Petecof ressalta “fim de semana positivo” em etapa da F4 Alemã em Hockenheim

Depois do pódio conquistado na prova que abriu a rodada dupla deste fim de semana em Hockenheim, o piloto da Academia Shell Racing e da Academia da Ferrari levou o carro #5 da Prema Powerteam ao quarto lugar na corrida 2, realizada na manhã deste domingo (28)

“Estamos dentro do jogo”. Gianluca Petecof segue na briga pelo título da competitiva F4 Alemã depois do desfecho da rodada dupla deste fim de semana que culminou com a corrida preliminar do GP da Alemanha de F1, nesta manhã de domingo (28), em Hockenheim. Depois de conquistar o terceiro lugar na prova que abriu a etapa, no sábado, o piloto da Academia Shell Racing e da Academia da Ferrari garantiu um importante quarto lugar na disputa derradeira no tradicional circuito alemão e está em quinto lugar no campeonato, restando ainda 12 corridas, ou quatro rodadas triplas, para o fim da temporada.
 
Como no sábado, Petecof largou em sexto na corrida deste domingo em Hockenheim. Logo nos primeiros metros, o piloto da equipe Prema Powerteam ganhou duas posições e assim permaneceu nas primeiras voltas, até que, depois de uma disputa roda a roda com o israelense Ido Cohen, caiu para quinto. Mas o oponente acabou por ultrapassar os limites da pista para ganhar a posição do brasileiro.
Gianluca Petecof em ação na etapa da F4 Alemã em Hockenheim (Foto: Prema Powerteam)

A batalha entre Petecof e Cohen seguiu nas voltas posteriores, mas foi neutralizada por conta do acionamento do safety-car em razão de uma batida envolvendo três pilotos. A relargada foi dada com 12 minutos para o fim da corrida, mas, pouco depois, nova entrada do safety-car, desta vez para resgatar o carro de Michael Belov, que ficou atravessado entre a zebra e uma área de escape, em posição perigosa.

 
Daí em diante, Petecof foi pressionado por Roman Stanek depois da segunda relargada, conseguiu permanecer na ponta e assim completou a corrida. Por fim, o brasileiro foi alçado ao quarto lugar da corrida em razão da punição imposta a Cohen, que teve 30s acrescidos ao seu tempo de prova por ter usado a parte externa da pista para ultrapassar Gianluca. A vitória ficou com o monegasco Arthur Leclerc, com o norueguês Dennis Hauger em segundo e o francês Théo Pourchaire fechando o pódio.
 
Na classificação do campeonato, tudo ainda está muito embolado no que diz respeito à briga pelo título. Pourchaire se mantém na ponta, agora com 102 pontos, contra 88 de Leclerc, 83 de Hauger e 75 de Niklas Krütten. Gianluca Petecof está em quinto, com 74 tentos.
Gianluca Petecof segue na briga pelo título da F4 Alemã (Foto: Prema Powerteam)

“Foi um fim de semana positivo para a gente”, ressaltou o piloto da Academia Shell Racing. “Começou bastante difícil no quali, uma vez que estava faltando um pouco de ritmo para todos os carros do time, tanto na tomada quanto nas corridas. Felizmente conseguimos extrair o máximo do potencial trazendo para casa um pódio com terceiro lugar no sábado e, hoje, o quarto lugar. Nas duas corridas, recuperamos posições em relação ao sexto lugar no grid. Então, no geral, foi um fim de semana de recuperação”, disse.

 
“Avançamos para quinto lugar no campeonato e apenas um ponto atrás do quarto. Ou seja, estamos dentro do jogo, dentro da briga pelo título. Vamos aproveitar as próximas etapas para afinar mais ainda essa briga e chegar para a etapa final na disputa pelo campeonato”, complementou.
 
A próxima rodada tripla da F4 Alemã está marcada para os dias 10 e 11 de agosto em Zandvoort, que no ano que vem vai ser palco do GP da Holanda de F1 em 2020. Pela F4 Italiana, que é liderada por Petecof, o próximo compromisso vai ser entre 31 de agosto e 1º de setembro em Ímola.
 
“A próxima etapa é em Zandvoort, onde nunca corri, então será mais uma oportunidade para fazer a diferença”, finalizou o brasileiro de 16 anos.
Paddockast #26
Acidentes que alteraram carreiras

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.