Quem era Marcus Ramaciotti e o que fez pelo automobilismo brasileiro

O esporte brasileiro sofreu o golpe de perder o dirigente por complicações após uma operação. Figura querida dos bastidores, teve importante trabalho no cenário do esporte no país

O comissário da FASP e da CBA Marcus Ramaciotti morreu no último domingo em São Paulo aos 63 anos em decorrência de complicações hospitalares após uma operação. O dirigente havia sido internado no dia 9 de março para a retirada de tumores em um dos pulmões.

À alta hospitalar seguiu-se a notícia de que a autópsia afastara o quadro de câncer. Como ele já tinha superado três cânceres anteriormente, o temor a esse respeito era grande. Porém, quinze dias mais tarde, Ramaciotti retornou à sala de cirurgia para a retirada do intestino grosso, decorrência de um quadro de diverticulite.

Depois de uma operação bem-sucedida, deixou a UTI no dia 1º de abril e foi para o quarto. Entretanto, o quadro voltou a se agravar no dia 3 e, por conta de uma infecção hospitalar, não resistiu.

Marcus havia vencido quatro cânceres ao longo da vida, o último deles entre março e abril.

Marcus Ramaciotti (Foto: Reprodução)
Ramaciotti era conhecido por ser uma figura muito querida nos bastidores das diversas categorias regionais e nacionais em que atuou. Como diretor de provas, destacava-se pela capacidade de compreensão e de ser respeitado sem ser autoritário. 
 
Principal diretor de provas do automobilismo paulista, Marcus também era presidente do Conselho Técnico Desportivo Paulista (CTDP) da FASP, além de atuar bastante nos últimos anos como comissário de provas de categorias como a Porsche Cup e a Copa Truck.
 
Formado em Educação Física, Ramaciotti deixa esposa Di Gomes Ramaciotti e o filho Marcelo Gomes Ramaciotti. Diversas categorias e entidades prestaram suas homenagens ao dirigente através de posts em suas redes sociais. A situação da pandemia do coronavírus não permitiu os serviços fúnebres.
 

 
Paddockast #55
Um bate-papo com… RUBENS BARRICHELLO

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.