5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Os vencedores da Fórmula E 2024 após rodada dupla em Misano
Porsche

Elias vence corrida 1 em Interlagos e Paludo fica perto do título da Porsche Carrera Cup

Em uma sexta-feira marcada por chuva e intervenções do safety-car, Miguel Paludo praticamente assegurou o título da Porsche Carrera Cup depois de enfrentar sufoco em Interlagos. Enzo Elias venceu na classe principal, enquanto Christian Mohr triunfou na GT3 Cup

Miguel Paludo colocou as duas mãos na taça (Foto: Luca Bassani)

Miguel Paludo colocou as duas mãos na taça (Foto: Luca Bassani)

 

O fim de semana que marca a etapa decisiva da Porsche Cup em Interlagos começou na beira do caos. Isso porque a sexta-feira (13) das primeiras corridas da rodada tripla teve de tudo: chuva, pista seca, intervenções do safety-car e provas imprevisíveis. No molhado, Enzo Elias venceu a corrida 1 da Porsche Carrera Cup, mas quem sorriu ainda mais foi Miguel Paludo, que superou um drama na largada, caiu para último, reagiu e praticamente garantiu o título. Na classe GT3 Cup, Christian Mohr venceu pela primeira vez na categoria, enquanto Nelson Marcondes confirmou a conquista da taça da GT3 Sport.

Paludo, pouco antes da corrida, marcou a pole-position da corrida 1. A largada, por conta da chuva, foi dada com o safety-car, mas o piloto enfrentou problemas no carro e ficou parado no grid, caindo para a última posição.

Quando a bandeira verde foi acionada, Elias assumiu a liderança e superou Alceu Feldmann, que caiu para segundo. Pouco depois, Werner Neugebauer, um dos pilotos que estava entre os candidatos ao título, recolheu aos boxes com problemas e abandonou a disputa.

Enzo Elias cruza linha de chegada na frente e vence na Porsche Carrera Cup em Interlagos (Foto: Luca Bassani)

Elias confirmou a vitória e cruzou a linha de chegada com 5s241 de vantagem para Alceu Feldmann, com Marçal Müller terminando a prova em terceiro. Pedrinho Aguiar foi o quarto, enquanto Lico Kaesemodel completou o top-5 no pódio.

“Foi um dia muito complexo desde a hora do classificatório porque chovia e parava, então os classificatórios foram bem difíceis, e conseguimos conquistar duas posições boas para largar. A gente viu que tinha bastante ritmo para corrida, então colocamos em prática o que a gente viu no classificatório. Abrimos uma distância segura e administramos a partir daí. Então, estou muito contente, conseguimos aplicar perfeitamente tudo o que planejamos”, disse o vencedor.

Miguel Paludo, depois de todo o drama em Interlagos, conseguiu terminar em oitavo e agora soma 187 pontos, contra 147 de Kaesemodel e 136 de Werner, com Enzo Elias em quarto, com 132, e Pedro Boesel, empatado com Aguiar e Marçal Müller, com 131.

Miguel Paludo teve problemas na largada atrás do safety-car (Foto: Luca Bassani)

“Tive um problema com a bomba de combustível no começo da prova e infelizmente passou o grid inteiro e tive de largar em último”, disse Miguel. “Aí, nessas condições, toda aquela vantagem pela pole conquistada foi perdida. Procurei recuperar o possível, as adversidades surgiram e fizemos o melhor trabalho possível. Chegamos em oitavo. Agora é focar nas duas corridas de amanhã, fechar logo esse campeonato em alta e pensar também nos pontos para o overall, já que o acidente na última corrida de Endurance em Goiânia nos tirou muitos pontos”, explicou Paludo.

Com os resultados desta sexta-feira, Paludo sequer precisa largar para conquistar o título da Porsche Carrera Cup. A única possibilidade de o piloto perder o título é receber bandeira preta nas duas corridas deste sábado, o que mudaria os resultados passíveis de descartes no campeonato.

Renan Pizii, em décimo na classificação geral, foi o vencedor na classe Porsche Carrera Cup Sport, seguido por Rouman Ziemkiewicz e Eduardo Azevedo. Maurizio Billi foi o quarto e Rodrigo Mello completou o pódio com os cinco primeiros.

Christian Mohr passa Nelson Marcondes e brilha na GT3 Cup (Foto: Luca Bassani)

Na GT3 Cup, a largada também foi dada com safety-car, com Chico Horta na frente, seguido por Nelson Marcondes, Christian Mohr, Lucas Salles e Nelson Monteiro. Dentre eles, Mohr tornou-se o grande destaque no molhado ao fazer as ultrapassagens sobre Marcondes, no S do Senna, e pouco depois, na saída do Laranjinha, o piloto fez a ultrapassagem sobre Horta para alcançar a primeira posição.

Urubatan Jr. terminou na segunda posição, com Nelson Marcondes em terceiro. Com o resultado, Marcondes confirmou a conquista do título na classe GT3 Sport. Nelson Monteiro foi o quarto, com Salles em quinto e Chico Horta em sexto. Zeca Feffer foi o sétimo, seguido por Paulo Totaro, Bruno Campos e André Gaidzinski fechando o top-10.