Prefeitura do RJ estabelece diretrizes para construção de autódromo de Guaratiba

Meses depois de publicar Lei Complementar, Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou decreto que estabelece as diretrizes para a construção do autódromo de Guaratiba, que terá multiesportivo e terá estação próxima de BRT

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, nesta sexta-feira (3), no diário oficial o decreto nº 55632, que regulamenta a Operação Urbana Consorciada que estabelece as diretrizes para a construção do autódromo de Guaratiba. O documento detalha dados previamente citados na aprovação do projeto na Câmara dos Vereadores, em julho passado.

Entre as novidades do decreto, está previsto que o complexo poderá ser utilizado para competições esportivas e outros eventos quando não receber corridas, além da implantação de uma estação de BRT na linha transoeste, localizada próxima ao circuito, junto de um plano para desafogar e viabilizar o fluxo de carros e passageiros na região.

Relacionadas

O decreto também estabeleceu duas novas construções: um lote de 2.500m², que vai abrigar uma escola pública, além de um terreno de 7.500m², que servirá de casa para uma unidade de esporte e lazer.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Terreno em Guaratiba que projeto prevê novo autódromo (Foto: Google Maps)

A Lei Complementar que sancionou a aprovação da construção do novo autódromo foi aprovada em julho de 2024, apenas um mês depois do projeto ser aprovado pela Câmara dos Vereadores. O primeiro esboço tinha um traçado de 5,020 km, muito semelhante ao do antigo autódromo de Jacarepaguá, com área dos boxes com 5.000 m², 23 garagens e paddock com 3.981 m². Além disso, o circuito contará com uma área de preservação permanente e um manguezal. O tempo previsto de construção é de 30 meses.

A alternativa de um autódromo no bairro de Guaratiba já era um desejo antigo do prefeito Eduardo Paes desde o colapso do projeto de construção de um circuito em Deodoro, onde atualmente existe a Floresta do Camboatá.

O projeto de Deodoro foi anunciado em 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro. Antigo CEO do Liberty Media, Chase Carey chegou a escrever uma carta para o governador do estado, Cláudio Castro, para que atropelasse as licenças ambientais necessárias para o avanço da construção. A tentativa não funcionou, com a floresta se tornando Refúgio de Vida Silvestre e virando área de conservação, barrando tentativas de desmatamento.

O Rio de Janeiro não tem autódromo desde o fechamento de Jacarepaguá, em 2012. Apesar da pista ter recebido a Fórmula 1 na década de 1980, o famoso circuito acabou desativado para a construção de obras para os Jogos Olímpicos de 2016. Uma promessa de construir uma nova pista na cidade surgiu, mas não se concretizou até hoje.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.