Felipe Baptista/Guerrieri acerta volta voadora para ser pole na Porsche em Interlagos

A Porsche Endurance Series definiu o último grid de largada da temporada 2019. Nesta sexta-feira, em Interlagos, os pilotos saíram na pista em grupos e, com os tempos combinados, quem ficou com a pole-position foi a dupla Felipe Baptista/Esteban Guerrieri

A Porsche Endurance Series teve uma grande classificação para a decisão da temporada nesta sexta-feira (29). Em Interlagos, em formato de grupos, a tomada de tempos foi bastante disputada e quem ficou com a pole-position para a prova de longa duração foi a dupla Felipe Baptista e Esteban Guerrieri.

A classificação foi composta em duas partes. Primeiro, foi a pista um dos pilotos da pista para suas voltas rápidas. Depois, o segundo competidor foi ao traçado para também anotar seu tempo e, assim, fazer uma média para determinar a posição de largada.

Felipe, ainda bastante jovem e com apenas 16 anos, fez volta voadora em sua primeira vez andando no carro 4.0 da Porsche. Com isso, deixou a vida do companheiro argentino muito mais fácil, com os dois garantindo a posição de honra do grid com 1min35s416.

Na classe 3.8, quem vai sair da primeira colocação do pelotão são os colegas Francisco Horta e Williams Freire. Quem sai logo depois é o trio Gaetano di Maurio, Marco e Maurizio Billi. Leo Sanchez e Átila Abreu, líderes da categoria, são os terceiros.

Felipe Baptista e Esteban Guerrieri (Foto: Cauê Moalli/Grande Prêmio)

Saiba como foi a classificação da Porsche Endurance Series em Interlagos:
 

No momento da classificação, o céu em Interlagos estava encoberto e sem qualquer frstinha para o sol. Entretanto, a temperatura seguia agradável com o termômetro batendo 23ºC e a pista chegando a 31ºC. O vento soprava a 19 km/h e havia 57% de chance de chuva.
 
A classe 3.8 foi a primeira a deixar os boxes para cravar seus tempos rápidos. Quem abriu os trabalhos na ponta foi Chico Horta com o tempo de 1min39s164. Quem vinha logo atrás era Leo Sanchez, com Reischel completando o top-3.
 
Com pouco mais de dois minutos para o final da primeira parte da tomada de tempos, Horta seguia sustentando a ponta da tabela, enquanto Monteiro, com 0s218, se colocou em segundo. Tomasoni, Urnhani e Marco Billi fechando os cinco mais velozes.
 
Final do primeiro grupo e foi Horta quem terminou na frente no momento. O piloto chegou a baixar a marca para 1min38s865, sendo o único a ficar na casa de 1min38s. Monteiro e Tomasoni vieram na sequência.
 
Com a bandeira verde tremulando, o Q1 da classe 4.0 estava autorizado a deixar os boxes. Não demorou muito para que os pilotos saíssem para a pista e começassem as voltas de aquecimento.
 
Do segundo grupo na pista, o primeiro a se colocar na ponta na frente de todos foi Paludo ao cravar 1min37s154. Seguindo o #7 vinha Marcelo Hahn, com JP Mauro, Horta e Caca Ambrósio completando os cinco primeiros.
 
No segundo giro rápido, Miguel tratou de baixar ainda mais seu tempo, caindo para 1min35s892, sendo o único a virar na casa de 1min35s. Vitor Baptista era que estava na segunda colocação com 1min36s006, 0s224 abaixo do ponteiro.
 
Com menos de um minuto para a bandeira quadriculada, Felipe Baptista tratou de se colocar na ponta com 1min35s416. Paludo era o segundo, com Neugebauer e Ricardo Baptista fechando os cinco primeiros.
 
Com tudo encerrado, a ordem na tabela ficou Felipe e Vitor Baptista, Paludo, Neugebauer, Fran Lara, JP Mauro, Seripieri, Sylvio de Barros e Pedrinho Aguiar completando o rol dos dez mais velozes.
_DSC6183GP
Com o treino recomeçado, os segundos pilotos da classe 3.8 foi para a classe. Gaetano di Mauro anotou a marca de 1min37s141 para ser o mais veloz do momento, mas quem ficou com a pole foi Freire e Horta.
 
Quem sai em segundo é Di Mauro e Marco e Maurizio Billi. Fechando o grid da 3.8 é Cesar Ramos/Zeca Feffer, Nelsinho Monteiro, Leo Sanchez/Átila Abreu, Cesar Urnhani, Fernando Fortes, Rafael Miranda, Paulo Totaro/Renan Guerra, Marcelo Tomasoni e Ramon Alcaraz.
 
Agora, para encerrar a classificação do dia, foi a vez do segundo grupo da classe 4.0 sair dos boxes. Assim que a autorizada a saída, os pilotos não tardaram a deixar as garagens para suas voltas de instalação.
 
Com o fechamento dos primeiros giros, quem vinha na ponta era Allgaier, que cravou 1min37s325, com Maurício vindo 1s390 mais lento. Nelsinho Piquet, Di Grassi e Dennis Dirani completando os cinco primeiros.
 
Apesar de ser o Porsche #33 a sustentar a melhor volta do momento, quem vinha com a pole-position provisória era Di Grassi ao lado de Ricardo Baptista.

No grupo, agora era Hellmeister quem saltava para a ponteira da tabela ao anotar 1min34s860 faltando pouco mais de um minuto para o final. Danilo Dirani vinha na sequência, com Enzo Elias, Piquet e Felipe Fraga surgindo na sequência.

Com volta voadora, Guerrieri anotou o tempo de 1min35s606, saltando para o primeiro posto e, junto com Felipe Baptista, assumindo a posição de honra do grid provisória. Hellmeister e Di Grassi fechavam o top-3.
 

GRANDE PRÊMIO traz cobertura in loco completa da última etapa da Porsche Endurance Series com a repórter Nathalia De Vivo e o fotógrafo Cauê Moalli. Acompanhe tudo aqui.

#GALERIA(9984)

Paddockast # 44
RETROSPECTIVA 2019: MUITO QUE BEM, MUITO QUE MAL

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.