Super Formula encerra quarentena e acelera em teste de pré-temporada em Fuji

Com 20 pilotos, incluindo nomes como Sérgio Sette Câmara, Tatiana Calderón, Kamui Kobayashi e o atual campeão, Nick Cassidy, a Super Formula japonesa voltou a acelerar nesta terça-feira (24) com duas sessões de testes coletivos. Ryo Hirakawa foi o mais rápido

A Super Formula japonesa é a primeira categoria do esporte a motor a voltar a acelerar no momento em que a pandemia do novo coronavírus está no pico na Europa, avança na África e impõe efeitos devastadores também na América. O circuito de Fuji recebeu, nesta terça-feira (24), duas sessões de testes coletivos com a presença de 20 pilotos, entre eles Sérgio Sette Câmara — recém-anunciado pela equipe B-Max —, Tatiana Calderón, Kamui Kobayashi e o atual campeão, Nick Cassidy. A liderança, nas duas sessões, ficou com o piloto local Ryo Hirakawa.
 
O Japão conseguiu conter o avanço da pandemia. No momento, segundo dados atualizados, o país registra 1.140 casos confirmados, 42 mortes e 285 pessoas recuperadas da enfermidade.
Ryo Hirakawa foi o mais rápido do primeiro dia de testes da Super Formula em Fuji (Foto: Super Formula)
A primeira sessão teve o registro de duas bandeiras vermelhas, causadas por problemas sofridos por Calderón — a colombiana teve de lidar com uma falha no acelerador do carro —, e por Kamui Kobayashi, que rodou na curva 2 do traçado. O piloto da KCMG foi o único dentre os 20 a não registrar tempo pela manhã.
 
Hirakawa, piloto da equipe Impul, marcou 1min21s342 e foi o mais rápido da sessão, 0s054 à frente de Tadasuke Makino, da Nakajima, enquanto Naoki Yamamoto — que fez o primeiro treino livre do GP do Japão pela Toro Rosso —, da Dandelion, fechou o top-3. 
 
Sette Câmara, que corre com o #50 da equipe B-Max, foi o 16º colocado no seu primeiro treino pela Super Formula, ficando 0s014 à frente de Jüri Vips, protegido da Red Bull. Calderón terminou na 19ª colocação.
Sérgio Sette Câmara fez sua estreia no carro da categoria japonesa (Foto: Super Formula/Divulgação)
Os melhores tempos do dia, contudo, vieram no período da tarde, uma vez que a pista estava com mais aderência. Os pilotos aproveitaram a melhor performance com pneus novos para melhorar bem as marcas nos minutos finais da atividade.
 
Hirakawa novamente liderou os trabalhos e cravou 1min20s677, somente 0s017 mais rápido que Nirei Fukuzumi, companheiro de Yamamoto na Dandelion. Toshiki Oyu, da Nakajima, ficou em terceiro ao registrar 1min20s713, seguido pelos também japoneses Naoki Yamamoto e Tomoki Nojiri, este piloto da Mugen. Kazuki Nakajima, da tradicional equipe Tom’s, foi o sexto e terminou à frente de Vips. O top-10 foi completado por Tadasuke Makino, Yuhi Sekiguchi e pelo franco-argentino Sacha Fenestraz.
 
Kamui Kobayashi marcou 1min21s709 e foi o 12º colocado. Nick Cassidy esteve entre os pilotos que não usaram pneus novos no fim da sessão e terminou em 17º, a 1s540 do líder. Sette Câmara, com somente 11 voltas completadas à tarde, foi o 19º, com 1min22s393 — a 1s716 de Hirakawa —, enquanto Calderón fechou a tabela de tempos, com tempo 2s909 acima do registrado pelo ponteiro.
 
A Super Formula volta a acelerar nesta quarta-feira com mais duas sessões de testes de pré-temporada. Com os adiamentos das etapas de Suzuka e Fuji, a previsão é que a categoria abra a temporada 2020 em 17 de maio no circuito de Autopolis.
COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações se estiver doente.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Paddockast #53
TÉO JOSÉ – O HOMEM QUE 'NÃO PERDE MAIS'

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.