Zanardi sofre acidente com bicicleta de mão e é levado ao hospital de helicóptero

Alessandro Zanardi competia com bicicleta adaptada quando se envolveu em acidente com caminhão em Pienza, na Itália. O italiano foi transferido de helicóptero para hospital

Alessandro Zanardi se envolveu em acidente nesta sexta-feira (19) quando andava com uma bicicleta adaptada na cidade de Pienza, na província de Siena. O italiano, bicampeão da antiga Cart e dono de quatro medalhas de ouro paralímpicas, atingiu um veículo de grande porte, depois de ter perdido o controle da bicicleta, segundo relatos. Ainda de acordo com informações iniciais da imprensa local, o incidente foi grave e exigiu resgate de helicóptero para o atleta.

Zanardi participava de uma das etapas do revezamento Obiettivo Tricolore (Objetivo Tricolor), uma jornada que reúne atletas paralímpicos em bicicletas de mão, bicicletas ou cadeiras de rodas olímpicas. Os participantes realizavam deslocamento entre duas etapas e passavam pelo km 146 da estrada entre Pienza e San Quirico d’Orci quando o incidente aconteceu.

Resgatado, Alessandro foi levado ao hospital Le Scotte di Siena. O jornal Corriere della Sera informou que o estado de saúde de Zanardi é muito grave e que se fala em “múltiplos traumas”. Ainda de acordo com a publicação, o impacto aconteceu em um trecho de descida da estrada: Alessandro perdeu controle, invadiu a contramão e acertou o caminhão.

O site GPOne e a agência italiana Ansa trouxeram a informação de que a ocorrência foi caracterizada como ‘código 3’, o que significa urgência, mas condições estáveis. A publicação La Repubblica falou também que Zanardi permaneceu consciente e respirando sozinho do momento do acidente até o resgate.

O acidente aconteceu poucas horas após a BMW anunciar o retorno de Zanardi às pistas. O italiano planeja disputar a etapa de Monza do Campeonato Italiano de GT pela marca alemã.

Alessandro participava de competição quando se acidentou (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Zanardi apareceu para o mundo do automobilismo em 1991, quando foi vice-campeão da F3000, perdendo para Christian Fittipaldi. Foi ainda no fim daquele ano que o italiano chegou ao grid da Fórmula 1, realizando três corridas com a Jordan. Nas temporadas seguintes, passou sem brilho por Minardi e Lotus até rumar para a Indy.

Foi nos EUA que Alex se encontrou e virou uma estrela. Em três anos de Ganassi, foi campeão em 1997 e 1998, conseguindo voltar à F1 em 1999, mas novamente sem sucesso, na época com a Williams. Em 2001, o piloto reapareceu na Indy com a Mo Nunn e, na etapa da Alemanha, em Lausitzring, sofreu um acidente que mudou os rumos de sua vida. Após fazer um pit-stop, o então líder da prova perdeu o controle na saída do pit-lane, rodou e foi acertado em cheio pelo carro de Alex Tagliani. A impacto da batida foi fortíssimo, e Alessandro perdeu as duas pernas.

Mas Zanardi jamais esmoreceu, jamais desanimou. Um ano depois, voltou à mesma Lausitzring e completou as 13 voltas que faltavam para completar a corrida de 2001, com um modelo adaptado. O piloto seguiu sua carreira no automobilismo, correndo no WTCC (Mundial de Carros de Turismo), pela BMW, inclusive vencendo corridas. Mas pouco a pouco, o foco do italiano mudava para as competições paralímpicas e viu nas maratonas um novo desafio a ser suplantado.

Foi em 2007 que Zanardi participou pela primeira vez da Maratona de Nova York, quando terminou em quarto na competição das bicicletas de mão. Era só o começo da sua jornada vitoriosa no esporte paralímpico. Em 2011, Alex venceu as maratonas de Nova York e também de Veneza, além de assegurar a classificação para os Jogos de Londres, seu grande objetivo, e de garantir a medalha de prata no Mundial. Naquele ano, Zanardi venceu também a Maratona de Roma, chegando assim à Inglaterra na condição de favorito nas três provas em que foi inscrito: corrida contrarrelógio, a prova de estrada e também o revezamento.

Em Londres, foram dois ouros e uma prata, marca que se repetiu quatro anos mais tarde, no Rio de Janeiro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.