Zanardi mostra empolgação por defender Itália em Paralimpíada: “Vou contar para sempre"

Exemplo de superação, Alessandro Zanardi integrará a delegação que a Itália levará a Londres, no fim deste mês, para a disputa da Paralimpíada. O italiano competirá na prova do ciclismo de mão, pela qual declarou seu amor

Prestes a representar a Itália nos Jogos Paralímpicos de Londres, que começam no dia 29 de agosto, Alessandro Zanardi se disse apaixonado por seu novo esporte e pela oportunidade de defender seu país no evento. O ex-piloto chegará à Inglaterra como um dos favoritos para conquistar a medalha de ouro no ciclismo de mão, cujas provas acontecerão no autódromo de Brands Hatch, em Kent, nos arredores de Londres.

Em entrevista ao canal de TV americano Speed, o italiano voltou a comentar sua volta por cima no esporte depois do gravíssimo acidente que sofreu no Lausitzring, na Alemanha, em 2001. Tragicamente, Zanardi teve as duas pernas amputadas.

Alex Zanardi é um dos favoritos para a prova do ciclismo de mão (Foto: Facebook)

“O fato de que eu fui capaz de transformar uma desgraça não só em uma oportunidade, mas em uma grande oportunidade… Eu não faria o que faço hoje se não amasse isso”, declarou Zanardi.

“O fato de que eu me apaixonei pelo ciclismo de mão, pelo o que eu faço hoje, o fato de que eu fui capaz de me classificar para os Jogos Olímpicos é algo que eu vou contar para sempre aos meus amigos”, acrescentou o bicampeão da Cart.

O programa, que irá ao ar no próximo fim de semana, conta também com a participação de outros nomes do automobilismo norte-americano, que comentaram a nova empreitada que Zanardi tem pela frente.

Atual tricampeão da Indy, Dario Franchitti definiu Zanardi como “diferente”. O escocês reconheceu que o colega é um exemplo de superação. “Ele não pensa da mesma maneira que nós. Ele não sabe o que a palavra ‘não’ significa. Quando sofreu aquele acidente, eu pensei que, se ele conseguisse passar por aquilo, poderia nos mostrar coisas incríveis”, falou Franchitti.

Max Papis disse que “a determinação dele o trouxe a onde ele está neste momento”. O compatriota de Zanardi disse que, apesar de tudo que lhe aconteceu, nada mudou em sua personalidade. “Mesmo que ele não tenha mais suas pernas, ele ainda é a mesma pessoa. Tem o mesmo desejo. Alex tem mostra às pessoas que você ainda pode atingir seus objetivos e sonhos na vida, mesmo quando as coisas não aconteçam conforme o planejado”, destacou o piloto.

Até o ano de 2009, Zanardi competiu no automobilismo, no Mundial de Carros de Turismo, o WTCC. No fim da temporada, porém, ele abandonou o esporte a motor para se dedicar integralmente ao ciclismo de mão e partir em busca de uma medalha. No ano passado, Zanardi venceu a maratona de Nova York, na mesma modalidade que disputará na Paralimpíada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.