Visconde anota melhor tempo no final e conquista pole-position da Porsche GT3 Cup no Velo Città

A Porsche GT3 Cup teve uma classificação bastante agitada neste sábado (15). Com a ponta da tabela mudando constantemente, Marcel Visconde anotou o tempo de 1min30s161 no final para conquistar a pole-position da classe 4.0. Na classe 3.8, é Nelson Monteiro quem larga da ponta

A Porsche GT3 Cup teve uma classificação bastante movimentada no Velo Città. Neste sábado (15), Marcel Visconde anotou o tempo de 1min30s161 para conquistar a pole-position para a corrida de mais tarde.
 
Desde o início da sessão da classe 4.0, as coisas foram mudando constantemente no circuito de Mogi Guaçu. Com diversos nomes passando pela ponta da tabela, a posição de honra do grid ficou incerta até os instantes finais.
 
Entretanto, Marcel tratou de se colocar como o mais rápido e sai do primeiro posto. Quem larga ao seu lado é Adalberto Baptista, com Tom Filho e Rodrigo Mello fechando a segunda fila da GT3 Cup 4.0.
 
Na classe 3.8, a movimentação também foi intensa. Quem conseguiu a pole-position foi Nelson Monteiro com Marco Billi, Carlos Renaux, Chico Horta e Paulo Totaro encerrando o top-5 da classificação.
Marcel Visconde (Foto: Reprodução)
Confira como foi a classificação da Porsche GT3 Cup:
 
Quando a GT3 Cup estava se preparando para ir para a pista, as condições estavam diferentes de qualquer outra sessão. Apesar de não ter chuva, o tempo estava frio, com o termômetro indicando 18ºC e o asfalto em 17ºC. O vento soprava a 9 km/h e a umidade do ar estava em 82%, indicando possibilidade de chuva.
 
A primeira classe que foi para o traçado foi a 3.8, e assim que os 15 minutos começaram a rodar no cronômetro, aos poucos os pilotos deixaram as garagens para suas voltas de instalação.
 
O primeiro nome que se estabeleceu na primeira colocação da tabela foi Nelson Monteiro, com 1min35s608. Quem vinha na segunda colocação foi Alexandre Auler, seguido por Chico Horta, Carlos Renaux e Paulo Totaro.
 
Não demorou muito para que os tempos começassem a despencar no Velo Città. Chico Horta passou a liderar a tomada de tempos com 1min35s010, mas o #87 não estava satisfeito em não ficar com a pole, logo baixando a marca para 1min33s738, 0s644 mais veloz que Totaro, o segundo.
 
Marco Billi, com sete minutos para o final, pulou para a ponta com 1min33s285. Mas Monteiro estava em uma manhã inspirada e no giro seguinte anotou 1min32s642 para, mais uma vez, ficar com a pole provisória.
 
Com menos de sete minutos para a bandeira quadriculada, a ordem era Nelson, Renaux, Marco Billi, Horta, Totaro, Auler, André Daidzinski, Sun Moodley e Sang Ho Kim.
 
Perto do fim, Billi acabou sofrendo um golpe de má sorte em sua volta rápida. Na segunda colocação da tabela, com um tempo 0s396 inferior ao do ponteiro, acabou escapando do traçado e acertando o guard-rail.
 
Mais nada mudou após o final da sessão. Nelson Monteiro conquistou a pole-position na classe 3.8. Quem sai ao seu lado é Billi, com Renaux, Horta e Totaro encerrando o top-5 da classificação.
 
Pouco depois do encerramento da primeira classificação, os pilotos da classe 4.0 aceleraram no Velo Città, que via o tempo fechar cada vez mais.
 
Com os primeiros giros estabelecidos no autódromo em Mogi Guaçu, Maurizio Billi foi quem se colocou na primeira colocação da tabela com 1min33s266. Entretanto, o piloto logo foi superado por Rouman Ziemkiewicz, que baixou o tempo a ser batido para 1min31s401.
 
Com menos de dez minutos para o encerramento das atividades, a ordem era Marcel Visconde, com 1min31s249, seguido por Rouman, Carlos Ambrósio, Rodolfo Toni e Tom Filho completando o top-5.
 
Sylvio de Barros logo tratou de dar uma volta voadora com cinco minutos para o fim da classificação. Com a marca de 1min30s625 na sua quinta volta, o piloto tinha a pole provisória com uma vantagem de 0s176.
 
As coisas seguiam mudando com menos de dois minutos para o final. Quem sustentava a primeira colocação era Adalberto Baptista, seguido por Rodrigo Mello, Marcel Visconde, De Barros e Toni.
 
No final, quem ficou com a pole-position foi Marcel Visconde, com Baptista saindo na segunda colocação. Tom Filho, Rodrigo Mello, Sylvio de Barros e Rodolfo Toni encerrando o top-6.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.