenciais de um piloto de ponta”, elogiou.

 
“Também estamos orgulhosos da sua sequência com a Ferrari Driver Academy, que terá pilotos com a Prema em todas as categorias de base: F4, F3 Regional Europa, FIA F3 e FIA F2”, disse.
 
Vicente Sfeir, gerente de motorsport e patrocínios da Raízen e grande responsável pelo projeto da Academia Shell Racing ser o mais bem sucedido na formação e desenvolvimento de pilotos no Brasil, ressaltou a importância de Petecof como um exemplo dentro e fora das pistas.
 
“Estamos muito contentes em dar suporte ao Gianluca Petecof para mais uma temporada na Europa com a equipe Prema. Ele evoluiu muito no ano passado e será um postulante aos títulos nos dois campeonatos. É um orgulho para a Academia Shell Racing ter seu representante dentro da Ferrari Driver Academy e pilotando um carro da Prema, equipe vencedora em todas as categorias de base. Gianluca está conosco desde os 12 anos de idade, sempre mostrando o comprometimento e profissionalismo que esperamos de um piloto Shell”, disse o executivo.
 
A primeira corrida de Gianluca Petecof vai ser na abertura da temporada 2019 da F4 Alemã, em Oschersleben, com a rodada tripla sendo disputada entre 26 e 28 de abril. No fim de semana seguinte, o brasileiro vai acelerar em Vallelunga, palco do início da F4 Italiana neste ano.
 
 
F4 Alemã – calendário:
 
1. 26 a 28 de abril – Oschersleben
2. 8 a 9 de junho – Red Bull Ring
3. 26 a 28 de julho – Hockenheim (evento suporte da F1)
4. 9 a 11 de agosto – Zandvoort
5. 16 a 18 de agosto – Nürburgring
6. 13 a 15 de setembro – Hockenheim
7. 27 a 29 de setembro – Sachsenring
 
 
F4 Italiana – calendário:
 
1. 3 a 5 de maio – Vallelunga
2. 17 a 19 de maio – Misano
3. 5 a 7 de julho – Hungaroring
4. 12 a 14 de julho – Red Bull Ring
5. 30 de agosto a 1º de setembro – Ímola
6. 4 a 6 de outubro – Mugello
7. 18 a 20 de outubro – Monza
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.