Por coronavírus, Super Formula também decide adiar abertura da temporada

O Circuito de Suzuka avisou que não seria possível realizar a abertura de temporada da Super Formula em 5 de abril por conta do coronavírus, postura agora confirmada oficialmente pela categoria. A corrida está adiada e sem nova data

Poucas horas após a decisão da MotoGP de cancelar aquela que seria a abertura da temporada 2020 no GP do Catar, a Super Formula tomou caminho semelhante. O campeonato japonês confirmou na manhã desta segunda-feira (2) a decisão de adiar a etapa em Suzuka, anteriormente marcada para 5 de abril. O motivo não poderia ser outro: a epidemia de coronavírus.
 
A decisão de adiar a corrida em Suzuka partiu do próprio autódromo. A Japan Race Promotion (JRP), promotora da Super Formula acatou a decisão, confirmando a mudança no calendário. Ainda não há, entretanto, nova data para a etapa adiada.
 
“O Circuito de Suzuka anunciou hoje o adiamento da corrida marcada para abril”, disse a JRP em comunicado. “Dada a empolgação dos fãs, ansiosos para a abertura da temporada, imagino que tenha sido uma decisão difícil. Queremos promover a Super Formula, mas não enquanto lidamos com a expansão inesperada do vírus. Nós apoiamos a decisão [de Suzuka]. No futuro, a JRP vai fazer seu melhor para cumprir expectativas de fãs e acionistas envolvidos na temporada 2020 da Super Formula. Sinceramente esperamos que o estado atual do vírus comece a regredir o mais cedo possível, que as coisas fiquem bem e que nos vejamos no autódromo”, seguiu.
Suzuka não tem condições de receber a Super Formula em abril (Foto: Paddock Pass/Twitter)

Após a decisão de Suzuka de adiar a corrida inaugural, a Super Formula confirmou informação que já era cogitada nos últimos dias e cancelou rodada de testes marcada para os dias 9 e 10 de março.

 
A decisão foi tomada no contexto de um Japão já gravemente afetado pelo coronavírus, ou Covid-19. São 256 infecções no país insular, sendo que seis casos já resultaram em morte. Somente quatro outros – China, Irã, Itália e Coreia do Sul – registraram mais óbitos até aqui.
 
Enquanto MotoGP e Super Formula já tomam decisões definitivas, cresce a incerteza sobre outros campeonatos. A Fórmula 1 ainda não tomou nenhuma medida a respeito dos GPs iniciais da temporada 2020, confirmando até aqui a primeira corrida na Austrália em 15 de março.


 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.