Toyota comemora quebra de recorde de carro elétrico em Pikes Peak: “Prova potencial e bom trabalho”

No Pikes Peak International Hill Climb, no Colorado, Estados Unidos, a Toyota fez um teste com um carro híbrido e quebrou o recorde anterior em quase 2s, deixando o diretor de operações Rob Leupen satisfeito com o trabalho feito pela equipe

Ao correr com um carro híbrido nas 24 Horas de Le Mans, a Toyota deu o primeiro passo para a importância desse tipo de veículo nas competições do esporte a motor. E a montadora foi mais além ao quebrar o antigo recorde dos carros elétricos no Pikes Peak International Hill Climb, na cidade do Colorado, nos Estados Unidos.

Usando o modelo TMG EV P002, o piloto Fumio Nutahara marcou o tempo de 10min15s380 na pista de quase 20 km de extensão, pouco menos de dois minutos abaixo da marca anterior, que era de 12min20s084. O tempo deu ao piloto japonês a sexta colocação em sua estreia em Pikes Peak.

A quebra de um recorde foi a segunda do carro em exatamente um ano. A primeira aconteceu no circuito de Nürburgring, em agosto de 2011, alvo de muita comemoração da equipe à época. Diretor de operações da Toyota, Rob Leupen exaltou os dois resultados e afirmou que as duas quebras foram grandes conquistas para a equipe.

Fumio Nutahara quebrou o recorde anterior em quase 2s (Foto: Toyota)

"Após o nosso recorde no circuito de Nürburgring exatamente um ano atrás, a Toyota queria um novo desafio para os nossos motores elétricos”, afirmou. “O Pikes Peak International Hill Climb nos deu a oportunidade não só para provar o potencial dos motores elétricos no automobilismo, mas fazê-lo em um ambiente muito competitivo também”.

“É uma grande conquista da equipe no Colorado e também de todos os que estão em Colônia, na nossa sede, que contribuíram nesta tentativa de sucesso deste recorde”, comemorou.

Passado o momento do resultado, Leupen já foca no próximo teste, ainda sem lugar definido. “Graças a eles e também aos nossos colegas da Toyota nos Estados Unidos que nos deram um grande apoio. Agora vamos iniciar a pesquisa para a próxima etapa do carro elétrico”, finalizou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube