Salas e Lara aproveitam paradas e vencem 1ª etapa da Porsche Endurance em Interlagos

Guilherme Salas e Francisco Lara foram os primeiros vencedores da Porsche Endurance Series em 2021 e levaram a etapa inaugural de Interlagos

Pedro Henrique Marum refletiu sobre o 2021 de Daniel Ricciardo no GP às 10

Interlagos foi palco da primeira etapa da temporada 2021 da Porsche Endurance Series. Na manhã deste sábado (14), 72 pilotos fizeram parte do grid para a corrida de 300 km de extensão. Uma jornada que contou com muitos nomes de peso, como Rubens Barrichello, Cacá Bueno, Thiago Camilo, Pietro Fittipaldi e Tony Kanaan, este ao lado do ator e agora também piloto Caio Castro. Renan Pizii e Danilo Dirani levaram a pole na última sexta-feira, mas o triunfo, já no começo da tarde no lendário circuito paulistano, ficou mesmo com Guilherme Salas e Fran Lara na classificação geral e também na classe Sport.

Salas protagonizou grande largada e assumiu a ponta logo no início, antes de o safety-car aparecer por conta de falhas no carro #555, compartilhado pelo egípcio Ayman Darwich e o brasileiro Nicolas Costa. Quando a prova foi reiniciada na volta 4, começava ali uma edição repleta de ultrapassagens, mudança de clima, alternância de posições e muita estratégia nos pit-stops. E foi justamente a estratégia a carta na manga da dupla vencedora: Salas apertou o ritmo depois da última parada do Porsche #3 e foi o primeiro do grid a visualizar a bandeira quadriculada.

Guilherme Salas foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada em Interlagos (Foto: Luca Bassani)

“Foi um fim de semana em que não erramos nada, nada. Desde ontem no treino e hoje na prova, o trabalho foi impecável. Agora é comemorar”, afirmou Salas após à corrida, em entrevista à TV Bandeirantes. “Espetacular. Não poderia estar mais feliz. Guilherme foi excepcional, perfeito desde a classificação. Fez uma largada incrível e está de parabéns. Grande prova para nosso time”, acrescentou Lara.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Fecharam o top-5 a dupla Enzo Elias e Jeff Giassi, a mais jovem do grid, que ficou na segunda posição da classificação geral, com a vitória da classe 4.0 Trophy e o segundo lugar na Sport. Destaque para Giassi, que é piloto de automobilismo virtual, mas mostrou enorme desenvoltura em uma prova de longa duração.

Depois deles vieram os experientes Fabio Carbone e Werner Neugebauer em terceiro, seguidos por Gabriel Casagrande e Rouman Ziemkiewicz, enquanto os poles Renan Pizii e Danilo Dirani completaram o top-5 e o pódio da corrida.

Já pela GT3 Cup 3.8, Rafael Suzuki e Lucas Salles dominaram a classe nesta primeira etapa: a bordo do #19, a dupla garantiu a primeira vitória na temporada Endurance da Porsche Cup. Allan Hellmeister e Nelson Monteiro, Beto Gresse e Lucas Pires, Tony Kanaan e Caio Castro e Vitor Baptista e Carlos Renaux também subiram ao pódio. Em sexto na classificação geral da GT3 ficou o Porsche #45 de Paulo Totaro e Marcio Mauro, vencedores também na divisão Trophy.

Largada da primeira etapa da Porsche Endurance Series em 2021, em Interlagos (Foto: Luca Bassani)

“Muito feliz. Um ótimo trabalho. Rafael [Suzuki], como sempre, muito rápido. Encaixou tudo, então estou muito feliz, muito contente”, disse Salles à Band. “Uma corrida que tivemos pouquíssimos erros, encaixou tudo. O Lucas [Salles] abriu logo de cara. Diria que foi um fim de semana perfeito. Começar o campeonato em primeiro é sempre especial”, acrescentou Suzuki, que compete regularmente na Stock Car.

A Porsche Endurance Series retorna às pistas nos dias 11 e 12 de setembro, em Curitiba, para a segunda etapa da temporada 2021.

RODA MURCHA! FLAVIO GOMES ELEGE AS DECEPÇÕES DA PRIMEIRA PARTE DA F1 2021 | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.