Porsche

Acidente a 270 km/h faz Porsche cancelar atividades da sexta no Estoril

Um forte acidente aconteceu nesta sexta-feira (2) de atividades da Porsche Cup em Estoril. Entre as corridas no circuito lusitano, Dennis Dirani, piloto consultor da categoria, ficou sem freio e acabou voando por cima da barreira de pneus e parando fora da pista

Grande Prêmio / Redação GP, de São Paulo
A Porsche Cup foi pega por um grande susto nesta sexta-feira (2). Em Estoril para a quarta etapa da temporada 2019, um forte acidente obrigou a organização a cancelar as segundas corridas da Carrera Cup 4.0 e Carrera Cup 3.8.
 
No intervalo entre as corridas no circuito português, Dennis Dirani acabou indo para a pista para um shakedown. O piloto, que é consultor da categoria monomarca, ficou sem freio no fim da reta e acertou em cheio a barreira de pneus a 270 km/h.
 
Entretanto, nem mesmo a contenção foi capaz de parar o carro, que acabou voando por cima e ainda destruiu a grade, parando fora do circuito. Dirani não sofreu lesões e saiu sozinho.
 
Por ter danificado a estrutura de segurança do autódromo, as corridas programadas para a tarde lusitana tiveram de ser canceladas, com possibilidade de acontecer no sábado de manhã.
O momento do acidente (Foto: Reprodução)
Dener Pires, promotor da Porsche Cup, declarou que “nós estávamos checando o carro e aconteceu esse problema. O guard-rail acabou ficando danificado com a batida e assim não podemos realizar a corrida. Ele funciona como uma almofada e acaba dobrando quando há o impacto, justamente para absorveu a energia do carro.”
 
“Só que, uma vez danificado, ele não suportaria uma próxima batida. O show é importante, mas a segurança é muito mais. Uma empresa especializada está vindo para a pista e assim que estiver tudo resolvido nós retomaremos as atividades”, seguiu.
 
“Se houver tempo faremos a segunda bateria amanhã cedo. O mais importante é ter 100% de segurança. O Dennis só está aqui inteiro, pois todas as normas de segurança foram obedecidas”, completou.
 
Dirani também falou após o incidente, deixando claro ter sido apenas um susto. “Foi só um susto, está tudo bem comigo. Nós fazemos esse shakedown para preparar os carros para os pilotos regulares: é um dos diferenciais da Porsche Cup, para assegurar que todos os carros têm o mesmo desempenho”, falou.
 
“O carro ficou sem freio, acabei passando reto em um ponto rápido da pista e ocorreu o acidente. Foi um grande susto, mas isso mostra o quanto o carro é seguro. Está tudo bem, estou inteiro e agora vamos organizar tudo para ter as corridas o quanto antes”, continuou.
 
“É um trecho da pista em que atingimos em torno de 270 km/h, perdi alguma velocidade antes do impacto, mas mesmo assim estava rápido. Acabei voando pelos pneus e acho que foi bom para dissipar a energia, pois o impacto seco iria trazer uma parada muito brusca. Estou sem nenhum arranhão e pronto para a próxima”, concluiu.
 
 
Paddockast #27
Schumacher e Vettel: UNIDOS POR UM RECORDE


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.